Por causa de sua proporção em ingredientes crus, as saladas são um recurso muito rápido e simples para incluir princípios vitais em nossa dieta: elas são cheias de enzimas, minerais, vitaminas e compostos antioxidantes.

Além disso, eles podem incorporar alimentos rica em nutrientes essenciais para a construção e reparo de tecidos e para ter energia, como proteínas, gorduras e carboidratos.

Se sabemos escolher bem os ingredientes, uma salada refrescante pode ser tão completa e tão nutritivo quanto qualquer outro prato principal do dia.

A grande vantagem das saladas é que são fáceis de preparar e sua preparação geralmente é mais gratuita e intuitiva do que em qualquer outra receita. Se usarmos apenas ingredientes crus, as coisas serão muito simplificadas: não precisamos esperar o tempo de cozinhar e não encher a cozinha com louça suja.

E, se decidirmos incluir ingredientes cozidos (cereais, batatas , seitan, legumes …), o leque de possibilidades para criar um prato completo se multiplica.

Além disso, essa grande versatilidade de saladas facilita muito a tarefa de adaptá-las a qualquer estação do ano e às necessidades nutricionais. , de uma pessoa idosa com uma digestão delicada à de um jovem com grande atividade física e mental.

Artigo relacionado

 salads-beginners

Outros valor importante é a qualidade: a gordura saturada, que sobrecarrega o corpo, não é o mesmo que receber a mesma energia de fontes ricas em ácidos graxos insaturados, como bom azeite, nozes e sementes ou delicioso abacate.

A qualidade também tem a ver com o estado e a origem dos alimentos: os alimentos frescos devem ser os preferidos, cuidando para que estejam em bom estado de conservação e, se possível , certifique-se de que sejam provenientes da agricultura orgânica ou biodinâmica.

As proteínas necessárias

É fácil obter a cota de proteínas necessária com ingredientes como quinoa, tofu ou ga rabanetes. Com outros ingredientes, o truque é combiná-los para que os aminoácidos essenciais que alguns faltam sejam complementados pelos de outros que os possuem.

Hummus é um bom exemplo desta regra nutricional: As proteínas do grão de bico, complementando os aminoácidos limitantes do gergelim (no tahine), tornam o conjunto mais lucrativo para o nosso corpo.

Artigo relacionado

 salad-detox

6 saladas gostoso e fácil de fazer


O mesmo pode ser alcançado quando fazemos uma salada de macarrão com nozes. Uma boa proporção de ingredientes crus é muito necessária para que possamos receber enzimas digestivas, muito sensíveis ao calor, e que ajudem na boa digestão de tudo o que comemos. É então, quando os requisitos de equilíbrio, qualidade e digestibilidade são atendidos, que uma salada pode ser considerada muito completa.

Comentarios

comentarios