O tempo necessário para recuperar de uma lesão muscular depende de vários fatores como o tipo e o tamanho da lesão, a saúde e a condição física da pessoa, a dieta, etc. No entanto, você pode ajudar a acelerar esse processo seguindo os conselhos descritos abaixo.

Se você é um atleta e se exercita várias vezes por semana, corre o risco de se machucar. Mas não pare de praticar esportes e se alimentar de forma saudável.

O que é uma lesão muscular?

As lesões musculares incluem uma ampla gama de possíveis lesões que vão desde uma contração muscular inicial mínima até uma completa ruptura muscular . As causas da ruptura são muito variadas:

  • Equilíbrio muscular inadequado : todos os grupos musculares compreendem músculos de funções opostas na forma de agonistas e antagonistas (por exemplo, bíceps e tríceps, quadríceps e isquiotibiais, etc.). Quando há um desequilíbrio entre os dois, o risco de lesão aumenta.
  • Déficit de elasticidade : sendo mais rígido, aumenta o risco de ruptura.
  • Alteração higiênico-dietética : desidratação antes, durante e depois do esporte. O músculo desidratado é mais exposto a lesões.
  • Distúrbios histoquímicos : alterações dos oligoelementos (cálcio, potássio …) necessários para o metabolismo muscular. Portanto, é importante respeitar os períodos de recuperação e fornecer esse tipo de nutrientes.
  • Má apoio, tipo de calçados, gestos esportivos incorretos : condiciona um esforço excessivo com conseqüente sobrecarga.
  • Descanso insuficiente, sono poucas horas, aquecimento insuficiente : afetam a recuperação e tensão muscular.
  • Condições atmosféricas, clima : frio e umidade.
  • Condições específicas para cada atleta : raça, sexo, condições genética, etc.

Hábitos para se recuperar de uma lesão muscular

1. Uso de gelo

O gelo permite reduzir o fluxo sanguíneo, diminuindo o processo inflamatório e a dor.

No momento em que você se machuca, obviamente, você não deve forçar a área lesada . Aplique gelo por alguns minutos para reduzir a inflamação e repita o processo três vezes ao dia.

O gelo é benéfico para lesões devido ao seu efeito vasoconstritor. Desta forma, reduz o fluxo sanguíneo na área e funciona tanto como um calmante e anti-inflamatório. Aumentar o membro lesionado também ajuda na sua recuperação precoce.

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2. Descanso

Depois de ter recebido atendimento médico e ter aplicado gelo, você deve descansar. A área da lesão deve permanecer relaxada para que você possa curar rapidamente. Muitas vezes é apenas uma lesão muscular, então não forçar o músculo é o suficiente para se recuperar o mais rápido possível.

Ainda assim, você deve saber que o repouso impede que a lesão se repita no futuro ou que se torne crônica Você não precisa se preocupar, porque você recuperará sua forma física ao realizar a reabilitação.

3. Realiza exercícios de recuperação

 Paciente em fisioterapia: recupera de uma lesão muscular
A ajuda especializada de um fisioterapeuta pode ajudá-lo a recuperar a lesão e recomendar os melhores exercícios.

Se a lesão for mais grave, é necessário visite um fisioterapeuta esportivo ou especialista na área. Os exercícios de recuperação são a chave para que, pouco a pouco, você se recupere.

É muito importante realizar os exercícios necessários para recuperar a massa muscular e fortalecer o músculo. Se não o fizer, corre o risco de outra lesão no mesmo local com mais probabilidade.

Hidrate

Não podemos esquecer de algo essencial. Recuperação após esportes e manutenção de boa hidratação é essencial. A desidratação favorece as lesões por diferentes razões .

Correr desidratado ou fazer um esforço esportivo força as articulações e nos faz perder a agilidade. No nível muscular, em uma sobrecarga ou esforço excessivo, é mais fácil para um tendão, um músculo ou um ligamento ser ferido, porque eles perdem a elasticidade. Para isso, devemos dar importância à hidratação antes, durante e após o exercício.

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5. Consumir alimentos que ajudam na recuperação de lesões musculares

 Alimentos de origem vegetal
Após uma lesão, devemos monitorar de perto nossa dieta para fornecer nutrientes e antioxidantes essenciais.

Há alguns alimentos que contêm nutrientes benéficos recuperação Mas para isso acontecer, é necessário ter uma dieta saudável. Estes alimentos são:

  • ácidos graxos poliinsaturados

Aumentar a velocidade de recuperação de células danificadas e síntese de colágeno melhorando a mobilidade e a dor. Seus efeitos antiinflamatórios são muito importantes porque reduzem a síntese de citocinas, componentes pró-inflamatórios do organismo.

Este mineral é muito importante para que as enzimas funcionem corretamente. Quando há uma lesão muscular, ela protege contra o dano oxidativo. Alimentos ricos em selênio são atum, bacalhau, ovos, perus e alimentos fortificados.

Ajuda na cicatrização de feridas, na inflamação e garante uma resposta imune correta. As fontes desse mineral são iogurte, lentilha, feijão, ervilha, leite, espinafre.

Ajuda a transformar proteínas em aminoácidos que são usados ​​novamente para convertê-los em outras proteínas. Durante este processo, novas proteínas musculares e ligamentos são produzidos que ajudam a criar novos tecidos musculares. Os produtos lácteos e as carnes são a principal fonte de vitamina B12

. Auxilia na formação de colágeno e no reparo de tendões e ligamentos. Limão, além de conter vitamina C, tem hesperidina, um flavonóide que protege as células. Outras fontes desta vitamina são tomate, brócolis, morangos

Como informação adicional, nós lhes dizemos que a incidência de lesão muscular varia de 10 a 55% de todas as lesões relacionadas ao esporte e, dependendo da extensão do dano muscular, o retorno ao treinamento regular e à participação esportiva pode durar até três meses

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