Às vezes, realizamos tarefas que nos fazem ficar sentados por um longo tempo. Trabalhar no computador, estar em uma recepção ou assistir televisão, entre outros, são alguns deles. Isso não é bom para o nosso corpo e podemos ficar doentes ou sentir desconforto.

Se você passar muitas horas do dia sentado, é importante que você faça algumas previsões . Desta forma, você poderá desfrutar de uma vida saudável e evitar as consequências a longo prazo.

Que sofrimento podemos ter de ficar sentado por muito tempo?

1. Obesidade

A falta de atividade física promove ganho de peso . Quando você tem uma vida sedentária, a quantidade de calorias que você come é sempre maior do que a quantidade que você queima. Isso faz com que o aparecimento de gordura corporal

A obesidade também leva a outros problemas mais graves, como doenças cardiovasculares. Estas são as principais causas de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números indicam que em 2015 houve mais de 17 milhões de mortes.

Desvio da espinha

Estar muito tempo sentado enquanto adotamos má postura afeta nossa espinha. Se não estamos sentados corretamente, é comum vermos a conhecida escoliose ou o desvio da coluna vertebral.

No nível do colo do útero, nosso corpo sofre da base da cabeça . Por exemplo, isso acontece porque, quando usamos o computador, ele não está ao nível dos olhos, mas é muito menor. O que nos obriga a inclinar a cabeça e colocar muito esforço no colo do útero

. Rigidez muscular

Quando você se senta por muito tempo e esse mau hábito é repetido diariamente, o músculo pode se atrofiar . Isto é devido à falta de movimento nos músculos e articulações.

É, portanto, importante manter-se em movimento durante o seu dia de trabalho. Os músculos que ficam mais rígidos quando nos sentamos por muito tempo são os músculos do pescoço, ombros e costas.

Descoberta: Pausas ativas: um momento de vital importância

4. Má circulação nas pernas

Outra das complicações decorrentes de estar sentado durante muito tempo são problemas circulatórios. Manter as pernas em uma posição faz com que o sangue circule com dificuldade. Em casos graves, as veias podem ficar bloqueadas, o que é conhecido como trombose venosa.

A má circulação nas pernas promove o aparecimento de varizes . Da mesma forma provoca a retenção de líquido nas pernas e tornozelos. É por isso que é importante manter as extremidades inferiores em movimento e alterá-las com frequência com a posição

. Problemas de constipação

O trânsito intestinal também é afetado por ficar sentado por muito tempo. Manter-nos em movimento facilita a digestão . É por isso que é recomendável que, depois de comer, você permaneça ativo, sem que isso signifique muita agitação.

Por ter uma má digestão pode mudar o seu metabolismo. Isso causa constipação ou constipação. Se você tem dificuldade em ir ao banheiro regularmente, é melhor não ficar sentado por muito tempo para que seu problema não piore.

Problemas no pâncreas

Assim como a função do sistema digestivo é afetada na assimilação de alimentos, também ocorre na produção de hormônios. O principal responsável por essa tarefa é o pâncreas. A função pancreática falha especialmente na produção de insulina.

Os níveis desse hormônio aumentam quando temos uma vida sedentária e um metabolismo lento. A longo prazo, isso pode causar a condição de diabetes . A OMS estima que, em 2014, cerca de 422 milhões de pessoas sofreram desta doença.

O que pode ser feito para evitar essas conseqüências?

Muitas doenças e desconfortos podem ser evitados, e isso inclui aqueles causados ​​por estarem muito doentes. tempo sentado. Embora não seja necessário que você deixe algumas atividades de lado drasticamente, o importante é que você as alterne com o movimento.

Tudo vai depender da sua rotina diária . Se você é estudante, trabalha em um escritório, é taxista ou descansa, não se esqueça de praticar esses hábitos:

Descubra: 4 alongamentos que ajudarão você a corrigir sua postura

  • Se você trabalha a maior parte do tempo sentado, sempre executa pausas ativas. Você pode fazer isso a cada meia hora ou hora.
  • Depois de comer, não se sente, caminhe.
  • Faça alongamentos musculares e articulares regulares.
  • Exercite pelo menos quatro vezes por semana. não use um carro ou qualquer transporte para percorrer distâncias curtas, é melhor andar
  • Adote uma postura correta ao sentar-se
  • Se você ficar sentado por longos períodos em frente ao computador, tente sempre estar no mesmo nível do computador.
  • Quando você dirige seu carro por longas distâncias, pare de se alongar de vez em quando

Após essas recomendações simples, você se sentirá melhor e evitará desconforto. Leve em conta que, mesmo que você se exercite, é sempre necessário que você não esteja sentado por muito tempo .

No início você pode achar difícil fazer essas pausas, para ajudar a definir um alarme no seu telefone. O importante é que você se conscientize de sua postura e por quanto tempo ficará sentado para evitar conseqüências.

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