O conceito de "dieta da moda" não sugere nada de bom, pois uma dieta saudável só pode ser aquela que pode ser mantida indefinidamente. É o caso das dietas tradicionais, como a mediterrânea, asiática ou nórdica. Dietas vegetarianas ou veganas bem elaboradas também são modelos saudáveis.

Artigos sobre "dietas da moda" podem ser encontrados na mídia que reúnem diferentes propostas mais ou menos razoáveis. Algumas são dietas terapêuticas indicadas para desequilíbrios específicos. Vamos revisar os mais mencionados.

1. Dieta sem glúten

Certamente está na moda, embora pareça que o entusiasmo pela eliminação do trigo e de outros cereais contendo glúten da dieta esteja diminuindo.

Em princípio, a dieta sem glúten é indicada apenas para pessoas que receberam um diagnóstico médico de doença celíaca, um distúrbio que não permite a digestão do glúten e causa uma reação autoimune.

Algumas pessoas que não receberam um diagnóstico de doença celíaca têm uma sensibilidade mais ou menos acentuada ao glúten e podem se beneficiam da redução ou eliminação desse componente da dieta, temporária ou permanentemente.

Alguns nutricionistas e nutricionistas deduzem que o glúten tem um efeito inflamatório em todas as pessoas e, por esse motivo, recomendam evitá-lo, mas não está comprovado. [19659002] A recomendação de não consumir glúten para emagrecer não se justifica pelo próprio glúten, mas quem abre mão do pão de trigo e das massas (biscoitos, pastéis, doces …) pode acabam consumindo menos calorias, o que os ajuda a perder peso.

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2. Dieta para perder peso com batidos

Batidos substitutos de refeição – como os comercializados pelas marcas Pronokal ou Bicentury – podem ajudar a reduzir o peso porque ajudam a reduzir o consumo total de calorias.

No entanto, são produtos ultraprocessados. Eles podem conter um bom número de adoçantes e outros aditivos. Ou seja, o oposto dos alimentos naturais e integrais nos quais se deve basear uma boa dieta.

Embora os batidos possam ajudar a perder peso no âmbito de uma dieta controlada por um especialista, não é um tipo de alimentos que podem ser mantidos ao longo do tempo. Parando os shakes e retornando à dieta normal, você ganha peso novamente.

3. Dieta cetogênica ou ceto

Na dieta cetogênica as calorias são obtidas principalmente de gorduras e proteínas, enquanto os carboidratos, que são a principal fonte de energia na dieta da maioria das pessoas, fornecem apenas uma pequena quantidade (menos de 5 por cento).

Este tipo de dieta causa uma grande mudança metabólica, porque o corpo deve se adaptar a uma nova fonte principal de energia. Essa mudança implica que o corpo se acostuma a queimar gordura e se as calorias não forem consumidas em excesso, ele acaba perdendo peso.

Mas a dieta cetogênica pode levar ao consumo excessivo de gordura saturada e proteínas, que podem ter um efeito inflamatório no corpo, além de promover problemas renais, hepáticos e cardiovasculares.

A dieta cetogênica pode ser usada temporariamente sob a supervisão de um médico para o tratamento complementar de algumas doenças .

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4. Jejum intermitente

Uma dieta que inclui jejum intermitente pode ajudar o corpo a ativar seus mecanismos para converter gordura em energia (o que pode reduzir a quantidade de tecido adiposo), para eliminar toxinas e regenerar o corpo e prevenir doenças por autofagia.

Existem várias maneiras de realizar o jejum intermitente:

  • Jejum noturno de mais de 14 horas. Se você jantar cedo e permitir que um mínimo de 14 horas se passem até o café da manhã (por exemplo, jantar às 19:00 e tomar café da manhã às 9:00 da manhã seguinte), ocorre cetose (obtendo energia da gordura). O jejum pode ser estendido até 16 ou 18 horas.
  • Sistema 5: 2, em que durante cinco dias por semana você se alimenta normalmente (de forma saudável e equilibrada) e por dois dias consome no máximo 500 calorias. De acordo com especialistas como o Dr. Valter Longo, essa dieta produz os mesmos benefícios do jejum.
  • Jejum de 24 horas. Por um ou dois dias por semana, não coma alimentos sólidos ou açúcares.

Se você faz algum tipo de jejum intermitente regularmente é conveniente submeter-se ao controle de um especialista que avalia a evolução da diferentes variáveis ​​metabólicas (colesterol, triglicérides, glicose, etc.)

Não é recomendado para jovens, mulheres grávidas ou pessoas com sensibilidade a mudanças nos níveis de açúcar.

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5. Dieta paleolítica

A dieta paleolítica visa imitar o tipo de dieta que os humanos seguiam antes da invenção da agricultura, à qual é atribuído o excesso de cereais e outros produtos na dieta.

, você come o que você pode caçar, pescar ou colher (frutas, nozes e sementes, vegetais e raízes).

No caso da alimentação onívora, é verdade que eu poderia seguir este tipo de dieta e obter todos os nutrientes essenciais, mas também seria muito fácil cair em um excesso de proteínas.

Para um vegetariano ou vegano, é muito difícil obter as proteínas necessárias sem recorrer a legumes e cereais.

Em relação à perda de peso, provavelmente a dieta paleo favorece a redução porque reduz os carboidratos de forma radical. O problema é, como dissemos, se essa dieta pode ser mantida ao longo do tempo sem cair em excessos.

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Como é uma dieta saudável para perder peso?

  • Deve fornecer menos calorias do que a dieta que levou ao ganho de peso.
  • Deve fornecer todos os nutrientes essenciais com alimentos naturais inteiros, como legumes, integrais grãos, vegetais, frutas, nozes e sementes.
  • Não deve conter produtos ultraprocessados ​​ou com adição de açúcares.
  • Deve ser acompanhado de exercícios físicos, descanso e controle do estresse.

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