A nutrição adequada e equilibrada, que é a chave para a saúde, juntamente com um bom estilo de vida, é de grande importância, especialmente na meia-idade e na velhice. Aqui estão 6 nutrientes essenciais presentes em alimentos que não devem faltar após os 35 anos. mais do que pensamos, em qualquer idade, mas sobretudo depois de superada a barreira dos 40 anos. Alguns vão começar a notar uma certa diminuição aos 35 e outros depois dos 45, para cada pessoa pode ser diferente. perder quilos extras, à medida que nossa pele se torna mais dura e menos elástica, à medida que nossas digestões começam a se tornar mais pesadas.

Mas devemos não apenas controlar o que comemos e as quantidades e combinações, mas também garantir o mais saudável e nutritivo possível. Claro, nem tudo na vida são macronutrientes. Existe vida além das proteínas, gorduras e carboidratos. Portanto, o carrinho de compras deve ser preenchido com toda a variedade.

Estamos falando, é claro, de vitaminas e minerais. Mas, ao mesmo tempo, também devemos consumir antioxidantes, aminoácidos e uma série de nutrientes que previnem ou pelo menos criam uma certa barreira contra doenças e nos protegem por dentro. se você está perto dos 40 anos

A partir dos quarenta anos, alguns problemas de saúde o assombram. Hipertensão, sobrepeso, diabetes, osteoporose, artrite, câncer, entre outros. Portanto, devemos controlar o que comemos e garantir que nossa alimentação atue como elemento protetor e nunca como agressor.

1. Azeite virgem extra

O nosso 'ouro líquido', que é o pilar da dieta mediterrânica, deve ser consumido regularmente. Sim, é gorduroso, mas se consumido em quantidades razoáveis, é um bom óleo para a saúde do coração. Estima-se que a quantidade saudável não ultrapasse 40 gramas (cerca de 37 mililitros) por dia, o que equivale a cerca de quatro colheres de sopa.

Segundo estudos, o consumo de azeite reduz o risco de diabetes e hipertensão, e também tem a ver com a saúde sexual.

O azeite também está associado a uma menor deterioração cognitiva graças à presença de antioxidantes como polifenóis, além de reduzir o risco de depressão e doenças cardíacas.

2. Repolho, repolho e couve

Especialistas classificaram o repolho como um superalimento nos últimos anos. É rico em cálcio e também no famoso ácido graxo ômega-3. Além de tudo isso, eles contêm muita vitamina K, que é benéfica para a coagulação do sangue e fixação do cálcio nos ossos, por isso as mulheres com osteoporose não deve ignorá-lo. E eles também são ricos em betacaroteno, um antioxidante que não só protege a visão, mas também fortalece o sistema imunológico.

Nutrientes e propriedades benéficas são melhor preservados se comermos o repolho o mais cru possível, ou se refogarmos ou fritarmos Nós fervemos um pouco.

3. Salmão

Uma fonte de proteína facilmente digerível com alto valor nutricional, o salmão também é uma ótima fonte de ácidos graxos ômega-3. É muito importante para a saúde cardiovascular.

Para isso, o salmão criado em mar aberto deve ser consumido porque seu sabor é mais leve, suas gorduras são mais naturais e sua versatilidade gastronômica permite que seja usado na cozinha, na grelha ou em saladas.

Também é rico em ferro, zinco, outro antioxidante importante, e vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio e fortalece os dentes e os ossos.

4. Nozes

Nozes, avelãs, amêndoas, castanhas de caju ou pistaches são nozes saudáveis ​​e devem fazer parte da dieta. No entanto, para serem realmente saudáveis, todos devem ser consumidos crus e sem sal.

Claro, a quantidade também deve ser ajustada. Para obter gorduras insaturadas, apenas um punhado (cerca de 25 gramas) por dia nos fornece a quantidade diária recomendada de ômega-3 (1,6 gramas para homens, 1,1 gramas para mulheres).

Além disso, as nozes são ricas em antioxidantes e Vitaminas do complexo B, como B1 (tiamina) e B6 (piridoxina), sendo a primeira necessária para obter energia e a segunda para estabilizar os níveis de açúcar no sangue. É um ótimo alimento no combate ao diabetes.

5. Tomate

É melhor na época, mas outro alimento que não deve faltar nas nossas mesas ao longo do ano é o tomate. Claro que não importa a idade, mas o tomate é importante para a saúde do coração, principalmente depois dos 40 anos.

Sua cor indica que é rico em betacaroteno, cujo antioxidante é parte essencial do licopeno. Sua presença está ligada a um menor risco de câncer, em particular câncer de próstata.

É um produto rico em vitamina C e também diurético graças ao seu alto teor de água. Portanto, pessoas com problemas de retenção de líquidos podem contar com ela.

Também é rica em vitamina A, especialmente necessária para reduzir problemas oculares irreversíveis a partir de certa idade.

6. Brócolis

Não existe brócolis ruim, existe brócolis mal cozido. É possível fazer brócolis, que não é um sabor muito popular, mais delicioso. Basta cozinhá-lo no vapor ou fervê-lo rapidamente para que não amoleça demais, ficará bem saboroso.

Além do sabor, contém um reduto de fibras que permite melhorar o trânsito intestinal e, sobretudo saturar nosso corpo com uma alta dose de ferro.

Também é uma boa ajuda contra o câncer, pois contém glucosinolatos, muito comuns em vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, repolho, brócolis…).

Este é um dos os principais alimentos que não devem faltar na sua dieta.

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