O ensaísta Bruno Patino afirma em seu último livro, A civilização da memória dos peixes, que não nos lembramos do que acabamos de ver 10 segundos atrás. Só vencemos o cantarilho em um segundo. Nós somos tão esquecidos quando consultivamente compulsivamente redes sociais ou e-mail. Portanto, quanto mais ficarmos conectados ao celular, pior será a nossa memória. Em vez disso, podemos desenvolver comportamentos que a estimulam e sentimos que nosso cérebro ainda está funcionando.

1. Tente lembrá-lo antes de pesquisar no Google

A Internet é ótima para encontrar as informações que você está procurando, mas não a use se essas informações já estiverem em algum lugar do seu cérebro. Especialistas dizem que nossa confiança excessiva na Internet como memória virtual está nos causando uma amnésia digital: esquecemos as informações porque você confia em recuperá-las através da Internet. O problema é que, se não tivermos essa informação atualizada no cérebro, nosso pensamento não será capaz de trabalhar com ela para estabelecer relacionamentos, tirar conclusões, tomar decisões etc. Em outras palavras, nossa capacidade de pensar racionalmente, nossa inteligência e nossa intuição serão prejudicadas.

"O cérebro é uma máquina para usá-lo ou perdê-lo", diz Sara Mednick, professora da Universidade da Califórnia, Irvine. Quando aprendemos coisas novas e mais tarde nos lembramos delas, ativamos o hipocampo e o córtex pré-frontal, áreas do cérebro envolvidas na memória. Porém, quando contamos com fontes externas, como nossos telefones ou a Internet, essas regiões do cérebro enfraquecem. Portanto, use seu cérebro para lembrar o que você sabe, não vá ao Google Maps se puder ir ao seu destino sem consultá-lo, lembre-se dos telefones (pelo menos o seu e alguns outros) sem consultar a agenda …

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2. Tire uma soneca

O sono de qualidade é melhor para o cérebro. Quando dormimos, as informações recebidas do dia são consolidadas na forma de memórias com as quais nossas mentes podem trabalhar. Se não dormirmos o suficiente, uma boa parte será perdida. A medida básica é dormir pelo menos 7 ou 8 horas por noite, mas se também tirarmos uma soneca depois de comer, os efeitos podem ser surpreendentes. Mas não deve ser uma soneca curta, mas uma soneca de pijama e original, como disse Camilo José Cela, por cerca de 90 minutos, tempo suficiente para um ciclo completo de sono. De qualquer forma, uma soneca de 30 minutos é melhor que nada.

3. Exercício todos os dias

O exercício é bom para músculos e ossos, para o coração, para os pulmões e também para o cérebro. Ao exercitar trazemos uma dose extra de oxigênio e nutrientes ao cérebro. Um estudo realizado na Universidade de Illinois mostrou que o exercício três dias por semana, durante 40 minutos, aumenta o tamanho do hipocampo em 2% em um ano. A porcentagem parece pequena, mas é suficiente para reverter o encolhimento que ocorre com o envelhecimento.

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4. Não faça muitas tarefas ao mesmo tempo

Ele quer nos convencer de que a multitarefa é inteligente. Teríamos que ver os resultados desses multi-trabalhadores. A realidade é que o cérebro não foi projetado para se concentrar em várias tarefas ao mesmo tempo de modo que nos sentimos estressados ​​e cometemos erros. Até mesmo hormônios são liberados que interferem na memória de curto prazo.

Para trabalhar no modo de tarefa única, coloque seu telefone fora de vista e defina uma programação para cada problema pendente. Se você tiver um horário programado para examinar mensagens e e-mails, não sofrerá o desejo de fazê-lo constantemente.

5. Alimente sua memória

Não é uma metáfora, não estamos falando de fornecer mais dados ao cérebro, mas de boa comida. A nutrição tem um impacto surpreendente nas habilidades de memória e concentração. alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios como frutas, chá verde e especiarias, são recomendados porque protegem os neurônios e suas conexões.

Também é importante sentir-se saciado após as refeições para não sofrer com a sensação de fome, que nos irrita e distrai. Você pode conseguir isso com uma dieta baseada em vegetais e frutas, grãos integrais e legumes, com doses diárias de nozes e sementes.

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