Evite alguns hábitos prejudiciais que podem danificar suas articulações sem que você perceba.

Articulações saudáveis ​​significam maior capacidade de movimento e menos dor após o exercício, no entanto, quando você está As articulações não são cuidadas adequadamente, as dores articulares típicas tendem a ocorrer.

Há três fatores que podem estar afetando nosso sistema articular, e devemos estar atentos a esses hábitos, os quais, se possível, devemos evitar para levar uma vida mais agradável e ter melhores articulações por mais anos.

Por que as articulações são danificadas?

Existem três coisas principais que mantêm as articulações estáveis:

  • A qualidade de seus ossos.
  • A cápsula articular e a ligamentos, que são como elásticos fortes e mantêm os ossos unidos.
  • Os músculos e tendões que fazem a articulação se mover.

S Se você tiver artrite, várias partes da articulação podem ser danificadas.

Seus ossos e cartilagem podem ser danificados e seus músculos podem enfraquecer fazendo com que a articulação se torne instável. Isso significa que a junta pode mudar gradualmente de forma e deformidades podem se desenvolver .

1. Atividade excessiva

Esforçar-se para completar uma tarefa pode causar mais dor nas articulações no dia seguinte. A artrite pode reduzir a resistência muscular, então você pode se cansar mais rápido. A artrite também pode fazer com que os ligamentos se soltem, colocando mais pressão nos músculos e nas articulações.

Mas não é apenas na artrite que o excesso de exercícios pode ser prejudicial para pessoas que não têm problemas nas articulações. , sobrecarga ou esforço imprudente também podem afetar as articulações. As articulações são suscetíveis a atividades insuficientes ou excessivas, levando à degeneração articular. A falta de exercícios é conhecida por induzir a contratura articular vista clinicamente como consequência de mudanças de desuso, e o estresse mecânico excessivo induz a destruição articular, como a osteoartrite. [¹]

2. Erros ao fazer exercícios

Esta seção inclui vários erros que cometemos ao fazer exercícios físicos. Quer esteja inscrito num ginásio, sozinho ou com um grupo de amigos, deve ter-se sempre em consideração o seguinte:

  • Não te aqueças. Todos nós sabemos disso, mas frequentemente consideramos isso opcional ou não reservamos tempo para fazê-lo. É necessário um bom aquecimento antes do exercício, para que as articulações não sofram durante o esforço a que vamos submetê-las.
    Uma carga adequada. Exceder a duração do exercício e as cargas será fatal para as nossas articulações. Não é necessário que haja uma lesão óbvia imediata para que haja dano, mas o desgaste com cargas inadequadas ao longo do tempo também levará a patologias.
  • Repouso. Devemos respeitar os tempos de descanso, pois é quando as articulações se recuperam; é um período necessário para voltar a enfrentar um esforço em condições.
  • Escolha o exercício apropriado. Devemos ter certeza de realizar um gesto esportivo correto, em qualquer disciplina favorita. O exemplo mais comum é o agachamento: se deixarmos nossos joelhos irem além da linha vertical traçada a partir de nossos pés, adicionamos um elemento de carga prejudicial à articulação do joelho.

3. Carregar mochilas ou bolsas pesadas

Carregar uma carga pesada nas costas, seja uma mochila ou uma bolsa pesada (carregada com muitas coisas desnecessárias) pode gerar muito estresse e tensão no pescoço, ombros e costas.

Quando você carrega uma carga pesada, isso afeta seu equilíbrio e até mesmo a maneira como você anda. Isso é especialmente verdadeiro se você gosta de carregar sua mochila ou bolsa apenas de um lado. O resultado é que tensiona os músculos e as articulações desse lado do corpo e sobrecarrega-os, de modo que experimentam mais desgaste.

Você pode sentir dores musculares, nas articulações e outros sintomas. Alivie sua carga! Evite carregar objetos desnecessários. Pegue apenas o que você precisa. Use uma mochila nos dois ombros para distribuir o peso que você está carregando de maneira mais uniforme. Se você carrega uma bolsa ou bolsa carteiro com uma alça, vire-os de lado para evitar estresse excessivo em apenas um lado do corpo.

4. Alimentação inadequada

A alimentação incorreta fará com que as articulações se desgastem mais rapidamente. Assim como o descanso, as estruturas do corpo precisam de certos nutrientes para continuar trabalhando em seu desempenho máximo.

Portanto, uma dieta balanceada será nosso melhor aliado. O excesso de gordura é prejudicial, e frutas como cerejas ou abacaxi estão entre as melhores para evitar esse tipo de problema.

Devemos também incluir elementos como o cálcio para proteger os ossos, e deve-se lembrar que é preciso tomar sol para que o corpo produz vitamina D e, portanto, pode absorver o cálcio que ingerimos. Da mesma forma, devemos cuidar da ingestão de álcool, que não só nos tornará propensos a sofrer de inúmeras doenças, mas também a engordar.

Esta é precisamente a última razão pela qual devemos evitar uma dieta inadequada. Se estivermos acima do peso, as articulações sofrerão mais do que as de uma pessoa com peso saudável. Portanto, cada quilo que conseguirmos perder será um alívio para as articulações.

5. Usar saltos altos

Os saltos altos colocam os pés em uma posição desconfortável que tensiona as articulações tensiona os músculos e pode desalinhar as costas.

Usar os saltos faz os músculos da coxa trabalharem mais para mantenha os joelhos retos. Também coloca forças de torção perigosas nos joelhos. Mulheres que usam saltos diariamente podem aumentar o risco de desenvolver osteoartrite e dor nos pés.

Saltos altos e sandálias são considerados péssimos, pois fornecem suporte inadequado para os pés. Troque saltos altos e outros estilos de sapato ruins por sapatos ou tênis de apoio para evitar dores nos pés, joelhos e costas e, assim, cuidar de suas articulações.

Bibliografia

  1. Efeitos do exercício em articulações. Moriyama H . [Enlace]
  2. Malm, K., Bremander, A., Arvidsson, B., Andersson, M. L., Bergman, S., & Larsson, I. (2016). A influência dos hábitos de vida na qualidade de vida em pacientes com artrite reumatóide estabelecida – Um equilíbrio constante entre idealidade e realidade. Jornal internacional de estudos qualitativos sobre saúde e bem-estar, 11, 30534. doi: 10.3402 / qhw.v11.30534 [Enlace]
  3. Esculier, JF, Krowchuk, NM, Li, LC, Taunton, JE, & Hunt, MA (2018). Quais são as percepções sobre a corrida e a saúde das articulações do joelho entre o público e os profissionais de saúde no Canadá? PloS one, 13 (10), e0204872. doi: 10.1371 / journal.pone.0204872 [Enlace]

Comentarios

comentarios