Existem terapias naturais eficazes para cuidar das costas, mas se existe uma disciplina que pode ajudá-lo a aliviar a dor nas costas e até mesmo remediá-la para sempre é ioga! Este método antigo combina o alongamento com o fortalecimento dos músculos de todo o corpo e relaxamento.

A chave está em como isso é feito e os efeitos que tem na coluna, músculos e articulações . É assim que a ioga ajuda a prevenir e melhorar a dor nas costas:

  • Sua prática aumenta a consciência postural que ajuda a aliviar a dor e reduzir as contraturas.
  • Aumenta a coluna vertebral, aumentando assim o espaço entre as vértebras e diminuindo o atrito entre eles, o que torna os discos intervertebrais mais hidratados .
  • Aumenta a estabilidade e flexibilidade da coluna .
  • Fortalece os músculos abdominais e das costas que exercem uma função de amortecimento e ajudam a suportar o peso do corpo, evitando sobrecarregar a coluna.
  • Reduz a inflamação das articulações em além de aumentar sua mobilidade e retardar sua deterioração, o que proporciona uma melhor qualidade de vida.

Uma rotina para costas mais fortes e flexíveis

As posturas de ioga que proponho neste artigo trabalham a força e estabilidade de todo o corpo, com ênfase especial na flexibilidade e no fortalecimento da coluna. Lembre-se de que, como sempre na ioga, trata-se de tentar, tender para as posturas e chegar o mais longe possível sem forçar ou sentir dor . Se sentir dor, dê um passo para trás e só chegue ao ponto em que não a sinta.

Pratique esta sequência inteira duas ou três vezes por semana ou inclua as posturas na sua rotina de treinamento . Você notará rapidamente como consegue reduzir a dor e o desconforto nas costas.

Se, além disso, você acompanhar sua execução com um trabalho de respiração consciente também se beneficiará do equilíbrio interno e da profunda sensação de plenitude que a prática desta disciplina proporciona.

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