Em torno da ingestão desta proteína contida nos cereais, glúten, muitas histórias foram ouvidas. Esses 5 mitos sobre o glúten nos alimentos mostram que tudo o que foi dito não é verdadeiro . Não é tão ruim quanto alguns apresentam, nem tão bom quanto outros queriam fazer parecer. O glúten tem vantagens e desvantagens que devem ser conhecidas por fazer uso e consumo adequados dessa proteína.

O que é glúten?

glúten é uma proteína contida em cereais como cevada, trigo , centeio e aveia, embora neste último em menores quantidades. Também pode ser incorporado a certos produtos durante o processo de fabricação.

O consumo de glúten geralmente não é prejudicial aos seres humanos, a menos que sofram de doença celíaca . Este é um distúrbio auto-imune através do qual a mucosa do intestino delgado é inflamada. As vilosidades intestinais são danificadas e a absorção de nutrientes é difícil.

Em torno do consumo de glúten, é feito outro diagnóstico quando a pessoa sofre, gases, diarréia crônica ou inchaço . A mucosa intestinal, no entanto, não está danificada. Estamos na presença de intolerância ao glúten .

O fato de um produto ser livre de glúten não o torna mais saudável do que outros . O benefício será apenas para pessoas com doença celíaca. Além disso, alguns produtos livres dessa proteína contêm mais açúcar, gordura saturada e sal do que outros.

Se eliminarmos a ingestão de glúten associando-a ao câncer, cometemos um erro. Nenhum estudo demonstra essa ligação, como acontece com muitos outros alimentos. Grãos integrais, por exemplo, que contêm glúten, também possuem vitaminas e minerais ideais para proteger contra esta doença.

Outras supostas vantagens sobre a eliminação do glúten

Embora tenha sido insistido, Acreditar que eliminar o glúten da nossa ingestão diária melhorará a função intestinal é apenas um mito . A menos que você tenha doença celíaca ou intolerância severa ao glúten, dispensá-la não é uma boa idéia. A ingestão de fibras também diminuiria, o que pode aumentar os problemas digestivos.

Outra crença falsa é pensar que você pode perder peso apenas parando de comer glúten . Os alimentos devem ser ingeridos em porções e seu tamanho dependerá do ganho ou perda de peso. Se consumimos grandes porções de produtos sem glúten e com menos fibras, o risco de ganho de peso é alto.

Também é um mito acreditar que dietas sem glúten são baixas em carboidratos . Pelo contrário, alimentos sem essa proteína, como arroz, milho, banana, ervilha e muitos outros, são ricos em carboidratos.

Esses cinco mitos sobre o glúten nos alimentos demonstram as falsidades em torno dessa proteína contida em alguns cereais. Não preste atenção a eles e concentre-se nos benefícios que seu corpo pode ter para consumir ou parar de fazer.

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