A nicotina é a substância ativa da planta do tabaco e outras do gênero Nicotiana sp. Pertence à família dos alcalóides e possui alto poder aditivo, uma vez que atinge o cérebro em 10 segundos . Entra no corpo através do consumo de produtos que são ou sem fumaça. Dependendo da quantidade de nicotina consumida, seus efeitos podem ser estimulantes ou bloqueadores. A dependência ocorre porque o consumidor precisa manter níveis constantes de nicotina no sangue; À medida que diminui, surge o desejo de consumi-lo novamente. a dependência da nicotina se manifesta de três maneiras: física, mental e social. Você quer se livrar do seu vício em nicotina? Siga estas dicas.

Por que você deveria parar de fumar?

É difícil parar de fumar. A maioria dos tratamentos para o vício em nicotina se concentra em parar de fumar, uma vez que fumar é a maneira mais eficiente de consumir essa substância. O tabaco é a principal causa evitável de morte na Europa e é por isso que as campanhas para parar de fumar e as restrições ao fumo são tão intensas.

Além disso, o tabagismo está se tornando mais freqüente em crianças e jovens, que começam muito cedo. Se os adultos deixarem de fumar, fornecerão um exemplo melhor para as novas gerações.

Dicas para combater a dependência da nicotina

Se a sua dependência da nicotina for mais forte que a proibição de fumar em quase qualquer lugar e com imagens assustadoras na embalagem de cigarros, siga estas dicas:

  1. Escolha uma data para sair. O que você pensa sobre 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco ? Imagine o ar limpo em sua casa ou a sua pele, roupas e cabelos sem cheiro de cigarro.
  2. Não tenha medo de ganhar peso ao sair. Na maioria dos casos, o aumento é de dois a três quilos que podem ser reduzidos rapidamente. De qualquer forma, os benefícios à saúde serão muito maiores do que um simples aumento no peso corporal.
  3. Prepare novas rotinas . A idéia de deixar a nicotina causa ansiedade. Prepare novas rotinas para colocar em prática a partir do dia marcado: faça uma caminhada, adote uma dieta saudável, inicie um novo "hobby", como tricô, pintura ou escrita.
  4. Não substitua um vício por outro. Cigarros com "baixa nicotina" ou dispositivos vaping não apenas não ajudam a banir a dependência de nicotina, mas podem ser ainda mais perigosos.
  5. Imagine desfrutar de sua boa saúde. Os efeitos benéficos de abandonar a dependência da nicotina são notados quase imediatamente. Seu olfato e paladar melhoram, a capacidade pulmonar aumenta e o contato com os entes queridos é fortalecido.

Você achou essas dicas úteis? Conte-nos sobre a sua experiência!

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