Atualmente, as doenças cardiovasculares atacam uma grande parte da população mundial. De fato, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são uma das principais causas de morte no século XXI. Portanto, em seguida, vamos rever alguns hábitos que podem ajudar a prevenir tais doenças e levar uma vida saudável.

As doenças cardiovasculares são aquelas relacionadas ao coração e à circulação do sangue através dos vasos sanguíneos. Se não forem tratadas a tempo, podem afetar outros órgãos como rins, cérebro e membros inferiores.

Entre as doenças mais freqüentes desenvolvidas por pacientes com problemas cardiovasculares estão:

  • Pressão alta
  • Transtornos cerebrovasculares
  • Doença coronariana
  • Insuficiência cardíaca

Dados sobre doenças cardiovasculares

Mulheres e pessoas com mais de 45 anos têm maior probabilidade de apresentar desenvolvem doenças cardiovasculares

Segundo a OMS, em 17,5 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares em 2012, o que representa 30% das mortes registradas no mundo. Dessas mortes, 7,4 milhões foram devidas a doença coronariana e 6,7 milhões a acidentes vasculares cerebrais.

Estima-se que pessoas com mais de 45 anos e mulheres tenham maior probabilidade de sofrer esses distúrbios. Além disso, os especialistas determinaram que há um maior risco de sofrer de uma doença cardíaca se um de nossos parentes a sofrer no passado. Ou seja, há um certo caráter hereditário. Além disso, há hábitos não saudáveis ​​que devem ser evitados, pois podem aumentar as chances de sofrer de doenças cardiovasculares. um indivíduo pode desenvolver doenças desse tipo que encontramos:

  • O tabagismo : A dependência do tabaco aumenta o risco de hipertensão, porque aumenta a pressão arterial.
  • Sedentário : Pode resultar em sobrepeso, diabetes, hipertensão ou colesterol alto.
  • Ingestão excessiva de sal : Pode se tornar um risco porque causa aumento da pressão Estresse .
  • Stress : A pressão gerada pela agitação da rotina diária e as diferentes responsabilidades podem causar estresse interno no indivíduo, o que, por sua vez, elevaria a freqüência cardíaca.

5 hábitos saudáveis ​​que você deve seguir para prevenir doenças cardiovasculares

 Dor no peito.
A aplicação de estilos de vida saudáveis ​​reduz o risco de doença cardíaca.

Nem tudo está perdido. Há hábitos saudáveis ​​que podem ser adotados para prevenir doenças cardiovasculares embora devam ser assumidos com responsabilidade e perseverança.

O cardiologista Adrián D'Ovidio, presidente da Federação Argentina de Cardiologia (FAC), explica em Infobae "A única maneira de reduzir os fatores de risco cardiovascular é garantir que as crianças atinjam a idade adulta com hábitos bem estabelecidos: não fumar, boa nutrição e exercícios físicos."

Dito isto, apresentaremos 5 hábitos indispensáveis ​​que devem ser incluídos no estilo de vida para manter um corpo saudável.

Descubra: 5 exercícios para reativar a circulação sanguínea

1. Alimentação adequada

Uma dieta equilibrada é a chave para ter um corpo e mente saudáveis ​​em todos os aspectos. Portanto, é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de doença cardiovascular.

  • É necessário manter um consumo moderado de gorduras saturadas e açúcares adicionados . Pelo contrário, os especialistas recomendam ingerir muitas frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais
  • . A nutrição adequada ajudará a manter os níveis de triglicérides e colesterol sob controle evitando o entupimento das artérias Eles são responsáveis ​​por manter uma boa circulação sanguínea

. Manter peso e exercício adequados

A obesidade é uma das principais razões pelas quais um indivíduo pode desenvolver algum tipo de doença cardiovascular, seja ataques cardíacos, hipertensão ou outros. É por isso que você tem que manter o corpo em movimento e queimar toda a gordura desnecessária . Praticar um esporte ou treinar por 30 minutos, pelo menos por 3 dias por semana, proporciona vitalidade, fortalece os músculos do coração e melhora a circulação sanguínea no corpo

. Diminuir vícios

Como mencionado anteriormente, o consumo de tabaco e álcool pode aumentar a pressão arterial o que aumentaria o risco de ter um ataque cardíaco. Por outro lado, esses dois hábitos influenciam negativamente a saúde bucal, o que poderia levar a outras doenças.

Leia este artigo: Combinar bebidas energéticas com álcool aumenta o risco de lesões

4. Pratique técnicas de relaxamento

 O estresse é um dos fatores de risco mais enraizados em nossas sociedades. </figcaption/></figure>
<p> O estresse é um mau companheiro. É por isso que é necessário aproveitar a vida e assumir responsabilidades com calma. Por isso <strong> é aconselhável realizar atividades que produzam prazer e distraiam a mente </strong>. Algumas boas opções são fazer ioga, dançar, praticar alguma disciplina esportiva ou caminhar com a família. </p>
<h3> <strong> 5. Assegurando o descanso </strong> </h3>
<p> Ter sonhos repousantes que garantem o verdadeiro descanso é outra das fórmulas que ajudam a ter uma vida saudável. Caso contrário, o corpo pode começar a se alterar, aumentando os riscos de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. </p>
<p> Em qualquer caso, o monitoramento médico ocasional é essencial para <strong> saber o estado exato em que o coração é encontrado </strong>. Desta forma, qualquer anomalia pode ser detectada em tempo hábil e tomar as medidas necessárias. </p>
<p><!-- /7120678/MCS_sizes_desktop_generic_box_lower --></p>
<div class=