A seguir estão algumas dicas que você pode seguir sem a necessidade de uma consulta médica ou receita médica. Continue lendo para descobrir como recuperar sua menstruação se você parou de usar anticoncepcionais e eles causaram amenorréia ou síndrome da pílula pós-contraceptiva (falta de período menstrual).

5 dicas para recuperar sua menstruação após o uso de anticoncepcionais

O uso de anticoncepcionais fez com que você perdesse a menstruação? Recupere-se naturalmente com estas dicas que você pode começar a fazer sem precisar ir ao médico ou comprar remédios.

1. Otimizando seu estado nutricional

A nutrição deve sempre ser o foco número um em qualquer um de seus planos de melhoria da saúde. A menstruação costuma ser um sinal de deficiências nutricionais subjacentes. Mesmo se você estiver comendo alimentos integrais, dieta Paleo, há muitos nutrientes que podem ser inadequados se você não estiver fazendo um esforço concentrado para incluir alimentos e / ou suplementos específicos.

Há evidências acumuladas ao longo dos anos de que certos nutrientes eles podem esgotar-se enquanto a mulher está tomando um anticoncepcional oral. Embora existam provavelmente dezenas de nutrientes que são importantes para restaurar a fertilidade e o ciclo mensal, existem alguns em particular que são extremamente eficazes para ajudar a restaurar o ciclo menstrual.

Zinco

O zinco é um nutriente É fundamental considerar isso, e muitos nutricionistas recomendam aumentar a ingestão de zinco para mulheres que lutam com perda de menstruação após o uso da pílula . Há evidências que mostram que mulheres que tomam anticoncepcionais orais têm níveis plasmáticos de zinco mais baixos, portanto, podem ter uma necessidade maior desse importante mineral de fertilidade.

Às vezes, pode ser difícil substituir o zinco sem suplementação terapêutica de curto prazo, mesmo no contexto de uma dieta alimentar integral. Se você deseja comer muitos frutos do mar (por exemplo, ostras e mariscos), carne vermelha, sementes de abóbora e aves, pode evitar a suplementação de zinco neste caso.

Geralmente é recomenda 15 a 30 mg de zinco por dia para alguém com síndrome da pílula pós-contraceptiva. (Se você tomar um suplemento, certifique-se de tomá-lo com uma refeição, caso contrário, você pode ter náuseas súbitas e graves.)

Magnésio para recuperar a menstruação

O magnésio é outro mineral benéfico para mulheres com pós-síndrome. controle de natalidade . É especialmente importante para mulheres que estão tomando anticoncepcionais (ou que param a anticoncepção) suplementar com magnésio.

É difícil obter magnésio suficiente em nossas dietas modernas, e algumas evidências mostram que os níveis séricos de magnésio diminuem com o uso de anticoncepcionais. oral.

Se você tiver um histórico de uso de anticoncepcionais, é recomendado usar uma forma quelatada de magnésio e tomar 200-400 mg por dia para suplementar o que você obtém dos alimentos.

Vitamina B6

Finalmente , a vitamina B6 é outro nutriente que não é frequentemente discutido, mas pode ser muito útil para restaurar a função menstrual em mulheres com síndrome pós-contraceptiva.

Um estudo de 2011 (1) descobriu que aqueles que usavam contraceptivos orais tinham concentrações plasmáticas de vitamina B6 mais baixas e um tipo de amenorréia causada por altos níveis de prolactina poderia ser tratado com suplementos de B6, sugerindo que os suplementos de B6 podem ser benéficos na síndrome da pílula pós-contraceptiva.

A vitamina B6 é encontrada em uma variedade de alimentos e geralmente é segura para tomar como suplemento em doses menores que 100 mg por dia. [19659007] Outros nutrientes

Um nutriente que tende a ser bastante baixo em muitas das dietas de mulheres jovens é a vitamina A. Você pode obter bastante vitamina A comendo de 120 a 250 gramas de fígado de carneiro ou bovino por semana . Outro nutriente importante é a vitamina D, que geralmente vem da exposição adequada ao sol, mas pode ser útil como um suplemento para pessoas com níveis sanguíneos abaixo de 30 ng / ml.

