Existem muitas fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3 que temos na ampla variedade de alimentos. Eles são gorduras poliinsaturadas e, juntamente com os ácidos graxos ômega-6, formam os chamados ácidos graxos essenciais .

Eles são nomeados após o fato de que são essenciais para o organismo . apesar disso, não é capaz de produzi-lo por conta própria e deve adquiri-lo através dos alimentos.

Benefícios dos ácidos graxos ômega 3

um papel fundamental na regulação das gorduras no corpo, entre muitas outras funções.

As propriedades dos ácidos graxos ômega 3 proporcionam benefícios importantes para a saúde do organismo . Entre eles podemos citar:

  • Apresenta atividade antiinflamatória .
  • Eles reduzem a fração de colesterol, aumentando a produção de HDL ("colesterol bom") e a eliminação de LDL ("colesterol ruim"). Este fato impede a formação de placas de ateroma nas paredes das artérias.
  • Reduz os níveis de triglicerídeos .
  • Contribui para a queda da pressão arterial.
  • As crianças, desempenham um papel importante na maturação e crescimento do cérebro .
  • Eles protegem contra inúmeras doenças, como diabetes, derrame, alguns tipos de câncer ou colite ulcerativa, entre outros.
  • Eles têm propriedades anticoagulantes.
  • Reduzir a sintomatologia associada à artrite reumatoide .

Por outro lado, não foi estabelecido qual é a dose diária de ácidos graxos ômega 3 que devem ser contribuídos para o organismo. No entanto, deve-se notar que alguns estudos mostraram que com uma dose diária de 1 grama reduz significativamente o risco cardiovascular.

5 fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3

Em seguida, vamos explicar o propriedades nutricionais de uma série de fontes vegetais de ácidos ómega 3 essenciais para uma boa saúde e prevenção de numerosas doenças. No entanto, existem muitas outras fontes vegetais de ômega 3.

1. Óleo de linhaça e azeite

 Óleo de oliva: origem vegetal de ácidos graxos ômega 3
O azeite é uma das fontes mais importantes de ácidos graxos essenciais, sendo um pilar básico na dieta mediterrânea. [19659006] O óleo de linho tem uma composição de 75% de ômega 3 e 25% de ômega 6 . É um alimento muito valioso para o metabolismo das prostaglandinas que regulam a inflamação . Uma colher fornece quase 7 gramas de ômega 3, tornando-se uma das mais importantes fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3.

Por outro lado, óleo de oliva também nos ajuda a atender às necessidades dessas gorduras polinsaturados . É muito simples, rico e, é claro, saudável adicionar um pouco de óleo cru ao pão do café da manhã ou à salada do meio-dia

. Microalgas

Algas A Chlorella é a mais rica em ácidos graxos ômega 3, seguida por spirulina e klamath embora seja ingerida em pequenas doses. A além do alto conteúdo desses nutrientes, tem importantes efeitos antioxidantes.

Talvez você esteja interessado em ler. Chlorella, um remédio natural muito eficaz

3. Fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3: Nozes

Ao contrário de outras nozes, as nozes têm uma relação equilibrada de 5: 1 entre ômega 3 e 6 . Com 14 dessas nozes, que são aproximadamente 60 gramas, 50% das necessidades diárias de ômega-3 são cobertas.

4. Sementes de Chia

 Sementes de Chia
Atualmente, muitos planos dietéticos decidiram incorporar sementes de chia como fonte de ácidos graxos essenciais.

As sementes de Chia são outra fonte vegetal de os ácidos ômega 3 mais importantes ao lado da linhaça. Eles têm 33% de óleo (62% de ômega 3 e 20% de ômega 6). Deve-se ter em mente que para ser capaz de consumir essas sementes que eles primeiro têm que macerar

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<p> Além disso, <strong> essas sementes entraram fortemente em nossa dieta </strong> especialmente, a dos vegetarianos . Assim, este produto, que começou a ser vendido em fitoterapeutas e lojas especializadas, logo deu o salto para o supermercado </p>
<h3>. Fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3: Abacate </h3>
<p> O abacate vem ganhando muita fama nos últimos anos. Algumas dietas reservaram um papel principal devido às suas virtudes nutricionais, não falta nada. <strong> É uma das mais importantes fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3 </strong>. </p>
<p> A verdade é que até mesmo alguns especialistas em neurologia <strong> a consideram como um dos melhores produtos para manter o cérebro saudável </strong> ] e prevenir a doença de Alzheimer </p>
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<p> Leia também. Por que você não deve exceder o consumo de abacate? </p>
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<h2> Conclusão </h2>
<p> Todas essas fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3 <strong> serão úteis para nos ajudar a cumprir as recomendações da OMS </strong>. Além disso, certos setores da população são mais sensíveis a essa deficiência, como as crianças que estão em pleno desenvolvimento do cérebro. </p>
<p> Portanto, <strong> inclua <a href=alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 para ter uma boa saúde.

 e prevenir futuras doenças. </p/>
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