O impacto positivo da atividade física em nossa saúde vai além do controle de um peso saudável. A sua prática regular ajuda a melhorar o humor, a combater os sintomas de stress e pode até apoiar o tratamento de inúmeros distúrbios psicológicos. Os esportes são especialmente benéficos, pois não se propõem apenas a exercitar o corpo, mas também incorporam novas habilidades e concentração no trabalho. A seguir, selecionamos alguns esportes que são excelentes para auxiliar no controle e prevenção de distúrbios psicológicos .

5 esportes para prevenir distúrbios psicológicos e melhorar sua qualidade de vida

Ioga para ansiedade and stress

Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que não sofra de ansiedade. O ritmo frenético de nossa rotina e a necessidade de conciliar trabalho e vida pessoal podem favorecer o desenvolvimento de diferentes distúrbios psicológicos e manifestações físicas associadas ao estresse.

Por tudo isso, é muito benéfico aprender a reserve um momento de nossos dias para praticar ioga. Além de não exigir muitos elementos e poder ser praticado em qualquer lugar, este esporte te ajudará a melhorar o controle de suas emoções. Você também vai gerar maior consciência sobre seu corpo e otimizar sua capacidade cardiopulmonar, aprendendo a controlar o ritmo de sua respiração.

Boxe para depressão ou problemas de auto-estima

A depressão é outro dos distúrbios psicológicos com números crescentes (e alarmante) entre a população mundial. Para complementar o tratamento médico e psicológico, recomenda-se a prática de esportes e atividades físicas.

O boxe está entre os esportes mais benéficos para os deprimidos pois sua prática promove a liberação de altos níveis de endorfinas. Conhecida como "o hormônio da felicidade", a endorfina, quando liberada, melhora o humor e gera aquela sensação de bem-estar e conforto que nos faz sentir melhor com nós mesmos e com o meio ambiente. Além disso, sua ação analgésica natural ajuda a aliviar a dor.

Esportes de equipe para problemas de comunicação ou socialização

Muitos distúrbios psicológicos levam a uma dificuldade em estabelecer relações sociais e desenvolver habilidades de comunicação . Nestes casos, esportes coletivos são particularmente recomendados, como futebol, vôlei, basquete e muitos outros.

Na prática, os esportes coletivos promovem o trabalho em equipe, a confiança nos outros e em si mesmo. como uma parte importante de um todo. Desta forma, eles encorajam a comunicação como a base de uma equipe que deve trabalhar em conjunto e em harmonia para atingir objetivos comuns.

Natação para problemas de gerenciamento de solidão [19659004] Aqui temos uma situação quase oposta à anterior, ou seja, falamos de distúrbios psicológicos que se caracterizam pela dificuldade de manejar a solidão. Tanto humanos quanto animais de estimação podem desenvolver sintomas de ansiedade quando deixados sozinhos.

Como um esporte amplamente individual, a natação é excelente para pessoas que têm alguma dificuldade em ficar sozinhas ou eles tendem a sobre-afetar. Também é perfeita como atividade de relaxamento e, como tem baixo impacto, pode ser praticada por qualquer pessoa.

Corrida para vencer a insônia

A atividade física é uma das chaves para melhorar a qualidade do sono em qualquer pessoa. . Os esportes que exigem muito trabalho aeróbico, como a corrida, são especialmente indicados para quem sofre de insônia. A corrida o ajudará a controlar a frequência cardíaca e a circulação sanguínea, permitindo que o corpo relaxe e descanse com mais facilidade.

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