Apresentaremos neste artigo cinco dietas que provaram ser tão saudáveis ​​quanto a dieta tradicional do Mediterrâneo . Vamos conhecer suas características e seus benefícios à saúde. Entre eles estão:

  • Dieta nórdica.
  • Paleo.
  • Dieta japonesa.
  • Vegetariana.
  • O prato de Harvard.

Dieta nórdica

Recentemente, WHO [19659009] (Organização Mundial da Saúde) elogiou os benefícios da dieta nórdica como um padrão de alimentação saudável . Seus efeitos positivos se concentram na redução do risco de doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes ou vários problemas cardiovasculares.

Esta dieta baseia-se em alimentos provenientes de países localizados no norte da Europa : Islândia, Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca. A partir de 2004, um grupo de chefs desses países nórdicos se reuniu para desenvolver a chamada Nova Dieta Nórdica.

Seu objetivo é promover o consumo de ingredientes locais, selvagens e frescos para melhorar a saúde. , gastronomia, sustentabilidade e identidade nórdica. E quais são esses alimentos? Basicamente:

  • Legumes folha verde.
  • Frutas e bagas.
  • Cereais integrais (centeio, cevada) e aveia) e leguminosas.
  • Peixe gordo (arenque, cavala ou salmão) várias vezes por semana.
  • Laticínios com pouca gordura .
  • Óleo de colza .

Leia mais: Dieta nórdica: é boa para perda de peso?

Dieta Paleo

É cada vez mais comum ouvir sobre isso. Embora pouco a pouco esteja se tornando popular em nosso país, esta é a dieta tradicional de alguns grupos que vivem na floresta amazônica, na savana africana ou em certas ilhas do Pacífico.

A dieta Paleo, ou Paleolítico, propõe uma maneira de se alimentar de acordo com nossa genética e evolução como espécie . É baseado em comer de maneira semelhante ao que nossos ancestrais caçadores fizeram. Esta dieta inclui:

  • Legumes .
  • Sementes e nozes.
  • Peixe e frutos do mar.
    • ] Carne e vísceras.
    • Ovos .
    • Frutos .

    Por sua vez, são completamente negligenciados glúten e grãos . Os estudos médicos mostraram bons resultados em:

    • Redução do risco coronariano .
    • Redução nos indicadores de inflamação.
    • Maior perda importante de circunferência abdominal .

    Dieta Japonês

    As ilhas Okinawa estão localizadas no sul do Japão. Destacam-se no mapa do mundo não apenas pela beleza de suas paisagens, mas por serem a área do mundo com as pessoas que viveram mais e com um melhor estado de saúde .

    Entre as muitas razões para essa longevidade, destaca-se sua dieta, sem dúvida. Muitos cientistas o estudaram, embora faltem estudos para avaliar os efeitos que podem ter sobre pessoas não japonesas . Esta é, talvez, a maior diferença entre a dieta japonesa e a mediterrânea ou nórdica.

    No menu diário do japonês não há escassez:

    • Vegetais de folhas verdes .
    • Peixes e cefalópodes como lulas ou o polvo, vários dias por semana.
    • Soja e seus derivados, como tofu.
    • Grãos integrais e batatas doces.
    • As algas marinhas kombu .

    Outro aspecto característico da dieta japonesa é que comem em pequenas porções, várias vezes ao dia e com uma grande variedade de ingredientes presente em cada refeição. [19659044] Dieta vegetariana

    A União Vegetariana Internacional define a dieta vegetariana como " uma dieta baseada em alimentos à base de plantas, com ou sem laticínios, ovos e / ou mel ".

    Esse aspecto o torna um padrão alimentar que pode variar um pouco entre veganos, ovo-vegetarianos, vegetarianos de laticínios, etc., mas que se baseia principalmente em alimentos à base de plantas . O resultado é uma contribuição considerável de alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e baixos em colesterol e gorduras saturadas.

    Entre os benefícios desse tipo de dieta podemos ver bons resultados em:

    • Redução do risco de hipertensão.
    • Hipercolesterolemia.
    • Problemas cardíacos. [19659000] the paleo diet ” width=”1000″ height=”667″ />

    Leia mais: Como preparar menus vegetarianos saudáveis ​​

    Método 'The Harvard dish'

    O prato de alimentação saudável é uma ferramenta criada por especialistas em nutrição da Harvard School of Public Health. Ele pretende ser um guia para ajudar a população americana a fazer melhores escolhas em relação à sua dieta .

    Esta é uma ferramenta [visual] muito visual que recomenda encher metade do prato com frutas e legumes uma sala com alguma fonte de proteína e outra com fontes de carboidratos.

    Além disso também se concentra na qualidade da dieta e não apenas nas quantidades . Ele recomenda, por exemplo, comer grãos integrais em vez de farinhas refinadas, beber água em vez de refrigerantes ou bebidas energéticas e não fazer dietas com pouca gordura, mas escolher bons óleos vegetais e nozes.

    O que acontece então com a dieta? Mediterrâneo tradicional?

    Todas as dietas que analisamos provaram ser maneiras saudáveis ​​de comer . Como vimos, todos eles têm pontos em comum com a dieta tradicional do Mediterrâneo:

    • Eles são baseados no consumo de produtos frescos e locais ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos.
    • Também têm boas fontes de proteínas e gorduras saudáveis ​​.
    • Em nenhum caso é recomendado o consumo de alimentos preparados ricos em açúcares e farinhas refinadas, nem grandes quantidades de carne vermelha ou gordura saturada.

    Portanto, podemos concluir que, nos países da bacia do Mediterrâneo, a dieta mediterrânea tradicional é a melhor maneira de comer embora dietas semelhantes sejam perfeitamente válidas em cada local. Deve ser uma dieta bem planejada, adaptada às necessidades de cada um e baseada em alimentos frescos e locais, como azeite de oliva, sardinha, nozes ou grão de bico.

    Nunca devemos esquecer que uma dieta é necessária para que Funciona, sempre deve ser acompanhado por hábitos de vida saudáveis, não os abandone!

    As 5 dietas que competem com a dieta mediterrânea tradicional apareceram primeiro no Better with Health.

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