A base para prevenir a incontinência é a execução de exercícios que nos ajudam a fortalecer o assoalho pélvico. A perda involuntária de urina é geralmente causada por estresse, pós-menopausa e devastação na gravidez tabagismo, mau desempenho de qualquer atividade física que atingiu lesões no músculo do assoalho pélvico , ou como um sintoma de alguma doença.

Essa condição tende a afetar mais as mulheres, e seus sintomas podem causar alguma ansiedade, constrangimento e desconforto. No entanto, há uma série de exercícios que podem ajudar a preveni-lo.

1. Contraia o assoalho pélvico

O assoalho pélvico é composto por uma série de ligamentos e músculos que selam a cavidade abdominal. Sua finalidade é manter a bexiga, o útero e a vagina em uma posição adequada, também permitindo seu funcionamento adequado.

Os exercícios de contração do assoalho pélvico ou exercícios de Kegel você pode nos ajudar Continuaremos a contrair os músculos pélvicos por um período máximo de 5 a 8 segundos, depois relaxaremos a área.

10 repetições duas vezes ao dia devem ser repetidas a fim de prevenir a incontinência urinária e seus sintomas. A vantagem dessa técnica é que podemos realizar os exercícios a qualquer momento e enquanto estiver fazendo qualquer outra atividade, como trabalhar, ler ou assistir televisão.

Aperte a área do umbigo

Fortalecer o assoalho pélvico e o abdômen são formas de prevenir a incontinência urinária.

Como no exercício anterior, é preciso contrair os músculos do assoalho pélvico, mas não relaxar. ]

Para fazer isso, a área do umbigo é movida para trás, ou seja, em direção à coluna vertebral. Essa posição é mantida por um máximo de 5 a 8 segundos.

Isso também faz com que os músculos do assoalho pélvico se exercitem um pouco mais, também trabalha a área abdominal e reduz a dor lombar . 10 repetições devem ser feitas em uma fileira

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3. Mova o assoalho pélvico em várias direções

Outro exercício útil para prevenir a incontinência é mover o corpo e o quadril em círculos. Ou, com os pés no chão, você move os quadris para frente e para trás.

Isto, além de prevenir lesões ou problemas musculares, permite que os músculos do assoalho pélvico sejam trabalhados e fortalecidos para evitar a perda involuntária de urina.

Este exercício de movimento pode ser feito por um período não superior a 2 minutos.

Posicione corretamente a cabeça e o quadril

Este exercício deve ser feito quando o corpo estiver em constante movimento. Trata-se de prestar atenção à postura dos nossos quadris e cabeça.

Além de reduzir a dor nas costas e fortalecer o equilíbrio do corpo, também previne a incontinência urinária e fortalece os músculos do assoalho pélvico.

Uma maneira de verificar a Boa postura é colocar a cabeça em todo o centro do nosso corpo e quadril. Então o queixo é abaixado, de modo que a cabeça esteja alinhada com a pélvis

. Alinhar as costas

 Mulher com dor nas costas.
Corrigir a postura das costas nos ajudará a prevenir a incontinência urinária.

Devido a um mau hábito adotado no corpo ou ao ficar sentado por muito tempo, pode ser causar um enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico e, portanto, a incontinência urinária.

Portanto, atenção especial deve ser dada à postura da coluna vertebral e às costas ao sentar, ficar de pé e caminhar. É uma das formas mais comuns de prevenir a incontinência. Também é recomendado, antes de ir dormir, massagear toda a área das costas.

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6. Incline o corpo

Para este exercício, é necessário sentar-se de forma que o corpo se sinta o mais confortável possível, especialmente as pernas e os pés . As pernas devem estar ligeiramente separadas.

Então, dobramos a parte superior do corpo para a frente, colocando os cotovelos nas coxas.

Devemos permanecer nesta posição por um intervalo de 2 minutos, e fazê-lo da maneira mais relaxada possível, fortalecendo assim os músculos do assoalho pélvico.

Quando e como fazer os exercícios para prevenir a incontinência Em geral, é aconselhável fazer este tipo de exercícios em casa, antes de se levantar. Uma rotina total de quinze minutos deve ser cumprida, duas vezes por dia, cinco vezes por semana.

Finalmente, o que queremos alcançar é reeducar a bexiga e reduzir a falta de controle do processo de micção . No entanto, é sempre aconselhável ir nestes casos a um especialista que nos fornece o tratamento adequado.

Além disso, o consumo de líquidos naturais, como a água, é importante. Evite o consumo excessivo de café bebidas açucaradas ou artificiais, ou alimentos altamente condimentados, pois isso só pioraria a condição.

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