Desistiu da atividade física por causa da dor? Você deve repensar essa decisão. Responda essas 6 perguntas e comece a se exercitar, mesmo com artrite.

6 perguntas para responder antes de se exercitar se você tem artrite

Última atualização: 22 de junho de 2022

Quando sofremos com dores, o mais comum é evitar treinar, principalmente se as articulações estiverem envolvidas. No entanto, talvez a melhor opção seja fazer o contrário, embora você tenha que tomar as precauções necessárias. Leia as 6 perguntas que você deve responder antes de começar a se exercitar se tiver artrite.

A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações que causa dor, rigidez ou inchaço e muitas vezes diminui nossa amplitude de movimento. Até o momento, existem tratamentos para lidar melhor com isso, mas não há cura definitiva.

Ser fisicamente ativo com segurança pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a dor.

Se você sofre de artrite, é importante que você se exercite. Ele irá ajudá-lo a controlar o desconforto, alcançar maior flexibilidade e melhorar a função articular.

Dito de outra forma, servirá para melhorar a qualidade de vida. No entanto, você deve levar em consideração vários fatores antes de iniciar o treinamento. Por esta razão, propomos estas 6 questões a considerar antes de se exercitar com artrite.

1. Que tipo de artrite você tem?

Existem mais de 100 doenças reumáticas englobadas pela artrite. A osteoartrite é a mais comum.

Outros, como artrite reumatóide, lúpus e gota, também estão entre os mais comuns. Será necessário visitar o médico para poder determinar qual é a condição que sofremos e, consequentemente, preparar o plano de treinamento adequado.

Por exemplo, se sofremos de artrite reumatóide, que é uma doença inflamatória, os exercícios de flexibilidade podem ser uma boa opção. No caso da osteoartrite, deve-se considerar que o uso de cargas pesadas pode agravar o quadro e gerar mais dor, portanto, exercícios de baixo impacto são preferíveis.

De acordo com um estudo realizado em 2004, concluiu-se que a combinação de perda de peso modesta com exercício moderado a médio prazo, proporciona Melhorias gerais na função, dor e desempenho de mobilidade em idosos com excesso de peso e artrose do joelho.

Estar acima do peso piora as condições das articulações, então o exercício também ajudará promovendo a redução da gordura corporal.

2. Qual é o nível de dor nas áreas afetadas?

A atividade física pode ajudar a reduzir a dor, mas devemos levar em consideração quais exercícios são adequados de acordo com nossa condição física. Se sofremos dor, devemos estabelecer limitesjá que não devemos sofrer o exercício, mas sim poder fazê-lo de forma prazerosa e controlada.

Se durante a atividade a dor aumentar, devemos parar e consultar um médico.

Em 2021, foi realizado um estudo sobre a eficácia dos exercícios de força no tratamento da artrite reumatóide. Consistiu em uma meta-análise com 512 pacientes em um grupo de exercícios resistidos e 498 pacientes em outro grupo controle. Os resultados mostraram que, em comparação com o grupo controle, o exercício resistido diminuiu significativamente o escore de atividade da doença em pacientes.

3. Como você consideraria sua condição física atual?

Se não treinamos há algum tempo, é melhor começar devagar e intensificar a atividade pouco a pouco. Especialmente se o motivo do abandono foi devido a artrite ou alguma outra condição.

Devemos nos mentalizar que os resultados serão vistos a médio e longo prazo. Manter as articulações em movimento e os músculos fortes ajuda a diminuir a dor ou evitar mais danos.



4. O que acontece se eu não fizer atividade física?

Se não estivermos ativos, as articulações podem ficar mais rígidas. Além disso, a dor pode ser aumentada.

É melhor fazer exercícios para fortalecer os músculos. Caso contrário, estaremos fracos e mais propensos a vários tipos de lesões.



5. Que exercícios devo fazer para tratar a artrite?

Sempre teremos que levar em consideração que tipo de artrite sofremos para desenvolver um plano de treinamento adequado. Por isso, é fundamental consultar um especialista.

Em geral, os principais exercícios devem ter as seguintes características:

  • Amplitude de movimento: Servem para reduzir a rigidez e tornar as articulações mais flexíveis. Isso é benéfico na redução da dor. Geralmente são realizados na fase de aquecimento ou alongamento e incluem giros de cabeça, movimentos de ombros, rotações de punhos e alongamentos de dedos, entre outros.
  • Reforço: Eles são para aumentar a força muscular, o que ajuda a proteger as articulações. Devemos ter cuidado com o peso a ser usado. É sempre uma boa ideia começar leve e aumentar gradualmente.
  • resistência: exercício aeróbico fortalece o coração. Atividades como caminhar, andar de bicicleta ou fazer alguns exercícios debaixo d’água exigem pouco esforço e ajudam a aumentar a frequência cardíaca e a trabalhar os músculos.
  • Flexibilidade: Eles combinam movimento, respiração e meditação. Podem ser ioga, pilates ou outros treinos dessas características que nos permitirão alcançar uma maior amplitude de movimento e nos ajudar a limpar nossas mentes.
  • Isométricos: são exercícios de resistência em que não há movimento, mas os músculos ficam tensos e a postura é mantida por um tempo estipulado. Você trabalha com seu próprio peso corporal. Pranchas, elevações de quadril, lunges ou abdominais estáticos, entre outros, podem ser realizados.
O alongamento é muito importante na artrite. Especialmente para pacientes com mais de 40 anos.

6. Devo ir ao médico?

Claro que sim! Recomendamos consultar um fisioterapeuta especializado em avaliar a condição e desenvolver tratamento para aqueles que sofrem de condições que limitam sua capacidade de se mover, seja devido a lesão ou doença.

O especialista poderá nos orientar sobre o que podemos fazer para melhorar e o que devemos evitar para não agravar o quadro.

Mova-se com exercícios para artrite e esqueça a dor!

Exercitar-se se sofremos de artrite, ou mesmo de outras condições, é uma ótima ideia. Por um lado, ajudará a melhorar nossa condição física, fortalecer os músculos, obter mais flexibilidade e reduzir a dor.

Para o outro, Isso também aumentará nossa auto-estima. já que nos sentiremos melhor, poderemos lidar bem com as atividades diárias e recuperar aquelas que havíamos abandonado.

Lembre-se de consultar seu fisioterapeuta para desenvolver o programa adequado, de acordo com o tipo de artrite e sua condição física. Mexa-se e esqueça a dor!

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