1. Conecte

Reserve um momento para refletir e se conectar com suas emoções. Dessa forma, você aprenderá a tomar consciência das sensações do corpo antes de comer .

Você realmente sente fome física ? Se a resposta for não, o que o leva a comer é que você se sente mal, entediado ou com raiva, é melhor não fazê-lo e bebe um copo de água lentamente .

2. Coma com prazer

Ao comer, apenas coma e aproveite cada mordida (como é o sabor?). Essa autoconsciência o levará a não agir por impulsos. Desligue os dispositivos eletrônicos e organize tudo o que você precisa para evitar levantar-se sobre a mesa.

Focalize por pelo menos 20 minutos apenas nos pratos que você cozinhou. Se puder, decore a mesa com flores e velas. Um ambiente silencioso proporciona serenidade e tranquilidade .

Um jornal em que você anota todos os menus e como se sente a todo momento pode ser muito útil.

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3. Saboreie

Aproveite cada refeição ao máximo. Tente alterar os talheres com os pauzinhos que diminuem a ingestão e forçam a seleção de porções menores.

Preste atenção às sensações ao segurar a comida com os pauzinhos, levando-a à boca. Entre as mordidas, você pode deixar os talheres na mesa . Tê-lo sempre à mão predispõe a perfurar rapidamente novamente.

4. Prática

Se você não puder fazer pelo menos uma refeição por dia, de acordo com os princípios de mindfulness tente tentar todas as semanas. Se isso lhe custar no começo, seja paciente consigo mesmo generoso e tolerante, mas insista.

5. Exercício

Prepare sua mente para enfrentar suas emoções antes das refeições. O exercício ajuda a relaxar a mente . E tente dormir o suficiente, pois um sono reparador reduz os níveis de cortisol um hormônio relacionado ao estresse e ansiedade .

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6. Como se fosse a primeira vez

Um exercício que ajuda a treinar uma atitude em relação à comida como em outras situações da vida, consiste em tomar um punhado de passas e colocá-las no palma da mão, como se fosse a primeira vez que as vimos.

Escolhemos uma em particular e por cinco minutos observamos sua aparência: cor, forma … Em seguida, a pegamos entre os dedos para tocá-la, cheirar e depois sinta isso com seus lábios. Tentamos determinar se é áspero, macio, pesado, leve …

Então fechamos os olhos, levamos à boca mastigando pouco a pouco para deliciar-nos com seus diferentes sabores. Finalmente, comemos, cientes de todas as sensações que desfrutamos lentamente.

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Alimentos puros para começar a praticar

Não é necessário ser um ótimo cozinheiro ou um gourmet para descobrir o prazer que eles proporcionam.

1. Os sabores da água

Cada água é diferente: doce, amarga, ácida … descobrir suas nuances é um exercício paciente, mas gratificante.

2. Uma única data

Diz-se que um beduíno no deserto resiste a três dias com uma data . O primeiro come a pele, o segundo a carne e o terceiro o osso.

3. Sementes germinadas

Surtos de saúde são um dos poucos alimentos que ingerimos quando ainda estão vivos e ainda crescem na boca.

4. A essência da romã

Descasque-a e descubra suas pequenas sementes e depois as coloque, uma a uma, delicadamente entre os dentes.

5. O aroma do pão

Delicie-se com o aroma que emite o pão . Respire fundo e tome alguns segundos antes de tentar.

    
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