Existem muitos nutrientes que podem ser adversamente afetados pelas queimaduras solares. uso de contracepção a longo prazo e as necessidades de cada pessoa são únicas.

Se você está lutando contra a síndrome pós-anticoncepcional e não tem certeza se sua nutrição foi otimizada para sua recuperação, Trabalhe com um nutricionista experiente que possa ajudá-lo a avaliar sua dieta quanto a lacunas potenciais de nutrientes.

2. Otimize seus ritmos circadianos

Em nosso mundo moderno de televisão tarde da noite, apego a nossos telefones celulares, luz artificial 24 horas e horas inadequadas de sono, nossos ritmos circadianos foram atingidos fortemente.

Ritmos circadianos são mudanças físicas ciclos comportamentais, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de aproximadamente 24 horas, respondendo principalmente à luz e escuridão no ambiente de um organismo.

Mulheres que voam em vários fusos horários experimentam a interrupção do ritmo circadiano como " jet lag ”, mas mudanças ainda menos dramáticas em seus ritmos circadianos podem causar graves problemas de saúde, como infertilidade e amenorréia.

Seus ritmos circadianos afetam todas as secreções de hormônios endócrinos, incluindo melatonina, cortisol, hormônio estimulador da tireoide , hormônio do crescimento, prolactina, hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), ins ulin, leptina e mais (2).

Embora não saibamos como todos esses hormônios podem contribuir para a menstruação saudável, sabemos que a prolactina, FSH e LH são os principais hormônios que regulam o ciclo menstrual junto com o estrogênio e progesterona.

Portanto, não é exagero presumir que, se esses hormônios não forem liberados no momento adequado, o sistema reprodutivo não receberá os sinais adequados necessários para regular o ciclo menstrual.

Interrupção do ritmo circadiano poderia influenciar a saúde hormonal das mulheres

E algumas pesquisas mostram que a interrupção do ritmo circadiano pelo jet lag e o trabalho por turnos podem causar estragos na função reprodutiva das mulheres. (3)

Existem dezenas de fatores que afetam os ritmos circadianos. Os dois mais importantes: exposição à luz e sono. A exposição adequada à luz inclui a obtenção de luz solar adequada durante o dia e a remoção adequada da luz forte à noite.

A maior influência é a luz que atinge seus olhos, portanto, é altamente recomendável que você o faça um esforço para sair, ou pelo menos sentar-se à janela, durante a maior parte do dia. Por outro lado, você também deve se certificar de não ficar exposto à luz azul após o pôr do sol.

Existem maneiras de resolver esse problema, mesmo que você não possa sair durante o dia ou desligar todas as luzes quando o sol se põe. . A primeira é obter uma lâmpada de terapia de luz que pode ajudar a fornecer o espectro correto de luz do dia durante o dia, que você pode instalar em sua mesa de trabalho.

A segunda é para bloquear a luz azul à noite. Você também pode usar lâmpadas laranja como opção de iluminação noturna.

E, claro, nem é preciso dizer que você deve priorizar o sono, indo para a cama cedo o suficiente para dormir 8 horas completas todas as noites.

3. Obtenha carboidratos e calorias suficientes para seus níveis de atividade.

Esta é uma das recomendações mais difíceis, pois as pessoas com síndrome pós-concepção muitas vezes estão tentando perder peso também. E, na maioria das vezes, sua tentativa de perder peso inclui a redução da ingestão de alimentos e carboidratos.

Embora essa estratégia possa ajudar na perda de peso a curto prazo, limitar sua saúde hormonal definitivamente não conduz à limitação ingestão alimentar significativamente desta forma.

Comer poucos carboidratos e treinar muito causa perda de menstruação

É um fenômeno bem conhecido no mundo médico, chamado de Tríade da Atleta Feminina, em que, mulheres que elas comem pouco e treinam muito, perdem sua função menstrual e estão até mesmo em risco de osteoporose.

As mulheres que mudam para uma dieta pobre em carboidratos estão presas em uma abordagem excessivamente restritiva e pobre em carboidratos. carboidratos que não suportam a função endócrina saudável por meio de vários efeitos no eixo HPA e na conversão do hormônio tireoidiano.

