A farinha de alfarroba é um tipo de farinha obtida a partir de uma leguminosa. A alfarroba é muito nutritiva e saudável. Por este motivo, é utilizado como substituto do cacau na preparação de receitas múltiplas, como biscoitos, biscoitos, bolos ou bebidas. Você conhece suas propriedades interessantes? Nós convidamos você a descobri-los neste artigo

O que é a alfarrobeira?

A alfarrobeira é o fruto da alfarrobeira Ceratonia siliqua. É uma árvore nativa da Bacia do Mediterrâneo e pertence à família das Fabáceas. Portanto, é apresentado como uma vagem com sementes dentro

A alfarroba é uma vagem de cerca de 10-20 centímetros de comprimento. Quando atinge a maturidade, no final do verão, adquirem uma cor marrom e seu sabor doce interessante.

Para fazer a farinha de alfarroba as sementes devem ser removidas e depois desidratadas. Então eles são assados ​​e moídos para obter um pó muito fino. Este pó está agora pronto para ser usado na cozinha ou para adicionar aos smoothies, iogurtes ou qualquer alimento.

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Composição nutricional da farinha de alfarroba

A alfarroba é rica em carboidratos e fibra dietética. Além disso, também fornece proteínas e gorduras saudáveis ​​

A farinha de alfarroba é rica em carboidratos e contém aproximadamente 40-50% de açúcares, principalmente sacarose, glicose, maltose e frutose

. apesar de serem ricos em açúcares, devido ao seu conteúdo de fibra, esses açúcares são absorvidos mais lentamente . Além disso, seu conteúdo em açúcares ainda é muito menor em relação ao cacau.

Em sua composição, há também uma boa porcentagem de proteínas. Além disso, é baixa em gordura e estes são de qualidade, como ácido linoleico e ácido oleico . Vitaminas do grupo B, ferro, cálcio e potássio também estão presentes

A farinha de alfarroba tem uma cor marrom intensa, é naturalmente doce e tem um sabor muito peculiar. As preparações feitas com farinha de alfarroba combinada com canela, essência de baunilha ou raspas de citrinos são deliciosas e saudáveis.

Propriedades saudáveis ​​da farinha de alfarroba

O teor de gordura da farinha de alfarroba é muito baixo, enquanto o cacau é rico em gorduras saturadas, que são prejudiciais à saúde do coração. Além disso, muitos dos benefícios associados com o consumo de farinha de alfarroba são devidos à presença de fibra solúvel.

Este tipo de fibra, ajuda a regular a função intestinal e reduz níveis notáveis ​​de colesterol no sangue. É livre de glúten, por isso é adequado para pessoas com doença celíaca e intolerância ao glúten.

Os principais benefícios da farinha de alfarroba

1. Controle de peso

 Perder peso
Usar farinha de alfarroba em receitas pode ajudar a manter um peso saudável e equilibrado.

A farinha de alfarroba é praticamente nula em gordura e, portanto, preparações feitos com ele fornecem menos calorias do que se tivessem cacau como ingrediente. Por outro lado, esta leguminosa também é muito rica em fibras solúveis que permanece muito tempo no estômago, prolonga a sensação de saciedade e reduz o apetite.

2. Fonte de ferro

O ferro é um mineral essencial para manter a função imunológica com bom desempenho físico e mental e produção de glóbulos vermelhos normais. Para melhor assimilar o ferro presente na alfarrobeira, é necessário combiná-lo com alimentos ricos em vitamina C, como os cítricos

. Ingestão de cálcio

O cálcio presente na farinha de alfarroba é utilizado melhor que outras fontes vegetais. Isso ocorre porque a alfarroba não contém oxalatos, compostos que inibem a absorção intestinal desse mineral.

4. Redução dos níveis de colesterol no sangue

 Colesterol.
Devido ao seu alto teor de fibras, este alimento pode ser um bom aliado para controlar níveis elevados de colesterol.

A fibra solúvel desta leguminosa captura o colesterol e inibe sua absorção . Como resultado, o colesterol não passa para o sangue e é eliminado. Além disso, não contém tiramina. Esta substância, que contém cacau, está relacionada com o aparecimento de dores de cabeça e agravamento das enxaquecas

. Efeito prebiótico

Suas fibras ajudam a melhorar a flora fermentativa intestinal . Tem sido usado como antidiarréico, mas também é laxativo e favorece o peristaltismo correto. Além disso, promove a cicatrização de infecções e problemas gastrointestinais.

A fibra alimentar presente na alfarrobeira forma géis no intestino, o que favorece a evacuação. Por sua vez também tem efeito adstringente pelo seu teor em taninos.

6. Fonte de antioxidantes

A farinha de alfarroba contém polifenóis que ajudam a reduzir o dano oxidativo e mantêm as células saudáveis. É por isso que, entre outras coisas, ajuda a prevenir os efeitos do envelhecimento prematuro.

Você conhecia todas essas propriedades da farinha de alfarroba? Agora que você sabe como é bom para sua saúde, não pare de usá-lo na preparação de suas receitas favoritas

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