Certamente não pensamos muito em nossos joelhos até que dor, inflamação ou rigidez nos impeçam de nos mover como gostaríamos. Muitas pessoas acreditam que a deterioração dos joelhos é uma conseqüência inevitável do envelhecimento. No entanto, é possível ter joelhos tão jovens quanto você se sente, apesar do que o calendário diz e da passagem do tempo. A seguir, vemos as seis melhores dicas para cuidar de seus joelhos e evitar problemas.

Dicas para cuidar de seus joelhos

1.- Mantenha um peso saudável: para iniciar, lembre-se de que o joelho é uma articulação composta que une três ossos (o fêmur, a tíbia e a rótula), juntamente com seus ligamentos e partes moles.

Toda vez que damos um passo os joelhos absorvem uma pressão equivalente a uma vez e meia de peso corporal . Se o peso é excessivo, os ossos, músculos e ligamentos que formam o joelho se desgastam e enfraquecem. A cartilagem desaparece e os ossos se esfregam, causando dor, rigidez e inchaço. Outro motivo é que muitos problemas de impacto no joelho são causados ​​por dobras de gordura nas articulações. Adote uma dieta saudável e perca peso.

2.- Use o equipamento certo: Se você pratica esportes, seus joelhos ficam mais expostos a lesões ou desgaste que causa dor. Selecione os sapatos certos de acordo com o esporte que você pratica e seus objetivos esportivos. O uso de joelheiras é muito importante. Escolha o suporte adequado de acordo com sua condição física e as exigências que você coloca sobre os joelhos.

3.- Fortaleça os músculos: O aumento da força muscular do joelho ajuda a estabilizar as articulações. O fortalecimento inclui os músculos do quadril e central. Lembre-se de que antes de iniciar um programa de exercícios, você deve consultar seu médico. Por exemplo, agachamentos não devem ser muito pronunciados, para evitar o estresse no joelho.

Cuidados com os joelhos na vida cotidiana

Na realidade, devemos cuidar de nossos joelhos o tempo todo. É por isso que deixamos mais três dicas que ajudarão você a manter os joelhos saudáveis ​​por um longo tempo:

4.- Evite agachar-se por um longo tempo. Por exemplo, se você faz tarefas de jardinagem. Quando os joelhos permanecem dobrados por um longo tempo, a cartilagem macia dos meniscos pode ficar irritada. Use sapatos acolchoados e um banco baixo para sentar.

5.- Evite atividades de alto impacto nos joelhos como pular ou correr. Em vez disso, prefira a bicicleta fixa ou a natação.

6.- Lembre-se sempre da saúde de seus joelhos . Ele prefere as escadas para o elevador, andando em vez de sempre pegar o carro e flexionando os joelhos para pegar algo do chão em vez de dobrar a cintura.

Como você pode ver, cuidar dos joelhos não é tão difícil. É preciso apenas um pouco de vontade para agir.

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