Para ter uma alimentação saudável você não precisa abrir mão do macarrão. Nós ensinamos como clareá-lo, para que você o inclua sem remorso em sua dieta.

6 maneiras de iluminar um prato de massa

Última atualização: 03 de agosto de 2022

A massa representa um alimento básico para diferentes populações ao redor do mundo e é recomendada por seu conforto, palatabilidade e versatilidade gastronômica. Porém, é visto como uma preparação com alto aporte calórico. Embora dependendo dos ingredientes, do cozimento e da porção, podemos iluminar um prato de massa.

O cozimento adequado pode fazer a diferença na ingestão calórica do prato. Por exemplo, cozinhar macarrão Ao dente Pode nos trazer alguns benefícios extras. E embora possa parecer simples, é necessário um conhecimento mínimo para atingir o objetivo.

Neste artigo, mostramos diferentes maneiras simples de iluminar um prato de macarrão. Continue lendo para saber mais sobre alguns truques culinários que permitirão que você coma sem arrependimentos.



Como é preparada a massa seca?

A preparação da massa consiste em uma massa cujo ingrediente básico é farinha de trigo extra dura ou sêmola (Triticum durum), que é preferido pelos italianos. É composto por 70% de amido e 12% de proteína de glúten.

A sêmola é misturada com água, sendo opcional a adição de ovo, sal e outros ingredientes. Em seguida, é amassado, moldado e seco para obter um produto que é cozido em água fervente.

As formas básicas dos produtos de massas são espaguete, Lasanhamacarrão e rigatoni, entre outros. As propriedades de qualquer uma dessas pastas dependem da interação entre amido, proteína e lipídios.

Propriedades de cozimento de massas

De acordo com especialistas, as propriedades de cozimento da massa dependem da qualidade da matéria-prima e da temperatura utilizada para obter a massa seca. Isso lhe confere firmeza, elasticidade, aumento de volume e perda mínima de sólidos na água de cozimento.

Os principais elementos que afetam as propriedades da massa são amido e proteína.. Após adicionar água à sêmola, ela é amassada e misturada sob pressão, formando uma rede elástica à base de glúten.

Por outro lado, a superfície do amido contido na sêmola é hidratada, podendo aumentar de tamanho. Quando a temperatura de mistura ultrapassa os 50º C, o amido gelatiniza e se dissolve, enquanto a proteína coagula.

Amido e proteína podem competir entre si durante o cozimento. Quando o glúten é formado pela primeira vez, o amido hidrata lentamente até ficar preso na rede. Então a pasta ficará firme, elástica, sem grumos e não pegajosa. Esta é a maneira perfeita de obter o cozimento Ao dente.

Pelo contrário, se o glúten não for suficientemente forte e elástico, o amido incha e gelatiniza antes de coagular a proteína. O resultado é uma textura macia, emborrachada e pegajosa.

É por isso que a matéria-prima é tão importante ao cozinhar massas de qualidade.

As melhores maneiras de iluminar um prato de massa

Aqui mostramos as chaves para iluminar um prato de macarrão e tirar aquele sentimento de culpa quando o apreciamos. Não o perca!

1. Calcule bem as porções

É importante ter clareza sobre o tamanho da porção que vai ser preparada. A quantidade normal para uma pessoa adulta seria de 80 gramas de massa crua.

Esse valor triplica seu volume quando o amido da sêmola absorve água e hidrata. Portanto, não é a mesma coisa cozinhar uma porção pequena como uma grande.

No caso de preparar uma salada, 60 gramas por pessoa são suficientes. Para uma sopa, 30 gramas ou 1 onça estarão bem.

Um bom cálculo da porção evita que haja uma quantidade que nos predisponha a comer mais.

2. Cozinha Ao dente

Para cozinhar um prato de massa e reduzir a ingestão calórica, deve deixá-lo Ao dente. Isso significa que a massa não amolece totalmente, pois parte de seu amido ainda permanece na forma de grânulos sem ser hidratado. Por causa disso, levará mais tempo para ser digerido e absorvido.

A quantidade de calorias é a mesma que se você cozinhar por mais tempo, mas os carboidratos serão metabolizados gradualmente. Ou seja, o índice glicêmico diminui consideravelmente.

Como identificar uma massa Ao dente? Pegue uma amostra da panela e corte-a ao meio. Se você notar que no centro há uma linha com uma cor diferente e ainda está cru, então estará pronto para remover e coar.

É importante certifique-se de que a massa, uma vez retirada do fogo, não continue a amolecer, pois ficará emborrachado e pegajoso. É por isso que você deve adicionar água fresca após o cozimento. Além disso, tenha em mente que o molho que acompanha não é muito quente.

Você deve usar 1 litro de água para cada 100 gramas de massa seca. Adicione um fio de azeite e deixe ferver. Você adiciona o sal e depois a massa. O tempo de cozimento dependerá se é fresco ou seco.



3. Selecione uma massa grande

Massas grandes, como rigatoniem forma de tubo, ocupam muito espaço no prato ao servir. Isso permite que você reduza a porção e o total de carboidratos que você comerá.

Você pode cortar até 35 calorias por porção.

4. Cuidado com os companheiros

Se você quiser iluminar um prato de massa, deve prestar atenção aos acompanhantes. Por exemplo, alguns legumes assados ​​​​com um fio de azeite são menos calóricos do que alguns vegetais fritos em óleo.

Frango sem pele grelhado ou queijos magros, como queijo cottage e ricota, também fornecem menos calorias do que queijos envelhecidos com gordura.

5. Faça sua própria versão de molhos clássicos

Para deixar os molhos clássicos um pouco mais leves, você pode preparar um substituto para o molho bechamel com leite desnatado. A farinha de trigo pode ser substituída por aveia, com beta-glucanos e mucilagens que a engrossam. Além disso, é uma forma mais saudável de salsa.

Para o napolitano, use tomates grandes, frescos e maduros. Ferva-os e esmague-os e, em seguida, misture-os com uma colher de chá de azeite, sal e pimenta. Descarte apresentações comerciais.

Uma versão de molho à bolonhesa com peru ou peito de frango picado e um smoothie de vegetais frescos minimiza o impacto calórico. O molho à base de iogurte desnatado ou grego, misturado com tomate fresco esmagadotambém dará um toque diferente e leve.

6. Cogumelos são uma boa opção com baixas calorias

Cogumelos, como cogumelos ostra, shitake e cogumelos, entre outros, não só oferecem textura, sabor e aroma, mas também poucas calorias. Você deve lavá-los e secá-los bem antes de cortá-los.

São salteados com um pouco de azeite, alhos picados e algumas ervas aromáticas. Cerca de 100 gramas de cogumelos fornecem apenas 20 calorias.

Os cogumelos são um acompanhamento leve que dão um toque de sabor e distinção às massas.

O que você não deve esquecer

A massa cozida fornece energia suficiente, mas dependendo do cozimento, suas calorias podem ser absorvidas rápida ou lentamente. É por isso que para clarear um prato de massa é recomendado cozinhá-lo Ao denteou seja, que não amolece de forma alguma.

Os companheiros que você seleciona são essenciais. Use vegetais com baixo teor de amido, como couve-flor, brócolis, abobrinha, tomate, alho-poró, acelga e espinafre.

Substituir a maionese clássica e os molhos gordurosos por iogurte desnatado, leite desnatado e espessantes como aveia são boas opções. Use a ração correta e não exagere.

Bom proveito!

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