Por alguns anos, assistimos a um verdadeiro debate nutricional sobre açúcar. Após a guerra contra as gorduras, o açúcar tornou-se um dos principais protagonistas da literatura nutricional. Revelamos algumas das mentiras mais populares sobre o açúcar que a ciência tem sido responsável por recusar.

O açúcar é necessário para o nosso corpo?

Uma afirmação amplamente usada na publicidade é que o açúcar é uma substância necessária para o organismo. função especialmente em produtos açucarados no café da manhã. Eles dizem: "alimentos ricos em açúcar são o combustível necessário para começar o dia com o máximo de energia". Você tem certeza?

Se você observar o que as autoridades dizem sobre alimentação e saúde, podemos dizer que esta afirmação não é totalmente verdadeira. Em nenhum caso são recomendadas quantidades mínimas de açúcar estabelecidas; pelo contrário, . Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) ou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estabelecem limites que não devem ser excedidos.

Açúcar O branco não tem valor nutricional e quanto menos consumido, melhor. O que nossas células precisam para funcionar é glicose. E isso pode ser obtido a partir de diferentes substratos. Os mais comuns são carboidratos e não apenas açúcar.

Segundo essas organizações, as fontes mais indicadas de carboidratos seriam:

  • Grãos, de preferência grãos integrais.
  • Leguminosas.
  • Frutas.
  • Tubérculos.

O açúcar mascavo é melhor que o açúcar branco?

Essa é outra das mentiras mais difundidas sobre o açúcar. É baseado na crença de que o açúcar mascavo, como outros açúcares naturais, fornece nutrientes, além de adoçar os alimentos. Portanto, pode parecer uma opção melhor ao escolher um adoçante diário.

O açúcar mascavo de qualidade passou por menos processamento que o açúcar branco. Portanto, retém uma parte do melaço que lhe confere o tom marrom característico. O melaço possui alguns nutrientes, como certas vitaminas e minerais, embora em quantidades pouco relevantes do ponto de vista nutricional. Isso não a torna uma fonte de nutrientes.

Pelo contrário, também devemos ser cautelosos com o uso de açúcar mascavo para adoçar bebidas, iogurtes, biscoitos etc. A reação do organismo é a mesma e, portanto, um alto nível de consumo pode causar obesidade e cárie dentária, mesmo que seja açúcar mascavo e seja apresentado como mais saudável.

Os adoçantes artificiais são seguros?

A má reputação de açúcar e produtos açucarados aumentou exponencialmente a gama de produtos 'sem açúcar' ou 'sem adição de açúcares'. No entanto a maioria deles permanece exageradamente doce e a lista de adoçantes usados ​​é longa.

Adoçantes artificiais geralmente têm poucas calorias mas eles continuam adoçando os produtos alimentares que, dessa maneira, se tornam mais saborosos e saborosos. Mas seus efeitos negativos estão há muito tempo sob a lupa da ciência. O uso de qualquer um deles é, pelo menos, questionado, dada a sua possível relação com problemas de saúde.

Alguns estudos científicos os relacionam com a presença de obesidade, síndrome metabólica e alterações da microbiota intestinal. Além disso, não é certo que sejam uma fórmula eficaz para ajudar os diabéticos a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

 Hiperfagia

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O açúcar é viciante?

Essa é uma das últimas mentiras sobre o açúcar que apareceu. As redes sociais estão cheias de histórias de pessoas que contam suas experiências na tentativa de parar de consumir açúcar. De fato, existem teorias sobre a capacidade aditiva do açúcar.

No entanto, em uma das últimas revisões da literatura científica sobre o assunto, os autores concluíram que "não existe ciência suficientemente convincente sobre o potencial viciante do açúcar".

Por outro lado, alguns especialistas em nutrição concentram o problema de possível dependência, não de açúcar, mas de alimentos ultraprocessados ​​ricos em açúcares, gorduras e sal. Esses alimentos são formulados para serem extremamente saborosos, o que significa que são alimentos tão ricos que não podemos parar de comê-los.

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O açúcar causa hiperatividade infantil? [19659003] Muitos pais começam a controlar o consumo de açúcar dos filhos pelo efeito que isso pode ter no comportamento . É comum que as crianças sejam incentivadas em festas infantis, pois comem, geralmente são doces e brincam com seus amigos.

É natural que seja estabelecida uma relação de causa-efeito entre açúcar e comportamento vivo. Mas, trata-se apenas do efeito excitante do açúcar? A fadiga ou o ambiente de jogo também podem desempenhar um papel?

Até o momento, não há evidências científicas de que o açúcar causa hiperatividade em crianças que consomem. No entanto, alguns autores sugerem mais pesquisas sobre um alto consumo de açúcar adicionado cronicamente.

Apesar de tudo, existem muitas razões para desaconselhar e realmente reduzir o consumo de açúcar em crianças . Atualmente, muitos excedem as quantidades máximas recomendadas que evitariam problemas de saúde, como cáries e obesidade.

Agora que conhecemos melhor algumas mentiras sobre o açúcar, teremos mais argumentos para fazer boas escolhas alimentares.

O post 5 mentiras sobre açúcar, segundo a ciência, apareceu pela primeira vez em Better with Health.

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