O cérebro é indubitavelmente nosso órgão mais valioso e importante, já que atua como diretor do nosso corpo. Raciocinamos, pensamos, falamos, nos movemos e, em suma, vivemos graças a ele. Portanto, para que seu cérebro permaneça saudável, forte e lúcido, recomendamos uma lista dos melhores alimentos para a saúde do seu cérebro.

O cérebro é o órgão que nos permite sentir e estar cientes de que estamos vivos. Portanto, a maneira como cuidamos disso determinará nossa qualidade de vida. Este órgão vital precisa de alimentos e hábitos saudáveis ​​por isso nem todos os alimentos são igualmente benéficos para a saúde do cérebro.

Por que é importante manter uma boa saúde cerebral?

Está clinicamente provado que as pessoas que permanecem fisicamente e intelectualmente ativas têm uma melhor qualidade de vida são mais independentes, têm mais iniciativa e se relacionam melhor. Como se fosse um músculo, o cérebro também se atrofia.

Assim como temos que exercitar nosso corpo para manter os músculos em forma, também precisamos exercitar o cérebro. Além do exercício, a nutrição também desempenha um papel muito importante no cuidado do cérebro.

Alimentos com benefícios para a saúde do seu cérebro

1. Cranberries

Cranberries contêm antioxidantes que contribuem para retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

Os frutos vermelhos e roxos são uma fonte importante de polifenóis substâncias que ajudam a combater o stress oxidativo Cranberries, portanto, ajudam a prevenir ou retardar doenças degenerativas do cérebro, como a doença de Alzheimer.

A vitamina C presente nessas bagas também tem a capacidade de reduzir os níveis lipídicos e otimizar o funcionamento dos neurônios.

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2. Brócolis

O brócolis é a estrela da vitamina K, juntamente com couves de Bruxelas e vegetais de folhas verdes. Em alguns estudos, produziu resultados muito positivos, não apenas em seu bem conhecido papel e na coagulação sangüínea mas também em tratamentos para a doença de Alzheimer.

Pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá, mostrou que os idosos que tinham mais presença de vitamina K1 elaboraram melhores discursos, progrediram em sua expressão verbal e tiveram maior retenção de informação.

3. Peixes azuis e a saúde do cérebro

 Peixes azuis
O peixe azul é rico em ácidos graxos essenciais e neuroprotetor, contribuindo para a proteção do sistema nervoso.

Salmão, atum, cavala ou sardinha São alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, essenciais para as funções neuronais. Esses nutrientes também são eficazes em retardar a progressão do comprometimento cognitivo leve e podem ajudar a prevenir doenças como Alzheimer ou Parkinson.

4. Gema de ovo

A gema contém colina, um nutriente que pertence ao grupo das vitaminas B e que fortalece a ligação nervosa dos neurônios. Os alimentos que contêm mais colina são os ovos, carne vermelha, amendoim, frango, bacalhau, leite, couve de Bruxelas, alho, entre outros.

Segundo alguns estudos, o aumento de a ingestão dietética de colina pode produzir melhorias no desempenho cognitivo e também proteger contra a perda de memória da mesma maneira.

Oatmeal

 Spoon de aveia
Ao melhorar o perfil lipídico e glicêmico, o cérebro estará em melhor estado de saúde.

Outro alimento que não deve faltar em nossa lista de compras. Tomado no café da manhã, aveia ajuda a controlar o açúcar no sangue e colesterol dois parâmetros fundamentais para a saúde do cérebro

Além disso, este é um bom equilibrador do nosso sistema nervoso porque, além de ter vitamina B1, tem propriedades que favorecem a concentração e o desempenho intelectual. Como se isso não bastasse, também tem propriedades ansiolíticas e é perfeito para combater o estresse.

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6. Chocolate preto para a saúde do cérebro

O cacau apresenta um alto teor de flavonóides, um composto natural com efeitos antioxidantes e neuroprotetores que melhora o desempenho cognitivo e diminui o risco de demência. Além disso, o cacau contém substâncias estimulantes, como cafeína e teobromina, que favorecem a concentração.

Por outro lado, estudos científicos mostraram que o chocolate amargo protege o cérebro de inflamações prejudiciais e os efeitos neurodegenerativos da contaminação tóxica do cérebro. ar, que também afeta a função intestinal, coração e pulmões

Chocolate, como qualquer outro alimento, deve ser consumido de forma equilibrada, uma vez que em excesso será prejudicial. Sempre que possível, garanta que o consumo seja o mais escuro possível ou o chocolate mais escuro para evitar que suas propriedades sejam alteradas.

Esperamos que você seja incentivado a incluir esses alimentos que beneficiam sua saúde. Cérebro, além disso recomendamos que você faça exercícios que melhorem o seu cérebro para que ele permaneça lúcido e ativo apesar da passagem do tempo.

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