Não conseguir controlar a ansiedade de comer é um dos grandes obstáculos de quem segue uma dieta para perder peso. Apesar de melhorar a qualidade das principais refeições ajuda muito a atingir o objetivo, comer mal entre as horas evita ver resultados visíveis.

O problema é que poucos dão importância a esta situação e ignoram essa constante "pecking" adicione calorias. Além disso, muitos são "auto-enganados" e pensam que só é necessário comer mais vegetais para melhorar a dieta

.

Como consequência, o metabolismo diminui e o corpo diminui sua capacidade de se livrar do excesso de gordura. Inclusive, pode levar a estados de depressão e frustração, uma vez que outros esforços para perder peso são em vão. Como parar este problema?

Dicas para controlar a ansiedade para comer

A ansiedade por comida está ligada a muitos fatores físicos, ambientais e psicológicos. A maior parte do tempo tem sua origem na falta de autoestima, porque, de alguma forma, a pessoa cobre suas lacunas com o bem-estar proporcionado pela comida .

Portanto, antes de tentar aplicar estratégias para controlar a ansiedade de comer, seria bom analisar como é a autoestima e a saúde emocional. Se há algo que nos impede de sermos felizes, será mais difícil combatê-lo efetivamente.

Agora, o conselho que compartilhamos abaixo tem uma função dupla; primeiro, ajuda a manter a saciedade por mais tempo, evitando compulsivamente . Por outro lado, promovem bem-estar geral e, portanto, são eficazes quando existem fatores mentais que afetam. Coloque-os em prática!

1. Faça cinco refeições por dia

A maioria dos planos de alimentação saudável sugere a ingestão de cinco a seis refeições por dia, com o objetivo de manter um peso estável. Embora isso possa parecer comer mais, é realmente uma tática eficaz para apoiar o metabolismo e controlar a ansiedade.

Realizar uma pequena refeição a cada 3 a 4 horas estabiliza a glicose e diminui o desejo de comer mais do que deveria. Além disso, otimiza o processo de digestão e ajuda a manter um ótimo desempenho físico e mental .

Você sabia? Diferenças entre fome física e ansiedade. Descubra-os!

2. Beba bastante líquido

Tanto a água quanto o chá e os caldos podem ser ótimos aliados para controlar a ansiedade de comer. Estas opções não só mantêm o corpo hidratado, mas também impulsionam o metabolismo e o processo de desintoxicação do corpo

. Graças a estas qualidades, permitem aumentar a perda de peso e a saúde digestiva. De fato, elas são fundamentais para manter uma boa saúde circulatória e afetar a proteção da massa muscular.

Adicione mais fibras na dieta

Alimentos ricos em fibras contêm carboidratos complexos que servem como a principal fonte de energia para o organismo . No entanto, uma de suas principais virtudes na dieta é a sua capacidade de lidar com esse desejo insaciável de comer.

Como prolongam a sensação de saciedade entre uma refeição e outra, evitam tomar calorias extras. De passagem, favorecem a quebra do colesterol ruim (LDL) e previnem problemas digestivos como a constipação . Algumas opções são:

  • Grãos inteiros
  • Nozes e sementes
  • Verduras e legumes
  • Frutas com casca
  • Leite de plantas

4. Tomando fontes de triptofano

O triptofano desempenha um papel importante nos planos para controlar a ansiedade alimentar. Este aminoácido essencial participa de ciclos metabólicos complexos que, posteriormente, o transformam em serotonina.

Portanto, depois de ser assimilado pelo organismo, afeta o controle do apetite e da ansiedade. Em geral, melhora o humor e diminui os comportamentos depressivos .

  • Proteínas de origem animal (carne, peixe ou ovos)
  • Produtos lácteos
  • Bananas
  • Abacaxi
  • Nozes

Ler este artigo: Os benefícios saudáveis ​​de se comer Lentamente: Coloque em prática!

5. Coma devagar e mastigue bem

Nestes tempos onde tudo é feito com pressa, muitos ignoram o hábito de comer devagar e sem distrações . Portanto, depois de terminar um prato com as quantidades certas, a fome retorna mais cedo do que o esperado.

Isso impede que o cérebro ative sinais de saciedade no tempo e também afeta o processo de digestão. Como a pessoa não mastiga bem, o estômago fica sobrecarregado e a comida demora mais para ser processada.

Então, para controlar a ansiedade de comer é conveniente:

  • Respire um pouco antes começar cada prato
  • Olhe para os alimentos para estar ciente do que vai ser tomado
  • Coma devagar e mastigue bem
  • Deixe cair os talheres entre as mordidas

Sua dieta está falhando por causa da ansiedade? Você sente fome continuamente? Em seguida, coloque todos esses truques em prática . Embora sejam medidas básicas para a dieta, elas ajudam a acabar com esse problema.

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