Controlar o colesterol alto nem sempre é necessário recorrer a tratamentos farmacológicos; embora tudo dependa da gravidade do problema, existem táticas 100% naturais que reduzem seus níveis .

A atenção oportuna a essa condição é crucial para evitar o desenvolvimento de outras complicações graves, como a aterosclerose, falência circulatória ou ataques cardíacos

O problema é que ela faz parte dos chamados "assassinos silenciosos" do corpo, uma vez que geralmente não se manifesta com força em seus estágios iniciais. Por esta razão, é essencial estar alerta para qualquer sinal de alerta e, acima de tudo, para solicitar exames médicos para determinar com um exame de sangue em que estado está.

Em seguida, queremos compartilhar em detalhes os aspectos mais relevantes do e várias recomendações para controle de estilo de vida

.

Preste atenção!

O que significa ter colesterol alto?

Colesterol alto, uma condição conhecida em termos médicos como hipercolesterolemia, ocorre quando o lipídio está concentrado no sangue, marcando níveis iguais ou superiores a 200 mg / dl.

Esta substância lipídica ocorre naturalmente no fígado, mas também ] é obtido a partir de alguns alimentos que o contêm em abundância

.

É parte de todas as membranas celulares e, em certa quantidade, é usado para a síntese de alguns hormonas, a absorção de vitamina D e a formação de sais biliares. De acordo com a sua composição, é classificado em:

  • lipoproteína de alta densidade (HDL) ou colesterol "bom"
  • lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou colesterol "ruim"
  • colesterol total (todos os cholesterols combinados) [19659014] Apesar de ser uma substância tão importante no corpo, seus níveis excessivos têm grandes consequências para a saúde, principalmente porque tende a formar placas que entopem as artérias . Sua falta de controle aumenta o risco de doenças cardiovasculares graves, incluindo ataques cardíacos, derrames e angina.

    Além disso, compromete a longo prazo as funções de outros órgãos vitais como é o caso de fígado e rim.

    Leia também: 7 remédios caseiros para expelir pedras dos rins

    Sintomas de colesterol alto

    Muitos pacientes têm problemas para controlar o colesterol alto porque não conseguem detecção oportuna devido à falta de sintomas Estes, em geral, se manifestam quando a doença progride para outro nível de severidade .

    Os mais comuns são:

    • Sensação de peso abdominal
    • Gases e mau hálito
    • dor
    • dor de cabeça
    • dores de cabeça e enxaquecas
    • alergias de pele
    • digestão lenta
    • perda de equilíbrio e tonturas
    • visão turva
    • sensação de fadiga

    as melhores táticas naturais para controle de colesterol alto

    Muitos casos de hipercolesterolemia são de origem genética e requerem cuidados médicos e farmacológicos para reduzir o risco de complicações.

    No entanto, os casos mais leves, que são os derivados do estilo de vida, pode ser controlado pela adoção de alguns hábitos saudáveis ​​.

    1. Exercício físico

     O exercício físico é bom para controlar o colesterol.

    O exercício físico é um dos melhores aliados para controlar o colesterol alto. Graças a isso, as gorduras nocivas se decompõem mais facilmente e, por sua vez, aumentam a síntese de gorduras boas .

    Por outro lado, vale a pena notar que é uma atividade essencial para evitar o excesso de peso e Obesidade, distúrbios intimamente relacionados com este problema

    2. Consuma ácidos graxos ômega 3

    Os ácidos graxos ômega 3 estão em muitos alimentos que são benéficos para a saúde cardiovascular, como peixes, sementes ou nozes, entre outros

    Sua assimilação no organismo aumenta a presença de lípidos que limpam as artérias e, por isso, favorecem a redução do colesterol elevado.

    3. Aumentar proteínas vegetais

     Soja

    As proteínas não devem faltar em nenhuma dieta; este macronutriente intervém em muitos processos do organismo que são determinantes para ter uma boa qualidade de vida.

    A desvantagem é que muitas de suas fontes são de origem animal e contêm muito colesterol. Para isso, devemos procurar por alimentos vegetais que também contribuam.

    Algumas opções recomendadas são:

    • Soja e derivados
    • Lentilhas
    • Feijão
    • Nozes
    • Rice [19659012] Algas Spirulina
    • Maca
    • Ervilhas

    Visite este artigo: 4 propriedades de lentilhas vermelhas para a saúde

    4. Garantir a dose de fibra

    Alimentos ricos em fibras, como cereais integrais e vegetais, são essenciais para o controle do colesterol a partir da dieta.

    Fibras solúveis especificamente ajudam a reduzir a absorção do colesterol. colesterol no intestino, impedindo que ele seja reabsorvido no sangue

    Outros alimentos que contribuem com ele são:

    • Sementes e nozes
    • Pulsos e grãos
    • Algas
    • Tubers

    5 Evitar o tabagismo

     Não fumar

    Os usuários de tabaco têm mais dificuldade em controlar o colesterol alto do que aqueles que evitam esse hábito a todo custo.

    Este inimigo da saúde se concentra em torno de 19 substâncias químicas que interferem de várias maneiras nas funções vitais do corpo.

    Seu consumo excessivo compromete a saúde circulatória e acelera a deterioração arterial causada pelo acúmulo desse lipídeo . Você foi diagnosticado com colesterol alto ou tem fatores de risco? Tenha cuidado! Tente seguir estas recomendações simples para evitar doenças mais graves.

Comentarios

comentarios