As diretrizes de alimentação afetam a necessidade de reduzir o consumo de açúcar, sódio e gordura. O motivo é que seu consumo é um dos principais fatores de risco para "doenças não transmissíveis", uma verdadeira epidemia do século XXI. Reduzir o consumo de açúcar não é tão simples. Além disso, é o principal combustível do cérebro. A seguir, analisamos os mitos sobre açúcar que você sempre pensou serem verdadeiros.

Cinco mitos sobre o açúcar

  • O açúcar faz mal à saúde. O ruim é o excesso de açúcar ou o consumo de açúcar adicionado. Açúcares naturais ou carboidratos simples são fontes saudáveis ​​de energia. Nosso corpo e especialmente o cérebro precisam deles para o funcionamento ideal. Todos os carboidratos fornecem a mesma quantidade de energia: 1 grama de carboidratos equivale a 4 Kcal.
  • Açúcar mascavo e mel são mais saudáveis ​​que o açúcar branco . False Eles fornecem a mesma quantidade de calorias que qualquer outro tipo de açúcar. A chave, mais uma vez, é consumi-los com moderação. É preferível escolher adoçantes naturais, como estévia, tâmaras e passas, pois obteremos um suprimento extra de fibra.
  • O açúcar causa obesidade e diabetes. Ajuda, mas não é a única causa. O fígado metaboliza o açúcar para convertê-lo na energia que o corpo precisa. É o excesso de açúcar que se transforma em gordura que se acumula na cintura. Quanto ao diabetes, atualmente se sabe que esta doença tem causas genéticas, ambientais e relacionadas ao estilo de vida.
  • Para perder peso, o açúcar deve ser eliminado da dieta . Falso … tanto quanto impossível. Para fazer isso, você deve eliminar todos os carboidratos, frutas, leite e muitos outros alimentos que contêm açúcares naturais. Você deve diferenciar entre açúcares naturais e açúcar adicionado. É saudável restringir alimentos com adição de açúcar, como bebidas açucaradas, doces e alimentos industrializados.
  • Você pode beber a bebida "sem açúcar" que desejar. As bebidas anunciadas como "leves" ou "sem açúcar" podem conter outros ingredientes nocivos, como gorduras ou sódio. Você deve aprender a ler os rótulos, pois a publicidade nem sempre fornece as informações exatas.

Como reduzir o açúcar da dieta

O que é De fato, é cada vez mais necessário reduzir o consumo de açúcares adicionados. Siga estas dicas:

  • Leia os rótulos com atenção. Eles oferecem informações sobre ingredientes e valor nutricional dos alimentos.
  • Faça a diferença. Substitua o açúcar branco por frutas frescas ou secas, tâmaras e passas. Escolha receitas sem açúcar refinado ou consuma-o com moderação.

Agora você conhece as verdades e os mitos sobre o açúcar. Verifique sua dieta!

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