Chaves para preparar e usar pão cru

Ao fazer pão, podemos adicionar os brotos frescos como estão ou podemos desidratá-los e armazená-los por meses em potes de vidro bem fechados. Quando decidimos fazer pão podemos recuperá-los e moê-los. Desta forma evitamos o lento processo de germinação toda vez que desejamos preparar um par de pãezinhos.

Os cereais germinados e pseudo-cereais não são a única base do pão cru. Eles também podem ser feitos com outras sementes preferencialmente ativadas e / ou germinadas – girassol, abóbora, linho – e com nozes ativadas – amêndoas, nozes, coquitos do Brasil, avelãs, pinhões …

Ativa as sementes

É importante lavar e ativar todas as sementes e nozes, pois elas também contêm inibidores enzimáticos similares aos fitatos dos cereais (a função desses compostos é evitar que as sementes germinem enquanto as condições de umidade e temperatura não são adequadas, bem como defender seus predadores). Além disso favorece a sua digestibilidade e aumenta as suas propriedades nutricionais.

As sementes mucilaginosas -lino, chia- são uma excepção: podemos utilizá-las activadas, germinadas ou não activadas. Estes não são os únicos alimentos que compõem um pão cru, eles também podem conter legumes, frutas, ervas, raízes, óleos, algas, flores, cogumelos …

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O "pão esenio"

O pão cru não é uma invenção moderna e excêntrica. A ideia é muito antiga. Na verdade, é chamado de "pão essênio" porque acredita-se ser um alimento básico desta comunidade judaica por volta do século II aC. que aparentemente baseou sua dieta no consumo de vegetais, frutas, sementes e brotos.

Na Bíblia, em Ezequiel 4: 9, seus ingredientes são descritos: "trigo, cevada, feijão, lentilha, painço e soletrado. " Como vimos, para fazer um pão cru, os grãos são ativados e germinados, misturados com o restante dos ingredientes, formados – geralmente, rolos com cerca de 10 cm de diâmetro – e desidratados.

No verão, podemos desidratar nossos pães ao sol se tivermos um lugar longe da contaminação. Os atuais dispositivos de desidratação imitam esse processo de secagem suave e natural ao sol

 Pães sem trigo e queijos sem laticínios: uma alternativa saudável

Depois de prepararmos nossos pães, podemos armazená-los na geladeira em recipientes de vidro com tampa, entre 4 e 7 dias. Dependendo dos ingredientes e do seu grau de umidade, eles podem fermentar e adquirir um sabor ligeiramente picante ou ácido. Mesmo assim, eles ainda são perfeitamente comestíveis e saudáveis.

Se nossos pães forem fermentados, podemos cortá-los em fatias e desidratá-los por algumas horas; o sabor picante ou ácido vai amolecer. Se as tivermos guardado na geladeira, antes de consumi-las, voltaremos a colocá-las no desidratador por 30 a 60 minutos para retirar o resfriado e devolver o sabor mais intenso da comida morna.

Usaremos nosso pão para acompanhar as refeições. ] em rações menores do que o pão convencional porque elas são calóricas e preenchem mais. Nós também podemos fazer mini sanduíches ou cortá-los em fatias para espalhar com azeite, maionese vegana crua, molho aioli, abacate ou algum rico e saudável pâté vegan.


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