Há muitas pessoas procurando maneiras de evitar crises de ansiedade. Estes ataques de pânico começam repentinamente e são caracterizados por sintomas como palpitações, sudorese ou dificuldade para respirar, entre muitos outros.

Neste artigo nós compartilhamos 6 práticas saudáveis ​​que você pode ajudar a evitar crises de ansiedade . No entanto, nunca devemos substituir o diagnóstico médico e outras opções de tratamento para melhorar nossa qualidade de vida.

6 práticas saudáveis ​​para evitar crises de ansiedade

1. Realize o exercício físico

A prática habitual de exercício físico nos ajuda a melhorar nossa saúde física. No entanto, também tem um impacto positivo em nossa psicologia, apesar do fato de que existem poucos estudos que demonstram isso.

Praticar esportes nos ajuda a melhorar nosso humor e prevenir estados de ansiedade e depressão a curto e longo prazo. Ou seja, logo após a sessão e também continuamente com o exercício regular.

O ideal seria realizar sessões de 30 ou 40 minutos de intensidade moderada, três vezes por semana. Isso poderia nos ajudar a reduzir ou evitar crises de ansiedade.

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O exercício físico regular traz importantes benefícios à saúde mental De fato, é um excelente recurso terapêutico para evitar crises de ansiedade.

Aprendendo a respirar corretamente

Um dos sintomas de crises de ansiedade é dificuldade para respirar ou a sensação de asfixia . De fato, pode ser um dos sinais que nos ajudam a detectar o início mais próximo do ataque.

Nesse sentido, aprender a controlar a respiração pode nos ajudar a evitar crises de ansiedade ou, se já estamos sofrendo, encurtá-la. . A hiperventilação é um dos fatores que contribuem para a manutenção do surto.

E o que significa aprender a respirar? Algumas práticas como ioga e outras disciplinas similares levam tempo para ensinar como respirar profundamente e com toda a capacidade de nosso corpo. ”

Como fazemos isso?

  • Para começar, sentamos para fazê-lo, para podermos os cotovelos no apoio dos braços para evitar tensão nos ombros.
  • As respirações devem ser suaves, lentas, regulares e, em suma, calmas.
  • Respire pelo nariz e encha o abdome em 4 segundos.
  • Depois, prenda a respiração por 2 segundos.
  • Depois, expire pouco a pouco pela boca em 4 segundos.
  • Aguarde alguns segundos e repita por alguns minutos. Pratique todos os dias

3. Siga uma dieta balanceada e nutritiva

Uma dieta balanceada é muito importante como complemento a qualquer tratamento médico. Há sempre alguns alimentos que devemos evitar porque nos prejudicam enquanto outros nos fornecerão nutrientes muito benéficos.

No caso de ansiedade, recomendamos uma dieta rica em fibras e ácidos graxos essenciais. Esses alimentos nos ajudarão a melhorar a microbiota intestinal, que está intimamente relacionada a transtornos de ansiedade, depressão e estresse.

Recorrendo a remédios naturais e suplementos

Alguns remédios naturais podem nos ajudar a equilibrar o sistema nervoso. Dessa forma, com algumas plantas medicinais, podemos alcançar estados de relaxamento e evitar crises de ansiedade. Alguns deles são:

  • Maracujá.
  • Lavanda.
  • Hypericum.

Alguns suplementos também podem ser eficazes. No entanto, recomendamos levá-los sempre sob prescrição médica:

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 maracujá para acalmar os nervos e ansiedade
Os remédios calmantes, como a infusão de maracujá, são boas alternativas para lidar com a ansiedade. No entanto, eles devem ser tomados com cautela, uma vez que não estão isentos de causar efeitos adversos.

Aproveite a vida

Para acabar com a ansiedade de uma forma definitiva, devemos mergulhar em nossas emoções. Em nosso plano para evitá-lo, não podemos perder todas as pessoas, coisas ou atividades que nos enchem de sentimentos positivos.

Devemos buscar nosso bem-estar emocional para alcançar uma melhor qualidade de vida. Devemos buscar isso através da alegria, gratidão, vitalidade e esperança. Devemos preencher nossas vidas com o que nos inspira e nos traz satisfação.

6. Psicoterapia para evitar crises de ansiedade

Finalmente, se sentirmos que a ansiedade nos supera, devemos procurar apoio profissional. Não devemos nos comparar com outras pessoas ou esperar que as crises sejam mais sérias.

O psicoterapeuta será aquele que nos ajuda a entender e expressar nossas emoções relacionadas a esse transtorno. Além disso, as causas e como as crises se manifestam serão avaliadas, bem como possíveis tratamentos médicos, dependendo da gravidade.

Somente com um tratamento completo podemos enfrentar as crises de ansiedade. No entanto, essas dicas podem nos ajudar a reduzi-los gradualmente e, assim, melhorar a nossa qualidade de vida.

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