É um dos pratos de estrelas em dietas para perder peso e também um dos mais nutritivos. Além de ser muito fácil de preparar, as saladas estão cheias de legumes com muita fibra e poucas calorias. Mas, deixando de lado a receita clássica com alface e tomate, podemos enriquecê-los com fontes de proteína vegetal para torná-los um prato muito mais completo.

Neste artigo, revelamos algumas idéias para preparar saladas simples proteicas, com 100% de ingredientes vegetais. Você pode adicionar os alimentos que você mais gosta para criar saladas ricas em proteínas em casa, diferentes e saciantes. Qual deles você mais gosta?

Aprenda a fazer saladas de proteína com essas idéias

A primeira coisa que vem à mente quando se fala em saladas de proteína é provavelmente frango ou peru. É verdade que muitas pessoas decidem incorporar pequenos pedaços de carne às suas saladas para lhes fornecer proteína. No entanto, se você quiser preparar saladas ricas em proteínas vegetais, essas idéias serão de grande ajuda para você criar suas próprias receitas:

1. Lentilhas

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Cozido e escorrido, as lentilhas são uma delícia em saladas. Esta leguminosa é rica em ferro, cálcio, vitaminas (especialmente do complexo B), proteínas e carboidratos . Uma boa salada de lentilhas seria, por exemplo: mistura de brotos de lentilha, rúcula, tomate cereja, azeitonas pretas e aspargos brancos. Você pode vestir com azeite e vinagre, ou um pouco de suco de limão, para melhorar sua textura e sabor.

Grão de bico

 saladas de legumes benefícios

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Como as lentilhas, o grão de bico é um ingrediente ideal para fazer saladas de proteína, além de ser um alimento muito saboroso e energético . Eles são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e uma fonte muito importante de carboidratos de absorção lenta e ácido fólico. Você pode fazer uma salada de grão de bico com estes ingredientes: alface, tomate, pimentão verde, pimenta vermelha e salsa picada. Então, tempere com limão, tahine e sal. Delicioso!

3. Tofu

O tofu é um dos ingredientes das estrelas na nutrição vegetariana. De fato, é considerado um dos melhores substitutos de carne para sua alta proteína . É melhor consumi-lo fumado ou com sementes e nozes em sua salada. Uma idéia de salada de tofu pode ser a seguinte: espinafre, cebola roxa, abacate e molho de azeite e vinagre, com salsa ou manjericão.

4. Nozes e sementes

 Salada com nozes

Tanto as nozes como as sementes são uma excelente fonte de proteína e, ainda por cima, têm o tamanho, sabor e textura perfeitos para fazer saladas de proteína simples. Escolha nozes com baixo teor de sal, para poder ser descascada e crua como, por exemplo, nozes, castanhas de caju ou sementes de abóbora. Quanto às sementes, nosso conselho é que você aposte nas sementes de chia, gergelim ou cânhamo. como cobertura de sua salada. Tente fazer uma salada com nozes e sementes acompanhada dos seguintes ingredientes: alface, pequenos pedaços de maçã, aipo e queijo fresco.

5. Quinoa

 passos para cozinhar quinoa

Além dos ingredientes acima, você também pode usar quinoa para fazer saladas ricas em proteínas. É um superalimento de moda, rico em fibras, carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Além disso, tem poucas calorias e ajuda a prevenir o colesterol e a constipação. Você pode fazer uma salada de quinoa com laranja, tomate cereja e cebola roxa e vestir com azeite ou óleo de limão.

Outra opção deliciosa para fazer sua própria salada de proteína é adicionar soja texturizada ou feijão para os ingredientes que você mais gosta. Aproveite a versatilidade que este prato lhe oferece para fazer saladas caseiras de proteína ao seu gosto. Você vai adorar

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