O exercício físico é um dos melhores aliados para reduzir a dor nas articulações. Enquanto o repouso pode aliviá-lo momentaneamente, seguir uma rotina de treinamento aumenta a mobilidade e diminui a recorrência desse sintoma.

Esse hábito, que pode ser praticado em qualquer idade, estimula a circulação sanguínea, previne a inflamação e fortalece áreas afetadas para minimizar o estresse. Além disso, ajuda a cuidar das cartilagens e ligamentos para prevenir distúrbios como artrite

.

O melhor de tudo é que reduz a necessidade de usar analgésicos, uma vez que tem um efeito relaxante prolongado. Você sofre com essa condição? Em seguida, queremos rever algumas das suas causas e 5 tipos de exercícios que podem ser usados ​​como terapia.

Causas da dor nas articulações

Dor nas articulações pode afetar diferentes áreas do corpo, como mãos, pés, joelhos ou quadris. A geralmente apresenta uma sensação de rigidez e sensibilidade ao toque . Também pode reduzir a capacidade de movimento e flexibilidade

Sua causa principal é geralmente as mudanças que ocorrem com a idade; no entanto, alguns experimentam quando são jovens, seja devido a trauma, excesso de peso ou muito esforço físico. Outros possíveis gatilhos são:

  • Predisposição genética
  • Malformações
  • Obesidade
  • Intervenções cirúrgicas
  • Artrite e osteoartrite
  • Cristais de ácido úrico (gota)
  • Tendinite e bursite
  • e entorses

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Os melhores exercícios para reduzir a dor nas articulações

Rotinas de exercícios para reduzir a dor nas articulações podem variar em cada pessoa. Se é uma dor comum, qualquer tipo de atividade física pode ser benéfico. No entanto, se houver lesões ou doenças, o treinamento deve ser adaptado a essas condições .

Por isso, é melhor consultar o médico antes de adotar qualquer plano de exercícios para aliviar a dor. Após as avaliações apropriadas, atividades esportivas, como as sugeridas abaixo, podem ser praticadas

. Atividades aquáticas

Tanto a natação quanto a hidroginástica têm muitos benefícios para reduzir a dor nas articulações. Essas modalidades de exercício têm baixo impacto físico e permitem uma amplitude de movimento controlada, lenta e segura.

A resistência proporcionada pela água contribui para a formação dos músculos. Além disso, melhora a circulação sanguínea e diminui a rigidez das pernas, nádegas e parte superior .

2. Taichi

Uma das disciplinas alternativas para exercitar o corpo para fins terapêuticos é o tai chi. Consiste em mudar a posição através de movimentos lentos e controlados que não sobrecarregam nem tensionam as articulações principais

Com sua prática aumenta a absorção do líquido sinovial na cartilagem articular, o que diminui o risco de desgaste prematuro. Também aumenta a flexibilidade eo equilíbrio, duas chaves para evitar possíveis lesões .

3. Yoga

O Yoga tem sido recomendado por muitos anos como uma modalidade de exercício para reduzir a dor nas articulações, especialmente quando é derivado de distúrbios como a artrite. Esta disciplina reúne uma série de posturas que reduzem a rigidez e dificuldades circulatórias .

Por outro lado, é uma ótima opção para combater o excesso de peso e perda de tônus ​​muscular. Isso aumenta a resistência das articulações e promove a mobilidade. Sua vantagem é que cada rotina pode ser adaptada à resistência física de cada um. Não é necessário ser um especialista!

4. Andar a pé

Andar a pé é a maneira mais simples de evitar os efeitos de um estilo de vida sedentário na saúde das articulações. Embora não seja o exercício mais exigente, é uma boa alternativa para para reativar a circulação, melhorar a mobilidade e estimular o uso de líquido sinovial .

Claro, o ideal é fazê-lo em diferentes graus de dificuldade , dependendo da condição física adquirida. Também é importante prestar atenção aos sapatos, uma vez que sapatos inadequados podem afetar a capacidade de amortecer

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5. Ciclismo

Andar de bicicleta várias vezes por semana pode reduzir a dor nas articulações e o risco de lesões. Este tipo de atividade cardiovascular combate o excesso de peso e aumenta a passagem do fluxo sanguíneo das extremidades inferiores para o coração

.

Por sua vez, fortalece os músculos e aumenta a resistência das pernas. No entanto, pode ser insensato depois de uma certa idade, especialmente se a pessoa não estiver acostumada a isso. Nesses casos, a melhor opção é a bicicleta estática ou as classes de fiação .

Você se sente cansado ao fazer algum esforço físico? Você sente uma sensação de rigidez? Se suas respostas forem afirmativas, consulte o médico e comece a fazer exercícios para fortalecer as articulações.

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