Há um conjunto de características que permitem reconhecer uma dieta perigosa que coloca a saúde em risco. Embora eles estejam cientes de suas conseqüências, alguns ainda os seguem porque não são capazes de identificar os riscos que eles acarretam.

É verdade que eles são muito atraentes porque prometem ajudá-lo a perder peso de uma maneira miraculosa; no entanto, na maioria dos casos, eles levam ao fracasso e causam reações indesejáveis ​​ no organismo. Por que é importante evitar essas dietas?

Embora muitos pareçam "inofensivos" e "eficazes", eles produzem deficiências nutricionais que aumentam o risco de doenças. Além disso, quase sempre causam o efeito "yo-yo", com o qual a pessoa recupera o peso perdido em pouco tempo.

Sinais para reconhecer uma dieta perigosa

Idéias falsas que têm em torno da alimentação são as razões pelas quais muitos não conseguem reconhecer uma dieta perigosa. Relacionar o termo "dieta" com regimes de dias ou semanas é o que impede a compreensão da importância da nutrição.

Assim, vale a pena esclarecer neste ponto que uma boa dieta não se aplica em um determinado período de tempo ] Para que seus efeitos sejam permanentes na saúde e no peso, a alimentação saudável é um hábito insubstituível no estilo de vida.

Portanto, se o objetivo é melhorar a alimentação e cuidar da figura, é melhor identificar esses "milagres" planejam que pouco ou nada ajuda . Em seguida, queremos compartilhar alguns sinais-chave para que todos possam considerá-los agora.

Restringir grupos nutricionais

Todos os nutrientes essenciais desempenham um papel importante nas funções do corpo. Portanto, quando um plano de dieta sugere a eliminação de qualquer um dos grupos nutricionais, aumenta o risco de reações colaterais indesejadas .

No início eles parecem dar bons resultados, uma vez que uma quantidade considerável de peso é perdida em questão de semanas. No entanto, causando deficiência de alguns dos macro ou micronutrientes, o metabolismo é alterado e doenças desenvolvem-se .

Leia este artigo: O que é o metabolismo? Você tem um metabolismo rápido ou lento?

2. Prometa uma rápida perda de peso

Quando as pessoas adotam uma dieta saudável podem perder entre 0,5 e 1 quilo por semana. Por outro lado, os regimes "milagrosos" convidam a perder 5 ou mais quilos nos mesmos dias . O problema é que, para atingir o objetivo, eles consomem menos de 1200 calorias por dia.

Essas altas restrições calóricas alteram as funções metabólicas e produzem uma deterioração da massa muscular. Como o organismo não recebe as contribuições de que necessita, começa a "consumir" os músculos como um recurso para obter energia . Eles têm nomes atraentes

Para reconhecer uma dieta perigosa, basta analisar seu nome; Está ligado a uma fruta? Você tem o nome de alguma celebridade de Hollywood? Bem, embora nem todos sejam prejudiciais, a maioria sugere planos de baixa caloria e restritivos que afetam a saúde .

Uma boa dieta é aquela que atende ao conceito de alimentação saudável. De fato, para ser eficaz e seguro, o ideal é adaptar-se às necessidades de cada um, de acordo com o estágio, condição de saúde e hábitos

. Eles são baseados em suplementos nutricionais

O plano sugere substituir as refeições principais por suplementos como shakes ou pílulas? Tenha cuidado! Este é um sinal claro para reconhecer uma dieta perigosa. Embora os suplementos possam apoiar a perda de peso, eles não devem ser a base da dieta .

Seguir este tipo de programa impede a obtenção de uma boa rotina alimentar, com todos os grupos nutricionais. Portanto, após o retorno aos hábitos alimentares normais, o peso perdido se recupera em pouco tempo

. Eles não recomendam outros hábitos saudáveis ​​

Títulos como … "perder 5 quilos sem exercício" ou "a melhor dieta para queimar gordura sem academia" alertam um plano de alimentação não confiável. Por norma, é importante entender que perder peso é o resultado de um conjunto de hábitos saudáveis ​​.

Portanto, embora uma dieta saudável permita aliviar o excesso de peso, é essencial adotar outros bons hábitos como:

  • Exercício físico
  • Meditação
  • Descanso direito

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Por que é importante reconhecer uma dieta perigosa?

as dietas "milagrosas" produzem efeitos indesejáveis ​​ embora nem todas imediatamente. As consequências são ainda piores quando a pessoa ignora que tem doenças como hipertensão ou diabetes.

Reconhecer uma dieta perigosa é importante porque:

  • As deficiências nutricionais que produzem aumentam o risco de osteoporose, anemia e outras patologias Crônica .
  • Alterando o metabolismo, retarda suas funções e aumenta a tendência a acumular gordura mais tarde [196590000].
  • Eles levam a episódios de depressão, frustração e ansiedade. de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.
  • Deterioração da massa muscular e aumento da flacidez.
  • Aumentar a produção de hormônios da fome.

Em conclusão, a melhor maneira cuidar do corpo através da dieta é com um plano que atenda às nossas necessidades. Portanto, além de respeitar os critérios de uma dieta balanceada, é aconselhável consultar o nutricionista para adaptá-lo corretamente .

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