De acordo com a OMS, a cada ano ocorrem mais de 2,5 milhões de mortes associadas à obesidade e ao excesso de peso. No entanto, o desejo de perder peso nem sempre se deve a questões de saúde, mas sim a padrões estéticos impostos pela sociedade. A necessidade de exibir um corpo esguio, como sinônimo de saúde e beleza, tem alimentado inúmeras falsas crenças e práticas perigosas. A seguir, convidamos você a desmantelar os falsos mitos sobre perder peso e manter um peso saudável.

6 mitos sobre perder peso nos quais você deve parar de acreditar

Você precisa comer muito pouco para perder peso

Muitas pessoas ainda acreditam que precisam sentir fome para emagrecer. Mas isso não passa de um mito falso e perigoso. Quando comemos muito pouco, nosso corpo tende a entrar em um "modo de reserva ", onde desacelera o metabolismo para conservar as reservas de nutrientes e energia (principalmente gorduras).

Portanto, come demais pouco é uma das piores estratégias para quem quer "se livrar" da gordura acumulada . Além disso, se você reduzir drasticamente a ingestão de calorias e nutrientes, poderá enfraquecer o sistema imunológico e desenvolver sintomas como dor de cabeça, cansaço e fraqueza.

Comer várias vezes ao dia ajuda a perder peso

A ideia de que comer pequenas refeições várias vezes ao dia favorece a perda de peso também tem sido questionado. Mais e mais estudos apontam para os benefícios da prática do jejum intermitente no tratamento da obesidade e doenças como diabetes.

Mas, cuidado, o jejum intermitente não tem nada a ver com a redução drástica da ingestão de calorias e nutrientes . Trata-se de redistribuir a ingestão calórica e nutricional ideal para cada pessoa, de forma a intercalar os períodos de jejum e alimentação. Com o objetivo de favorecer o uso das reservas de gordura como fonte de energia e favorecer os processos metabólicos realizados pelo organismo.

Só é preciso comer alimentos saudáveis ​​para perder peso

Infelizmente, isso também é um mito sobre perder peso. Uma nutrição completa e balanceada é essencial para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde geral. No entanto, apenas comer alimentos saudáveis ​​não garantirá a perda de peso.

Embora na prática possa ser complexo, perder peso tem um pilar muito simples: o déficit calórico. Resumindo, isso significa que para perder peso, você precisa comer menos calorias do que o seu corpo precisa diariamente.

Quando você se alimenta de maneira saudável, garante um suprimento de nutrientes de boa qualidade para seu corpo . Mas se você não pode gerar um déficit calórico ao consumir esses alimentos, não verá resultados em termos de perda de peso.

O exercício físico é essencial para perder peso

Bem , não. A prática regular de exercícios físicos traz uma infinidade de benefícios à saúde e é eficaz na prevenção do excesso de peso. Porém, por si só, não garante ou é essencial para emagrecer. Os exercícios físicos, logicamente, envolvem um gasto calórico (energia), que pode ser maior ou menor dependendo de sua intensidade. No entanto, a forma mais eficaz de restrição calórica para perder peso é por meio da dieta

Em termos práticos, isso significa que é possível perder peso sem exercícios físicos. Desde que a dieta seja adaptada ao objetivo de perder peso, garantindo o déficit calórico

Os carboidratos nos engordam

Nenhum alimento, por si só, nos faz ganhar ou perder peso . A chave está na combinação de alimentos em nossa dieta, e na ingestão calórica total que isso supõe para nosso corpo. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. A redução controlada de sua ingestão pode favorecer a metabolização das reservas de gordura (a segunda fonte de energia do nosso corpo). Mas isso não significa que é necessário parar de comer carboidratos para perder peso.

Comer depois de um determinado horário à noite engorda

Aqui, novamente, nossa capacidade de entender a perda de peso como um processo entra em jogo. Se você mantém uma dieta balanceada e produz um déficit calórico, comer tarde não o deixará gordo . Nem vai parar de perder peso consumindo certos alimentos depois de X ou Y horas à noite.

O que você pode sentir é uma sensação de peso ou inchaço se for dormir algumas horas depois de ter comido muito. Portanto, é aconselhável adaptar suas refeições e horários de alimentação à sua rotina para evitar qualquer desconforto ou distúrbio digestivo.

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