Numerosos estudos sobre o açúcar e seus efeitos na saúde levaram à busca de novas maneiras de adoçar nossa dieta sem recorrer ao açúcar branco. Aqui estamos falando de 6 adoçantes naturais que limitam o consumo de açúcar.

Para reduzir o consumo de açúcar, pode ser uma boa idéia recorrer a algumas das alternativas doces que encontramos no mercado. Do mel à estévia, a oferta de substitutos do açúcar que afirmam ser saudáveis ​​geralmente é bastante ampla.

Por que gostamos tanto do sabor doce?

Segundo a OMS, consumo de açúcar não deve exceder 10% do total de ingestão calórica, devido aos seus efeitos nocivos derivados do consumo abusivo. Além disso, fornece calorias vazias que promovem ganho de peso e gordura corporal e aumenta o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Gostamos do sabor adocicado do açúcar porque nos dá uma sensação de prazer. Seu consumo estimula a produção de dopamina, que nos faz sentir prazer e é esse prazer que nos faz cada vez mais precisar comer mais, já que nosso cérebro se torna menos sensível a esse hormônio.

O açúcar tem um efeito direto no sistema de recompensa do organismo, proporcionando prazer e favorecendo o seu consumo abusivo.

Da mesma forma, o açúcar ativa o centro de recompensa do cérebro, então É muito viciante. Levando em conta todos os itens acima, a primeira coisa a fazer é reeducar o paladar para os sabores doces presentes na natureza.

O ideal é reduzir a quantidade de açúcar que uma pessoa precisa adoçar o chá o iogurte ou as sobremesas, como o apetite está sendo educado. Enquanto atingimos esse objetivo, podemos buscar soluções mais naturais que descrevemos abaixo.

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Edulcorantes naturais para limitar o consumo de açúcar

1. Stevia

Esta planta doce, originária da América do Sul e muito famosa no Japão, é um dos edulcorantes naturais mais potentes. Ao contrário do açúcar branco, a estévia não contém calorias e é adequada para diabéticos, uma vez que não produz picos tão altos de glicose no sangue.

Ao escolher a estévia, recomendamos que você escolhe a estévia pura e não os adoçantes à base de estévia, já que alguns dos encontrados nos supermercados são uma mistura de adoçantes artificiais com extrato purificado de estévia.

Limitando o consumo de açúcar com mel

 Mel de abelha
Além de adoçante, o mel tem geléia real, que tem efeitos positivos sobre o sistema imunológico na prevenção de doenças infecciosas.

do açúcar não é que ele engorda, mas não lhe dá nada mais do que calorias vazias, nesse caso o mel é o melhor adoçante natural para você. O mel, além de adoçar, é considerado um alimento funcional porque nos fornece vitaminas, minerais e aminoácidos, bem como propriedades antibióticas e bactericidas.

Então, se você se atreve a tomar mel, você o adicionará ao seu Nutre nutrientes essenciais com poucas calorias. É claro que, para garantir que ele contenha suas propriedades intactas, escolha méis orgânicos que não são refinados.

3. O melaço de bétula (xilitol)

Sua particularidade é que ele não produz picos de insulina, por isso manterá os níveis de açúcar estáveis. Isso faz com que seja o açúcar ideal para diabéticos e controlar o peso, uma vez que evitará a sensação de fome que ocorre quando a insulina é perturbada.

Também, se você costuma sofrer de

. cárie, é muito aconselhável que você opte por este tipo de açúcar, pois ajuda a manter as bactérias afastadas, impedindo-as de picar os dentes.

4. O xarope de agape

 Xarope de agave
Este adoçante natural tem uma consistência e sabor semelhantes aos do mel.

É produzido a partir do suco de uma planta no México. Este adoçante tem gosto de mel, mas tem uma consistência mais clara. Ao contrário do açúcar normal, o xarope de agave contém nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. Este substituto do açúcar é mais líquido que o mel, por isso se dissolve melhor em alimentos e bebidas.

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5. Panela para limitar o consumo de açúcar

Este produto é preparado a partir do xarope de cana-de-açúcar. É embebido, cozido e moldado e seco, antes de purificá-lo para transformá-lo em açúcar mascavo. Além disso, não sofre nenhum processo químico de refinamento

Ao contrário do açúcar (que consiste principalmente de sacarose) possui glicose, frutose, proteínas, minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, C, D, E, grupo B). Portanto, é considerada uma opção melhor que o açúcar, porque fornece menos calorias que o açúcar refinado.

Entre seus benefícios, fortalece o sistema imunológico e o sistema ósseo ajuda a regular a frequência cardíaca e a transmissão do impulso nervoso e muscular

6. Açúcar de coco

Apesar de seu nome, este açúcar não é extraído da fruta, mas da seiva de sua flor que é aquecida até que toda a água se evapore. Através deste processo de produção é conseguido que mantém algumas das suas propriedades.

Assim, o açúcar de coco nos dá minerais como ferro, potássio e zinco, polifenóis, antioxidantes e aminoácidos em pequenas quantidades. Além disso, por ter um índice glicêmico relativamente baixo para ser um adoçante, não produz aumentos súbitos de açúcar no sangue.

Esses adoçantes podem ser mais saudáveis ​​e mais naturais que o açúcar. No entanto, recomendamos que você use estes substitutos com moderação.

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