Mulheres que sofrem da síndrome po pílula anticoncepcional st-birth também deve ser cauteloso sobre o quão restritiva sua dieta é e certificar-se de que eles estão recebendo calorias e carboidratos suficientes para manter seus níveis de atividade. recomenda pelo menos 30-40% das calorias de carboidratos para mulheres que não menstruam e uma faixa calórica apropriada para seu tamanho corporal e níveis de atividade. Tentar perder peso rapidamente enquanto lida com amenorréia raramente é uma boa combinação.

E o outro lado desse problema é evitar o supertreinamento. Essa combinação de supertreinamento e subnutrição é conhecida como a tríade da atleta feminina e é bem conhecida como a causa da amenorréia.

O supertreinamento significa coisas diferentes para pessoas diferentes; o que pode ser um programa de treinamento normal para um atleta de elite pode causar exaustão e distúrbios hormonais em um não atleta. Se você está lidando com amenorréia, deve considerar seriamente seu regime de treinamento e certificar-se de não exagerar.

4. Controle o estresse para recuperar a menstruação

O estresse é geralmente inevitável em nossa vida moderna, mas isso não significa que você tenha que deixá-lo interromper sua vida e desfazer sua regulação hormonal.

O estresse crônico causa desregulação do eixo hipotálamo -pituitária-adrenal (HPA), também conhecida como fadiga adrenal. Infelizmente, o hipotálamo e a glândula pituitária também são reguladores importantes do ciclo menstrual.

Portanto, o estresse crônico pode facilmente causar atividade irregular do ciclo menstrual e pode até levar a uma condição conhecida como amenorreia hipotalâmica. Isso é muito semelhante ao que acontece no caso da Tríade de Atletas Femininas e geralmente é causado por estresse físico e / ou emocional crônico, infelizmente comum entre mulheres jovens.

Para aquelas mulheres que tentando superar a síndrome da pílula pós-contraceptiva (ou qualquer tipo de amenorréia), controlar o estresse é muito importante. Isso inclui a recomendação acima a respeito de comer o suficiente e evitar o excesso de treinamento, mas também aborda o gerenciamento do estresse diário do trabalho, relacionamentos, problemas financeiros e muito mais.

5. Aumente sua capacidade de desintoxicação

Ter uma forte capacidade de desintoxicar é crucial para a recuperação da síndrome pós-controle de natalidade, pois um dos principais problemas com em tomar anticoncepcionais orais por um longo período é o acúmulo hormonal.

Seu corpo armazena hormônios como o estrogênio nas células de gordura e esses hormônios armazenados podem permanecer por meses ou anos após você parar de tomar a pílula.

Seu fígado é responsável pela eliminação desses hormônios por meio do bile, e se você não estiver desintoxicando bem o suficiente, seu fígado será ineficaz na eliminação desse excesso de hormônios.

Há muitas maneiras de aumentar a capacidade de desintoxicação. Convidamos você a ler nosso artigo Smoothie para desintoxicar o excesso de estrogênio no fígado

E você pode não saber, mas sua flora intestinal pode até ajudá-lo a desintoxicar o excesso de hormônios. Portanto, tomar um probiótico de alta qualidade e comer alimentos fermentados, especialmente vegetais crucíferos fermentados, como chucrute, é uma parte importante de recuperar a menstruação após usar pílulas anticoncepcionais.

O que fazer se você ainda não se recuperou sua menstruação

Às vezes, tudo isso não é suficiente para retornar à normalidade hormonal, especialmente se você toma anticoncepcionais há muitos anos ou se começou a usar anticoncepcionais como método para tratar de problemas hormonais em primeiro lugar.

Nesse caso, você pode precisar fazer alguns testes adicionais para identificar quaisquer problemas que possam estar causando a amenorréia. A SOP (síndrome do ovário policístico) é uma condição muito comum que pode alterar significativamente sua função hormonal, portanto, você deve discutir essa possibilidade com seu endocrinologista.

E, é claro, trabalhar com um nutricionista experiente pode ajudá-lo a identificar os sintomas. Partes do seu plano de recuperação estão faltando para garantir que você está fazendo tudo o que pode para recuperar a saúde hormonal e a função menstrual.

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