Artrose é uma palavra comumente relacionada à exaustão física. Costumamos supor que é uma condição dos adultos mais velhos, como resultado da passagem do tempo. No entanto, você sabia que a artrose é um distúrbio relacionado ao desgaste das articulações e que existem várias causas que causam sua aparência antes mesmo dos 35 anos de idade?

Aqui nós falaremos sobre isso para que saiba um pouco mais sobre essa condição e como detectá-la a tempo . Além disso, como a maioria das doenças, isso também pode ser evitado se você levar em conta essas recomendações simples.

O que é osteoartrite?

A osteoartrite, de acordo com a International Osteoarthritis Foundation (OAFI), "é um doença articular degenerativa que afeta a cartilagem e ossos e tecidos moles da articulação ". Não é apenas a lesão de uma parte do corpo, mas envolve um conjunto de partes interdependentes das quais devemos cuidar: ossos, cartilagem e tecidos.

O objetivo da cartilagem articular é simples: fazer os ossos deslizarem entre eles. para permitir o movimento. No entanto, quando a cartilagem articular é desgastada, expõe a superfície do osso que, quando esfregando contra outros ossos, gera muita dor.

  • Tende a afetar as articulações mais usadas, como as mãos e coluna, e aqueles que suportam o peso, como quadris e joelhos
  • Os grupos de risco mais comuns são os idosos, atletas e pessoas que realizam trabalhos fortes que exigem muito estresse ou tensão nas articulações.

Quais são os sintomas?

Entre os sintomas mais comuns da osteoartrite estão:

  • Dor e rigidez nas articulações
  • Inchaço proeminente no nível das articulações
  • Rachamento ou rangido com movimento articular
  • Diminuição da função articular

Quais são suas causas?

Embora seja verdade que existem muitas razões para o aparecimento desta condição, entre as mais comuns

  • Lesões e microtraumas
  • Enfraquecimento da cartilagem como resultado de uma dieta pobre.
  • Embora tenha um componente genético, as causas mais comuns são geralmente relacionadas ao estilo de vida . A obesidade é a principal causa, por isso é necessário cuidar dos alimentos desde cedo. As crianças obesas são propensas a artrite em algum momento de suas vidas.

    Ironicamente, o exercício também pode causar osteoartrite . Claro, só se for muito intenso e se for feito em excesso. Atletas como boxeadores, jogadores de futebol ou praticantes de halterofilismo tendem a desenvolver osteoartrite ao longo do tempo.

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    Como se diagnostica?

    A artrose é geralmente obtida a partir de uma visita a um especialista (reumatologistas, fisioterapeutas e ortopedistas). A detecção de osteoartrite é geralmente devido aos sintomas descritos anteriormente e aos resultados do exame físico.

    Além disso, o especialista recorre a exames como radiografias e outros para medir o nível da doença e excluir outras condições das articulações. Após conhecer o grau de complicação da doença, indique o tratamento adequado levando em consideração as características fisiológicas do paciente. Nos casos mais graves, a intervenção cirúrgica pode ser uma opção para aliviar os sintomas.

    6 dicas para prevenir osteoartrite a partir dos 35 anos de idade

    Como muitas doenças, a osteoartrite também pode ser prevenida, uma vez que não é estritamente condicionada por fatores genéticos, embora em alguns casos possam influenciar. São os hábitos da vida que têm maior peso na aparência da doença.

    Sua prevenção é relativamente simples, uma vez que consiste em:

    1. Ser informado sobre a doença

    Isso não é importante apenas para aqueles que sofrem com isso, mas é muito valioso para qualquer um. É essencial que eles estejam nos grupos de risco mais comuns: mulheres, atletas e pessoas que sofrem de obesidade.

    Saber tudo relacionado à doença ajudará você a tomar as precauções necessárias para evitar lesões e o sofrimento da doença mais tarde. Além disso, se um de seus parentes for diagnosticado, será muito útil enfrentar a doença

    . Realizar atividade física moderada

    A atividade física permite o fortalecimento dos músculos e articulações . Se você é um atleta, é muito importante realizar atividades físicas sob a supervisão de um treinador e ir ao médico periodicamente para verificar o estado das articulações.

    Se você está apenas começando com sua rotina esportiva, também é muito importante ter a supervisão de um profissional. Além disso, você deve complementar a atividade física com informações sobre como os exercícios são realizados. Isso ajudará você a controlar melhor cada movimento sem sobrecarregar os músculos, ossos e tendões.

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    3. Manter uma dieta balanceada para prevenir a obesidade

    A perda de peso no caso de pessoas obesas alivia a sobrecarga articular e, portanto, retarda o aparecimento de osteoartrite. Ter uma dieta balanceada permitirá que a pessoa mantenha o peso adequado para sua idade e altura.

    Mantenha uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Reduzir o consumo excessivo de gorduras saturadas, carboidratos e açúcares. Não só ajudará a evitar a osteoartrite, mas também a doença cardiovascular

    . Manter uma dieta rica em suplementos que nutrem a cartilagem

    O consumo de suplementos como colágeno hidrolisado, sulfato de condroitina, glucosamina e ácido hialurônico é ideal para nutrir a cartilagem. Recomenda-se uma dieta rica nestes suplementos ou a sua ingestão na forma de cápsulas

    Alguns suplementos, como a glucosamina, já são produzidos pelo nosso corpo e são encontrados em torno das articulações. Contudo, à medida que envelhece, o grau deste suplemento diminui e a articulação enfraquece. Portanto, é importante consumi-lo com freqüência.

    Evite cargas pesadas e movimentos repetitivos das articulações

     Não levante objetos pesados ​​para evitar osteoartrite

    Sujeitar as articulações a um grande esforço fará com que enfraqueçam . Em caso de levantamento de cargas pesadas deve ser feito com cautela e com pouca freqüência. Da mesma forma, executar movimentos repetitivos das articulações pode desgastá-los e isso aumentaria as chances de desenvolver osteoartrite.

    • Também

      proteja suas articulações com a ajuda de implementos como cotovelo e joelheiras para evitar complicações.

    6. Use calçado adequado

    Calçados que proporcionam estabilidade ao caminhar e amortecer corretamente as pegadas são os mais adequados para prevenir a doença. O uso excessivo de saltos altos não é recomendado

    Embora você possa usar sapatos de salto alto em ocasiões especiais, é aconselhável não usá-los diariamente. Isso só causará instabilidade ao seu corpo a cada passo. Suas chances de sofrer um aumento de queda e, além disso, o sapato não absorve o impacto entre o chão e seu pé corretamente. Portanto, pode aumentar o risco de lesões.

    Siga estas dicas simples para diminuir suas chances de desenvolver osteoartrite. Não sobrecarregue as articulações e cuide delas. Se você sentir dor nos joelhos, quadris ou mãos, lembre-se de visitar seu médico o mais rápido possível para saber o que pode estar acontecendo. Não espere até que seja tarde demais

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