Um ataque cardíaco, também chamado de infarto do miocárdio, é uma condição séria que se desenvolve quando o suprimento de sangue é interrompido, que impede que o tecido seja adequadamente oxigenado. Como resultado disso, o músculo cardíaco começa a morrer e sofre sérios danos. Um ataque cardíaco pode ser prevenido?

Algumas pessoas são mais propensas a ter essa condição porque têm um histórico familiar de doença cardíaca ou outras condições que aumentam o risco. No entanto, é uma das principais doenças evitáveis ​​através da adoção de um estilo de vida saudável.

Devido ao exposto, é conveniente melhorar os hábitos e adotar algumas rotinas que reduzem significativamente os riscos. Você tem medo de sofrer desta doença? Aqui compartilhamos em detalhes 5 hábitos preventivos que você deve aplicar

Hábitos que ajudam a prevenir um ataque cardíaco

Para prevenir um ataque cardíaco, é essencial primeiro saber quais são os sintomas. Assim, devemos estar atentos a sinais como dor no peito, transpiração excessiva sem razão aparente, náusea, fadiga ou dificuldade para respirar, entre outros.

O reconhecimento de qualquer uma das manifestações clínicas mencionadas deve ser razão suficiente para Solicite uma revisão médica. Quanto mais rápido um diagnóstico é alcançado, mais positivo é o prognóstico. Agora, em geral, alguns hábitos podem ser adotados para evitar a doença. Coloque-os em prática!

1. Manter uma dieta saudável

A comida é o principal gatilho para doenças cardiovasculares.

A comida desempenha um papel importante na prevenção de um ataque cardíaco

e outras doens do sistema cardiovascular. Enquanto as necessidades nutricionais podem variar com base na idade, peso e estado geral de saúde, o seguinte é frequentemente recomendado:

  • Aumento do consumo de frutas e vegetais frescos
  • Coma grãos integrais ricos em fibras
  • ] Adicionar proteínas magras na dieta
  • Consuma alimentos e suplementos ricos em ômega 3
  • Ingerir água abundante e fluidos saudáveis ​​

Entidades como a American Heart Association sugerem que comer alimentos com ácidos graxos ômega 3, pelo menos duas vezes por semana, é muito benéfico para evitar doenças cardíacas, uma vez que reduz o colesterol e a pressão arterial. Você pode obter este nutriente de:

  • Peixe gordo (salmão, arenque, sardinha e cavala, entre outros)
  • Nozes e sementes
  • Azeite extra virgem
  • Abacate

Atreva-se a ler: Como é a vida de um paciente com insuficiência cardíaca? Recomendações

2. Evitar o uso do tabaco

As pessoas que fumam ou respiram fumaça de cigarro têm um risco maior de ter um ataque cardíaco em comparação com aquelas que evitam o tabaco. Como muitos sabem, seus componentes tóxicos têm efeitos prejudiciais na saúde do pulmão e do coração.

Por causa disso, em face de risco de doença coronariana ou cardiovascular, é essencial afastar-se cigarro Embora possa ser difícil, existem muitas estratégias que podem ajudá-lo a alcançá-lo.

Fazer exercício físico para prevenir um ataque cardíaco

 Fazer exercício físico ao ar livre
A prática de exercício físico regular contribui positivamente para a saúde geral do corpo.

A prática regular de exercício físico tem muitos benefícios para a saúde do coração. Além de fortalecer o músculo cardíaco, ajuda a reduzir a pressão alta, o colesterol e outras condições que aumentam o risco de ataque cardíaco. Acalma ainda mais o estresse e melhora o humor.

A melhor coisa é que você não precisa adotar uma rotina extenuante para aproveitar seus benefícios. Algo simples como andando por 30 minutos, 5 dias por semana, faz uma diferença importante. Naturalmente, também é válido praticar outras atividades como correr, nadar, andar de bicicleta, fazer uma rotina de ginástica, etc.

4. Meditar

De acordo com algumas pesquisas, a meditação diária pode ser fundamental para prevenir doenças cardíacas coronárias e ataques cardíacos. Devido a sua capacidade de reduzir o estresse e a pressão arterial esse tipo de terapia contribui significativamente para o bem-estar. Algumas formas de meditação são:

  • Meditação guiada
  • Mantra meditação
  • Tai chi
  • Ioga
  • Aromaterapia meditação
  • Qigong

Descubra: Porquê A pressão arterial baixa previne a insuficiência cardíaca?

5. Influência do peso para prevenir um ataque cardíaco

 Mulher que se mede em uma escala
Um peso adequado previne o aparecimento de doenças metabólicas e cardiovasculares.

Embora muitas pessoas ignorem isso, excesso de peso e obesidade forçam coração para trabalhar mais. Mesmo, ambos são fatores-chave no aparecimento de pressão alta, hipercolesterolemia, diabetes e outras condições que afetam o infarto do miocárdio.

Pelo exposto, para prevenir um ataque cardíaco é ele deve fazer todo o possível para manter um peso saudável e equilibrado. Isso pode ser conseguido com hábitos alimentares saudáveis, exercícios físicos e, em geral, um bom estilo de vida.

Em suma …

Há muitos hábitos simples que você pode incorporar em suas rotinas diárias para prevenir um ataque cardíaco e melhorar a saúde. cardiovascular O mais importante é ser consistente com a sua prática, especialmente quando existem fatores de risco importantes. Tente consultar o médico e realizar as verificações adequadas

Comentarios

comentarios