Certamente, quando dizem que você tem um baixo teor de potássio, ou precisa ingeri-lo em maior quantidade, a primeira coisa que você pensa é que deve comer mais bananas. Bem, temos ótimas notícias, alimentos que contêm mais potássio do que bananas, então você não terá que comer sempre o mesmo.

O potássio é um mineral que está nas células e que o O corpo precisa funcionar normalmente. Ajuda os músculos, o sistema nervoso e também ajuda o coração a ter um ritmo cardíaco saudável. Em adultos mais velhos, ela fortalece os ossos.

Por que o potássio é importante na dieta?

O potássio desempenha várias funções vitais para o corpo. Talvez o mais importante seja ajudar a regular a presença de sal no corpo. Também desempenha um fator fundamental na recuperação muscular de atletas. É por isso que muitos ingerem bananas quando terminam de se exercitar.

Sendo tão importante, você deve sempre ingerir a quantidade diária de potássio que o corpo necessita, já que uma queda nesse mineral também leva a complicações de saúde que só iria piorar o nosso estilo de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o corpo precisa de 3100 mg de potássio por dia para que ele possa funcionar perfeitamente. ] O que acontece se houver uma deficiência desse mineral?

A descompensação nos níveis de potássio pode afetar o sistema nervoso, além de interromper a comunicação com as células musculares do sistema digestivo, do coração e de outros músculos.

A maior parte do potássio no corpo é encontrada nas células. Portanto, deficiência de potássio ou hipocalemia pode ter consequências em grande escala. Alguns sintomas da falta deste mineral, podem incluir:

  • Cansaço e fraqueza
  • Batimentos cardíacos irregulares
  • Hipertensão
  • Cólicas

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Alimentos com mais potássio que bananas

1. A batata doce

A batata doce fornece 542 miligramas de potássio por 100 gramas. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, que é um nutriente essencial para fortalecer as defesas, construir ossos e dentes e realizar uma boa digestão. Como se isso não bastasse, a batata doce também contém quantidades significativas de ferro e magnésio. Como você pode ver, a batata-doce é um superalimento

2. Vegetais de folhas verdes

Os vegetais verdes são uma fonte significativa de potássio. Além disso, eles fornecem outros nutrientes importantes, como a fibra, que ajuda a melhorar a digestão.

Acelga suíça é um dos vegetais sazonais que para cada 100 gramas, oferece 380 mg de potássio, um pouco mais do que a banana que fornece 370 mg na mesma quantidade de comida. Podemos usá-lo em uma variedade de preparações e podemos facilmente ingerir uma porção de 200 gramas de acelga para adicionar mais desse mineral à dieta.

Por outro lado, o espinafre contém cerca de 560 mg de potássio também é uma alta fonte de ferro e clorofila que mantém o sistema imunológico elevado. O espinafre é um dos vegetais mais poderosos que existem. Comê-lo regularmente fará seu sistema imunológico sempre alto. Você pode fazer saladas, massas, cremes e muitas combinações com outros vegetais.

3. Abacate

Este alimento fornece 487 mg de potássio por 100 gramas. Além disso, é uma ótima fonte de gorduras saudáveis. Esta qualidade faz com que seja um alimento ideal para preservar a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer (19459003). Então, quando você tiver uma chance, aproveite esta fruta em suas saladas ou prepare uma deliciosa guacamole.

4. Iogurte

Quebre a monotonia de suas manhãs com um bom copo de iogurte. Isso lhe dará 579 mg de potássio. Por outro lado, o consumo de iogurte é recomendado para favorecendo a digestão e prevenindo o mau hálito . Graças a ele, você pode ter ossos mais fortes e ser mais resistente a qualquer tipo de doença.

 iogurte light
O iogurte é um alimento que fornece quantidades significativas de potássio. Além disso, é recomendado como complemento para melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

5. Frijoles

Feijão branco também tem muito potássio. Eles têm 400 mg de potássio em seu conteúdo . Eles desfrutam de um ótimo sabor e você pode combiná-lo com vários alimentos. Ideal para o almoço, desde que você irá garantir uma boa ingestão de vitaminas

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6. Salmon

O peixe tem uma boa concentração de potássio, mas o salmão se destaca dos demais. Com cerca de 460 mg no seu conteúdo . Baixo teor de gordura e rica em ômega 3 é ideal para o almoço ou jantar

Como podemos ver, para alcançar a ingestão recomendada de 3100 mg de potássio por dia, não podemos apenas recorrer a banana mas também Há muito mais alimentos que oferecem o mineral. Você já tentou? Vá em frente e aumente seu consumo em sua dieta

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