Capacitar o sistema imunológico é essencial para prevenir muitas doenças, especialmente na estação fria ou quando alguém está sujeito a muito estresse. O sistema imunológico ou imunológico é a defesa natural do organismo contra infecções . Portanto, se é enfraquecido, é mais fácil ficar doente.

O ritmo estressante que hoje caracteriza nossa vida diária, a exposição a fatores biológicos, como poluição, vírus, bactérias ou fungos, colocar em perigo a resistência deste sistema imune que temos e, como conseqüência, expor nossa saúde.

Para evitar que o organismo é vítima de qualquer infecção, neste espaço queremos compartilhar uma série de hábitos saudáveis, a fim de melhorar a sistema imunitário. Contudo, devemos primeiro conhecer melhor como funciona este sistema de defesa natural .

O que é o sistema imunológico? Como funciona?

Ser imune significa estar protegido. Portanto, faz sentido que o sistema do corpo que ajuda a combater doenças seja chamado de sistema imunológico. Este sistema consiste de uma rede de células, tecidos e órgãos que trabalham em conjunto para proteger o corpo.

Os glóbulos brancos ou leucócitos fazem parte deste sistema de defesa . Existem dois tipos básicos dessas células responsáveis ​​pelo combate aos germes:

  • Fagócitos: fagocitam ou "devoram" microorganismos patogênicos.
  • Linfócitos: permitem que o corpo se lembre dos invasores e os reconheça no caso em que eles tentam infectar o corpo novamente, provocando uma resposta de defesa mais rápida. Existem linfócitos B e T.

Quando um corpo estranho, chamado antígeno, entra no corpo, vários tipos diferentes de células colaboram para identificá-lo e reagir com ele . Essas células desencadeiam a produção de anticorpos nos linfócitos B.

O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo contra agentes estranhos que podem causar doenças.

Os anticorpos são proteínas especializadas que eles se ligam a antígenos específicos. Uma vez que os linfócitos B localizam um antígeno específico, desenvolvem uma memória desse antígeno e produzem anticorpos contra ele na próxima vez que uma substância estranha entra no corpo.

É por isso que quando uma pessoa fica doente com varicela, por exemplo, é mais comum que ele não tenha a mesma doença novamente . Quanto aos linfócitos T, também conhecidos como células assassinas ou células k, eles ajudam a destruir antígenos quando os anticorpos não são capazes de destruí-lo sem ajuda.

No entanto, existem muitos outros mecanismos e células envolvidos nele. este sistema mas o importante é entender por que os hábitos que vamos explicar a seguir são benéficos para melhorar o sistema imunológico, são esses conceitos mencionados.

6 hábitos para melhorar o sistema imunológico

75% dos fatores relacionados à qualidade de vida. Então, é muito importante que você tente adotar hábitos saudáveis ​​ como os seguintes:

1. Aumento do consumo de zinco

 alimentos ricos em zinco
O zinco é um dos nutrientes mais importantes para ter um forte sistema imunológico.

O zinco é um potente defensor de várias funções imunológicas diferentes, desde ] ajuda a regular a produção de células neste sistema de defesa . É essencial para a formação do DNA e, de fato, desempenha um papel importante na produção de glóbulos brancos.

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2. Consumir as calorias necessárias

Quando você não consome as calorias necessárias, o corpo tem um déficit de energia. A energia que ele tem vai usar para o funcionamento correto dos órgãos vitais como o coração ou o cérebro, de modo que o sistema imunológico funciona com um déficit.

3. Descanse corretamente

Se você não descansa o suficiente, o sistema imunológico também está comprometido dando entrada em resfriados, infecções respiratórias e outras doenças incômodas. Os problemas de sono podem causar uma diminuição considerável no número de células que compõem este sistema

4. Ter relações sexuais

Fazer sexo da maneira habitual melhora muito os mecanismos de defesa do corpo doenças humanas versus doenças comuns, como o resfriado comum.

 Relação sexual
Curiosamente, a relação sexual é muito benéfico para estimular as funções do sistema imunológico

. Pratique exercício físico regular

Em geral, é preferível praticar algum tipo de exercício aeróbico que permita movimentar muitas partes do corpo ao mesmo tempo, como nadar ou andar de bicicleta. A intensidade do exercício deve ser moderada evitando sempre o esforço excessivo.

Se você não estiver acostumado a se exercitar, deve começar a praticá-lo com moderação adaptando-o à sua condição física e idade. Aos poucos, você pode aumentar a intensidade do exercício.

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6. Não se esqueça das vitaminas

Outros nutrientes adequados para estimular o sistema imunológico são:

  • Vitamina C : reduz a duração e a gravidade dos resfriados e gripes.
  • Vitamina A : para manter as barreiras naturais contra infecções
  • Vitamina E : aumenta a resposta imune
  • Outras vitaminas : as vitaminas B são especialmente importantes.

Como você pode ver, é o suficiente Praticando hábitos muito simples para impulsionar o sistema imunológico naturalmente. Tenha isso em mente agora e observe que eles são adequados para promover o seu bem-estar.

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