Quando estamos a fazer dieta, a primeira coisa que fazemos é nos privar de comer pão, massa ou arroz, mas é realmente necessário e eficaz? Todos os carboidratos engordam? Acredite ou não, existem carboidratos que não engordam e que você pode comer sem problemas, mesmo se você está tentando perder peso

Continue lendo que neste artigo nós dizemos o que são.

Os carboidratos são biomoléculas que também levam os nomes de carboidratos, carboidratos, açúcares ou sacarídeos. Sua função principal, no organismo dos seres vivos, é a de contribuir para o armazenamento e obtenção de energia imediatamente, especialmente para o cérebro e o sistema nervoso.

Diferença entre carboidratos simples e complexos

Os carboidratos do tipo complexo são progressivamente liberados no intestino e desempenham um importante papel regulador como fibra alimentar.

distinguir entre simples e complexo. Os carboidratos simples são aqueles que são rapidamente absorvidos pelo organismo fornecendo energia instantânea e um "alto" de açúcar.

Embora sejam considerados "maus vilões", a verdade é que, dentro de carboidratos simples, não são apenas açúcares refinados ou padaria industrial, mas também frutas e legumes alimentos que você deve consumir em abundância devido à sua contribuição de vitaminas, fibras e minerais.

Por outro lado, carboidratos complexos têm uma estrutura molecular ramificada, que faz com que o corpo os absorva mais lentamente, evitando assim os chamados picos de açúcar. Eles estão presentes em alimentos como grãos integrais, nozes, massas de trigo integral ou legumes

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Por que não devemos eliminar todos os carboidratos? de nossa dieta?

Dietas de proteína são baseadas na ausência total de carboidratos com a intenção de levar o corpo à cetose. O que se pretende com cetose? Que o corpo recebe a energia de que necessita a partir das reservas de gordura, o que ajudaria a perder peso.

Embora este tipo de dieta proteica possa ser eficaz a curto prazo há pessoas que não conseguem desistir para carboidratos, como eles se sentem:

  • Desencorajamento
  • Falta de concentração
  • Moodiness e irritabilidade
  • Fadiga, fadiga

Também deve-se ter em mente que as dietas que suprimem carboidratos e aumentam muita proteína acaba sendo muito perigosa para nosso organismo e, além disso, poderia produzir o temido "efeito rebote".

Fontes de carboidratos que não engordam

1. Pão de trigo integral

 Pão de trigo integral
Os produtos de grãos integrais incluem partes inteiras de cereais em sua preparação, o que aumenta o teor de carboidratos.

Pão de trigo integral é feito com farinhas de grãos integrais Por exemplo, trigo, centeio ou espelta. A farinha integral contém menos carboidratos e tem mais nutrientes (proteínas, fibra, luteína e fosfocolina), vitaminas e minerais que são especialmente benéficos para a saúde.

Além disso, embora o pão integral não ajudá-lo a perder peso, sim, é verdade que é um alimento muito saciante que lhe permite controlar o seu apetite, evitando assim possíveis compulsões alimentares.

2. Frutas: carboidratos que não engordam você

As frutas são uma fonte essencial de vitaminas, minerais e antioxidantes e, embora contenham uma grande quantidade de carboidratos, a verdade é que graças ao alto teor de fibras e açúcares natural, eles são ideais para complementar as dietas de emagrecimento.

Dentro das frutas, você pode encontrar algumas variedades que têm menos carboidratos do que o resto, como abacate, romã, limão, framboesa, morangos, melancia, goiaba, mamão ou toranja.

3. Legumes

 Frutas e vegetais
Todas as dietas saudáveis ​​devem ter este tipo de alimento como a principal fonte de carboidratos saudáveis.

Como frutas, legumes e verduras são uma fonte importante de carboidratos. vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Graças à sua baixa ingestão calórica e falta de gordura, legumes e verduras ajudam a manter seu peso ideal além de combater a obesidade.

Legumes também ajuda reduzir colesterol e triglicerídeos prevenir a hipertensão e eliminar a retenção de líquidos. Portanto, em nossos hábitos alimentares, devemos incorporar esses alimentos como base de nossa dieta

. Nozes

Eles têm muitas calorias, mas eles são o lanche perfeito, eles contêm proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Diversos estudos epidemiológicos mostraram que as pessoas que os consomem são mais saudáveis ​​e magras do que aquelas que não o fazem com menor risco cardiovascular e doenças metabólicas.

Agora, é sobre um alimento que deve ser consumido com grande moderação. Um punhado é perfeito, enquanto um saco de meio quilo estaria errado porque excederia a quantidade recomendada.

Leia também: Qual é a maneira correta de comer nozes?

5. Carboidratos que não engordam: quinoa

 Quinoa
Aumenta a diversidade de cereais como a quinoa. Esta é uma fonte de açúcares complexos e aminoácidos de alto valor nutricional.

Tem um alto teor de proteínas, ômega-6 e ômega-3 ácidos e minerais, que irá fornecer uma boa dose de energia como potássio, magnésio, cálcio, fósforo e zinco. Orientados para a mesma função são as vitaminas B e E, que o tornam um bom antioxidante.

Seus hidratos de absorção lenta (baixo índice glicêmico) regulam os níveis de açúcar e colesterol no sangue, evitando assim doenças cardiovasculares. Além de tudo isso, nos impedirá de ter fome entre as refeições e é uma ótima opção como fonte de ferro para vegetarianos.

6. Aveia

Civilizações antigas já conheciam as propriedades energéticas deste cereal, com alto teor de proteínas, vitaminas e minerais como magnésio, zinco, cálcio e ferro. Ajuda a manter os níveis de colesterol graças aos seus aminoácidos e à sua contribuição de Ómega 3.

Os seus hidratos de carbono são de absorção lenta o que significa que a sua energia desaparece liberando pouco a pouco em nosso corpo. Dessa forma, eles ficam satisfeitos por mais tempo. Esse mesmo princípio ajuda a evitar mudanças abruptas nos níveis de açúcar, já que sua ingestão de energia é mais sustentada.

Agora você sabe que pode fazer dieta e consumir sem se preocupar com carboidratos que não engordam você. Aprecie sua dieta e perca os quilos a mais

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