O ioga parte do princípio de que nossa mente é, por natureza, agitada. Ou seja, passamos a maior parte do dia gerando pensamentos negativos, julgamentos, críticas … e o fazemos por inércia, praticamente involuntariamente.

A prática de ioga aumenta nossos níveis de consciência e nos ajuda a prestar mais atenção a aspectos de nossa vida que antes passavam despercebidos. A pureza de nossos pensamentos e emoções, aos poucos, ganha relevância entre nossas prioridades e o mesmo acontece com a alimentação, a saúde física ou a qualidade de nossos relacionamentos.

Como a ioga ajuda o equilíbrio mental e emocional

Um dos princípios que orientam o comportamento na ioga é a saucha, que seria como uma desintoxicação mental ; um alerta que é ativado quando nos deixamos levar por pensamentos negativos que nos roubam energia.

Saucha nos encoraja a perceber o tipo de pensamentos nos quais estamos focando nossa atenção para selecionar conscientemente os mais positivos, aqueles que nos ajudam a viver mais plenamente.

Se o que queremos é desintoxicar-nos, física e mentalmente, o papel da respiração é essencial . Respirar bem é garantia de saúde e vitalidade para o corpo, ajuda a aliviar as tensões e dá clareza mental. Na ioga, existem técnicas de limpeza dos pulmões, mas a chave é respirar consciente e profundamente durante a maior parte do dia.

A prática de ioga combinada com a respiração consciente estimula o produção de endorfinas (analgésicos naturais), o que reduz a atividade de nossas ondas cerebrais. Em outras palavras, quando praticamos ioga, pensamos menos e isso leva, sem dúvida, a um estado de maior paz interior .

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Se for constante na prática, aumentará a sua autoconsciência deste tipo de mecanismos mentais e terá nas mãos uma ferramenta poderosa para os gerir. Em breve você verá melhorar seu humor, motivação e auto-estima .

Claro, uma dieta balanceada com alimentos frescos que nos fornecem a quantidade correta de nutrientes e vitaminas também nos proporcionará bem-estar, melhorando assim o nosso estado mental e emocional.

Uma sequência para limpar a mente … e o corpo

A sequência de posturas que proponho tem um efeito purificador na mente e no corpo, incluindo torções e posições equilíbrio . Pratique algumas vezes por semana e lembre-se de prestar muita atenção à respiração consciente

E não economize tempo na última pose! É muito importante integrar os efeitos da sessão: é o seu descanso sagrado.

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