Todos os dias há situações sociais que nos deixam nervosos ou desconfortáveis, e a maioria das pessoas supera esses momentos. Mas em outros casos, o estresse é excessivo e a situação se torna incontrolável. O problema se torna um distúrbio mental quando o medo de situações sociais é tão avassalador que interfere na vida cotidiana . É fobia social ou ansiedade social, mais comum do que se pensa.

Sintomas de fobia ou ansiedade social

Muitos sintomas da fobia social são semelhantes à timidez . Mas o que caracteriza um transtorno mental é o medo irracional, a destruição da autoconfiança e a interferência nas atividades cotidianas.

Os sintomas mais comuns da ansiedade social são:

  • Evite relações sociais.
  • Blush , suando, medo de parecer incompetente, sentindo-se vigiado e julgado o tempo todo. Desconforto, sudorese e palpitações em situações sociais.
  • Baixa auto-estima, medo de críticas.
  • Ataques de pânico.

Auto-ajuda para superar a fobia social

  • ] Consulte um especialista. Se você tiver algum destes sintomas ou acha que suas reações em situações sociais são excessivas, nosso primeiro conselho é consultar o seu médico. Pedir ajuda é difícil, mas a ansiedade social é o segundo transtorno de ansiedade mais diagnosticado … para que seu médico não se surpreenda!

  • Mantenha um diário de ansiedade. Por uma semana ou duas, acompanhe onde, quando e como você se sentiu ansioso e o que estava passando naquele momento. Anote brevemente os pensamentos, sintomas físicos e comportamentos que você adotou. Isso permitirá que você tenha uma visão mais clara do seu problema, comece a resolvê-lo e rompa o ciclo de ansiedade.

Isole-se do negativo

  • Reduza os pensamentos negativos. Faça uma lista dos seus pensamentos negativos e das imagens que você criar em sua mente. Isso o ajudará a descobrir os estilos de pensamento inúteis causados ​​pela sua ansiedade (adivinhação, telepatia, catastrofismo, personalização, enfocando as coisas ruins). Tente escrever um pensamento equilibrado ao lado de cada pensamento negativo.
  • Pare de se concentrar em si mesmo. Pessoas com ansiedade social são muito focadas em si mesmas, acreditam que são o foco da recusa dos outros e o foco da crítica. Siga estas estratégias: preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor, observe outras pessoas, reconheça que seus "sintomas de ansiedade" não são tão notáveis ​​quanto você pensa.
  • Tente reduzir os sintomas físicos. Os sintomas de ansiedade podem ser prevenidos e mitigados com técnicas como respiração controlada, relaxamento muscular, respiração consciente e distração. Aprenda essas técnicas, pratique-as diariamente, comece a usá-las em situações cotidianas e gradualmente em situações difíceis de ansiedade social.

Você achou nosso conselho útil? Conte-nos a sua experiência!

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