A constipação geralmente ocorre em pessoas que não incluem fibra e água suficientes em sua dieta. Também pode ser o resultado da falta de atividade física ou ser um efeito colateral de tomar certos medicamentos. Para combater esse sentimento de desconforto, é necessário ter em mente alguns hábitos para superar a constipação sem laxantes.

Certamente, a constipação é um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas que sofrem com isso. Você deve ter em mente que remédios naturais e algumas modificações no estilo de vida podem ajudá-lo a lidar com esse problema. Você também pode impedir que isso aconteça novamente no futuro.

6 hábitos para superar a constipação sem laxantes

Aqui estão alguns hábitos que serão úteis para superar a constipação sem laxantes:

1. Aloe vera

Esta planta sempre foi usada por suas propriedades laxativas. De fato, além de ser um excelente hidratante para a pele, é um remédio eficaz para constipação temporária. Portanto, não hesite em tomar suco de aloe vera pouco antes de adormecer para aproveitar ao máximo seus efeitos laxativos.

No entanto, pode não ser eficaz o suficiente para aliviar a constipação crônica . Em qualquer caso, recomendamos que você consulte um médico ou um profissional antes de iniciar o tratamento com aloe vera

. Consumir mais fibras

A fibra é um excelente laxante natural que ajuda a aumentar o teor de água das fezes e a fortalecê-las. Assim, permite que as fezes se movam mais rapidamente e com maior fluidez no cólon.

Além disso, você deve saber que, se alterar drasticamente a ingestão de fibras, pode inchar e ter gás. Portanto, aumenta a ingestão de fibras gradualmente durante várias refeições. Os especialistas recomendam incluir 20 a 35 gramas de fibra em sua dieta diária

Entre os alimentos mais ricos em fibras e que você deve levar em consideração estão: maçã, mostarda, beterraba, acelga, alcachofra, lentilha, feijão verde, feijão , grão de bico, etc.

3. Beber muita água

Uma das melhores dicas para superar a constipação sem laxantes é beber muita água. Fezes secas e duras são muitas vezes a causa da constipação, por isso, quanto mais água você adicionar, mais fácil será passar as fezes. Similarmente, beber mais água é especialmente importante se você aumentar a ingestão de fibras .

É recomendado evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína se você sofre de constipação, já que elas são diuréticas e desidratam o corpo causando a perda de fluidos através da urina, o que pode agravar a constipação.

Leia este artigo: Quando não devo comer alimentos ricos em fibras?

4. Tome magnésio

Um dos hábitos para superar a constipação que recomendamos é a ingestão de alimentos ricos em magnésio. De fato, o magnésio ajuda a devolver a água aos intestinos e a amolecer as fezes para que possa circular nos intestinos. A ingestão de magnésio pode vir de fontes alimentares, como brócolis ou vegetais, mas também de várias outras fontes.

Não se esqueça de consultar o seu médico antes de introduzir suplementos de magnésio . Estes podem interagir com medicamentos como antibióticos, relaxantes musculares e medicamentos para a circulação sanguínea

. Evite queijo e produtos lácteos

Há muitas pessoas que são intolerantes à lactose encontradas em queijos e produtos lácteos. Esses alimentos podem causar inchaço e constipação em alguns casos .

Portanto, se você tiver problemas de constipação, recomendamos que não inclua queijo, leite e a maioria dos produtos lácteos em sua dieta, até que você se sente melhor Em qualquer caso, você pode fazer uma exceção para os iogurtes probióticos

. Obtenha mais esporte

 Man swimming.

A atividade esportiva ajudará você a ter uma melhor saúde geral e evitar que sofra de constipação. E é que o desenvolvimento dos músculos facilita a expulsão das fezes.

Além disso, a ausência de exercício físico pode causar uma fraqueza dos intestinos que causa dificuldade para evacuar os resíduos regularmente. Não esqueça que um estilo de vida sedentário pode afetar a digestão e causar constipação. Portanto, é aconselhável praticar exercícios moderados pelo menos 3-4 vezes por semana.

Portanto, se você sofre de constipação, não deve duvidar que caminhar, nadar, correr ou praticar ioga são excelentes opções para combatê-la. Mesmo praticar 10 ou 15 minutos por dia de exercícios pode ajudar a regularizar seu corpo.

Finalmente, esperamos que nossa lista de hábitos para superar a constipação sem laxantes seja útil para você e reduza os sintomas e desconforto causados ​​por essa condição. Temos certeza que você vai conseguir!

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