Se você está procurando opções mais saudáveis ​​do que as farinhas refinadas do supermercado, existem várias alternativas que você pode considerar para preparar receitas mais saudáveis ​​de pães, panquecas, produtos empanados, biscoitos e até pizza.

Ao prepará-los em casa, você pode ter certeza que está usando farinhas mais naturais, sem nenhum tipo de produtos químicos ou ingredientes adicionais. Isso é muito importante se você deseja substituir farinhas refinadas por farinhas saudáveis ​​para uma dieta específica, como baixo teor de açúcar ou sem glúten.

Alimentos para fazer farinha

É importante lembrar que a maioria dessas farinhas não é substitutos exatos da farinha de trigo. Como não contém glúten, sua elasticidade é menor, por isso é importante que você procure receitas específicas para eles. Você também pode combiná-los com outras farinhas para obter preparações saudáveis ​​com sabores mais interessantes

  • Arroz . É perfeito para preparar farinhas sem glúten. Além disso, é um dos ingredientes mais comuns na cozinha, por isso é muito provável que você o tenha em seu armário sempre que precisar.
  • Amêndoa . Além de ser sem glúten, esta farinha tem baixo índice glicêmico, o que a torna perfeita para pessoas que buscam baixar os níveis de açúcar no sangue. As amêndoas devem ser descascadas e, de preferência, você pode dourá-las em uma panela por alguns minutos para desidratá-las
  • Quinoa . Este grão é nativo da América do Sul e tem se popularizado nos últimos anos por suas ótimas propriedades nutricionais. É outra opção sem glúten e é mais rica em proteínas do que as farinhas de trigo ou milho.
  • Aveia . Este é outro ingrediente muito comum nas casas e é mais possível que tenha em mãos, caso necessite de farinha para algum preparo. De preferência, use aveia integral certificada sem glúten.
  • Grão de bico . Esta farinha é altamente nutritiva e muito popular na cozinha vegana, onde até é usada como substituto de ovos. Além de ser sem glúten, é perfeito para dietas com baixo teor de açúcar.

 Farinhas saudáveis ​​à base de alimentos

Como prepará-las

Leve em consideração que nem todos os liquidificadores têm potência suficiente para moer grãos e sementes . Recomendamos o Royal Prestige® Power Blender, que tem uma potência de mais de dois cavalos (1.500 watts), para preparar qualquer tipo de farinha.

Para fazer suas farinhas, siga estes passos:

  1. Certifique-se de que o O copo do liquidificador está completamente seco e sem umidade.
  2. Adicione o grão ou cereal de sua escolha no liquidificador. É aconselhável usar pelo menos uma xícara para obter bons resultados. Não é necessário lavar os ingredientes (como o arroz) e devem estar perfeitamente secos antes de serem processados.
  3. Bata em velocidade média, até obter uma textura fina.
  4. Se quiser usar a farinha na panificação, peneire-o para obter uma textura mais fina.
  5. Armazene em um recipiente hermético.

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