Substituir o açúcar refinado tornou-se uma necessidade para aqueles que querem manter uma dieta saudável. Embora esse ingrediente tenha sido parte da dieta por centenas de anos, hoje muitos preferem evitá-lo por causa dos efeitos negativos que causa à saúde.

Seu consumo excessivo é um dos fatores ligados ao desenvolvimento de doenças metabólicas e coronarianas. Além disso, pode dificultar a absorção de nutrientes, como vitaminas A e C, ambos necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Felizmente, existem vários adoçantes naturais que podem ser adicionados em receitas a seguir desfrutar desse sabor doce sem expor a saúde. Nesta ocasião, queremos compartilhar os melhores 8 para que você não hesite em usá-los como uma alternativa em seus preparativos favoritos.

Adoçantes para substituir o açúcar refinado em suas receitas

Para melhorar a saúde e perder peso, milhões de pessoas tomaram a decisão de substituir o açúcar refinado. Embora seja um alimento amplamente utilizado na gastronomia, há alguns anos é aconselhável limitar seu consumo para evitar doenças .

De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que a ingestão diária de O açúcar deve estar entre 5 e 10% do total de calorias consumidas. Portanto, é conveniente conhecer os adoçantes naturais que podem ser usados ​​como um substituto . Experimente!

1. Mel de Arroz

Mel de arroz é um adoçante obtido a partir de arroz de grão integral. Tem um sabor doce e o seu teor de amido dá-lhe uma consistência de gel semelhante ao mel, mas mais escura. Além disso, não produz elevações súbitas nos níveis de glicose no sangue .

É freqüentemente usado como conservante natural para frutas, nozes e grãos de cereais. Devido a sua assimilação no organismo, fornece energia gradualmente e facilita o trabalho metabólico

.

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2. Melaço

O melaço é um ingrediente utilizado para substituir o açúcar refinado em receitas como pães, biscoitos e doces em geral. No entanto, devido à sua cor escura, geralmente modifica a aparência dessas preparações de uma forma não muito agradável .

É obtido da cana-de-açúcar e não é adequado para pessoas com pré-diabetes ou diabetes. Embora deva ser tomado moderadamente, é uma fonte de cálcio, ferro, potássio e doses mínimas de fibra .

3. Estévia à terra

Este adoçante natural é extraído de uma planta conhecida como Stevia rebaudiana. Caracteriza-se pelo seu forte sabor doce e baixo teor calórico. Devido à sua contribuição de nutrientes e assimilação, é uma boa opção para diabéticos .

  • Está atualmente disponível no mercado em forma líquida, comprimidos e pó. Você também pode comprar suas folhas secas em lojas de ervas.

4. Xarope de agave

O xarope de agave é um produto popular na América do Norte e na América Central. Por alguns anos, tem sido uma das alternativas mais populares para substituir o açúcar refinado em receitas como sobremesas e produtos de panificação.

Sua consistência é semelhante ao mel e seu índice glicêmico é de apenas 30. Ou seja, contém menos da metade do açúcar tradicional. Portanto, não produz altos picos de açúcar e é uma boa opção para energizar o corpo

. Açúcar de coco

Este delicioso produto natural tem sido usado há muitas décadas na cozinha asiática tradicional. No entanto, algum tempo atrás, chegou aos países ocidentais para se tornar um dos adoçantes para substituir o açúcar refinado.

Tem um índice glicêmico de apenas 35 e, portanto, não causa fora de controle níveis de açúcar no sangue. Além disso, contém uma quantidade significativa de minerais essenciais e vitamina C.

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6. Mel de abelhas

Sem dúvida, o mel orgânico é uma das melhores opções para deixar de usar açúcar convencional. Ela foi valorizada desde a antiguidade por seu alto valor energético, além de suas vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas.

Embora sua ingestão de calorias seja levemente alta, é uma excelente opção para adoçar receitas sem alterar o metabolismo. Também tem múltiplas aplicações medicinais, pois age como um antibiótico natural e fortalece as defesas.

Nota: Embora todos os adoçantes mencionados sejam bons para substituir o açúcar refinado, seu consumo deve ser moderado.

Você se atreve a experimentar estes adoçantes naturais? Escolha o que chamar sua atenção e aprecie receitas mais saudáveis ​​e de menor caloria. Finalmente, não se esqueça de verificar os rótulos de seus produtos alimentares, pois muitos contêm muito açúcar.

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