Todas as pessoas estão estressadas, é uma característica comum em seres humanos. No entanto, existem várias alternativas saudáveis ​​para superar o estresse, e o exercício é um deles.

Em teoria, qualquer tipo de exercício físico pode trabalhar para combater o estresse . Não importa se é um atleta ou um indivíduo fora de forma. A atividade física tem diferentes níveis de intensidade, e as pessoas podem trabalhar de acordo com o alcance em que se encontram.

O exercício deve fazer parte das rotinas para relaxar . Dito isto, apresentamos algumas atividades físicas muito eficazes. Atenção: é importante não exigir o corpo em excesso. Portanto, eles devem ser feitos sob o conselho de um especialista. No entanto, você deve primeiro entender o que é o estresse.

O que é o estresse?

O estresse é entendido como qualquer sensação de tensão física ou emocional . Vem de situações ou pensamentos pelos quais as pessoas se sentem nervosas, perturbadas ou frustradas. Da mesma forma, trata-se da reação do corpo a um desafio ou demanda. Em certas circunstâncias, há um estresse positivo; por exemplo: quando o corpo reage a um perigo

Diante de uma situação estressante, o corpo libera hormônios que colocam o cérebro em alerta, tensionam os músculos e aumentam o pulso . Esses sintomas permitem que o corpo enfrente a situação em questão e ajude a protegê-la. No entanto, o estresse constante é prejudicial à saúde.

Tipos de estresse

Em geral, o corpo tem dois tipos de estresse:

  • estresse agudo : Este é o que é sentido no curto prazo e desaparece rapidamente. Ele permite que o corpo controle situações perigosas ou estressantes. Ele também aparece em situações desconhecidas e excitantes. Todas as pessoas sentem isso em algum momento e é considerado uma resposta benéfica.
  • Stress crônico : Esta é uma emoção prolongada. Pode durar semanas ou meses, e as pessoas podem se acostumar a viver com isso, sem perceber que isso é um problema . Por exemplo, pode ocorrer quando há problemas frequentes em um relacionamento de amor ou trabalho. A menos que seja controlado, é um estresse patológico e prejudicial.

O estresse crônico persiste no corpo mesmo quando não está exposto ao elemento que o causa. Esta situação pode levar aos seguintes problemas:

  • Inconsistências menstruais
  • Hipertensão arterial
  • Problemas de pele (acne ou eczema)
  • Insuficiência cardíaca
  • Ansiedade ou depressão
  • Diabetes
  • Obesidade

Portanto, atividades que ajudam a superar o estresse e permitir que o corpo relaxe devem ser realizadas. O exercício físico reduz os níveis do hormônio do estresse no organismo que é conhecido como cortisol.

6 atividades esportivas para superar o estresse

Atividades esportivas permitem que o corpo produzir e liberar endorfinas, que ajudam a relaxar o corpo e a mente. Dessa forma você pode dormir melhor, limpar sua mente e ficar de bom humor. Tudo isso podemos conseguir graças aos exercícios para liberar o estresse. Nesse sentido, as seguintes 6 atividades exercitam o corpo e favorecem uma sensação de calma e bem-estar

. Yoga

 Casal fazendo yoga
Além de melhorar o corpo, o yoga ajuda a libertar a mente e reduzir o estresse.

O Yoga é uma prática muito popular de mente e corpo. Requer disciplina física e mental, e promove força muscular e flexibilidade . As poses precisam de controle mental e respiratório.

A prática da ioga ajuda a reduzir o estresse, a pressão sanguínea e a diminuir a freqüência cardíaca. Qualquer um pode praticar e se beneficiar desta atividade

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2. Taichi

Taichi é uma antiga arte marcial não competitiva. É popular por seus benefícios para a saúde e por ser um dos mais eficazes para a mente e o corpo. Existem muitos tipos. Este exercício liga os movimentos do corpo à respiração. Sua prática promove a força muscular, flexibilidade e ajuda a lidar com a dor .

3. Pilates

 Mulher esticando uma perna com a outra em uma bola de esportes
A oxigenação dos músculos ajuda a superar o estresse e as tensões acumuladas.

Este é um sistema de condicionamento físico projetado para fortalecer os músculos melhorar a postura, flexibilidade e consciência mental . Ajuda a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. Ele libera a tensão muscular, enquanto usa técnicas para levar oxigênio ao cérebro, o que promove calma e bem-estar, bem como disciplina. Jardinagem

Além de um passatempo agradável, também é um trabalho. Entre 30 e 45 minutos de jardinagem pode queimar entre 150 e 300 calorias. Por outro lado, um estudo holandês mostrou que as atividades de jardinagem podem promover o bom humor e ajudar a superar o estresse. Mesmo que não pareça um exercício, é importante se aquecer antes de começar.

5. Kick-boxing

Este é um exercício para queimar calorias e acelerar o metabolismo . O kick-boxing é uma mistura de artes marciais tradicionais e boxe. Pode ser praticado como um bom exercício ou para aprender defesa pessoal. Além de reduzir o estresse, ele fornece técnicas de respiração, fortalece a auto-estima e dá vitalidade.

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6. Dançando

Além de ser uma atividade divertida, dança libera o estresse e cria um ambiente divertido no qual a expressão e a criatividade são promovidas. A possibilidade de se expressar livremente em um ambiente seguro reforça a confiança. Da mesma forma, a dança funciona como um excelente benefício, com o qual você pode perder peso, construir músculos, fortalecer os ossos e cuidar da saúde cardiovascular.

Cada uma dessas atividades tem benefícios que você pode aproveitar para superar o estresse . Você pode escolher o que melhor se adapte à sua personalidade. Da mesma forma, é importante ter aconselhamento profissional, exercitar-se adequadamente e evitar lesões . Encontre o seu caminho pessoal para se livrar do estresse e desfrutar do seu dia a dia

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