Se você planeja treinar na pista de corrida, primeiro deve conhecer algumas regras básicas para este terreno. Hoje mostramos 6 coisas que você deve ter em mente ao correr na pista.

 6 regras importantes em uma pista de corrida

Última atualização: 06 de janeiro de 2022

Correr na pista é uma opção intimidante mesmo para atletas experientes. Você pode ser fã de correr com anos de experiência treinando em asfalto, montanhas ou outros terrenos, mas nunca tentou correr em uma pista profissional até agora. Para que você não deixe outros corredores desconfortáveis, é muito importante que você conheça as regras de uma pista de corrida. Referimo-nos a essas normas implícitas, aos códigos de conduta que muitas vezes são dados como certos entre aqueles que treinam neste tipo de cenário . Embora existam dezenas, hoje mostramos as mais importantes que você deve considerar. você notará com os primeiros passos. Não só a distribuição do percurso, as distâncias e a técnica diferem de outros locais, mas também as regras que deve aplicar para conviver com outros atletas que treinam ao mesmo tempo. Se você deseja iniciar a execução neste cenário, não pode deixar de aplicar as seguintes regras:

1. Escolha a pista certa

Todas as regras que descrevemos nesta lista são importantes, mas esta é talvez a mais superestimada entre os novatos. Existe uma ordem hierárquica entre as pistas das pistas, que você deve seguir mesmo se começar a treinar com a pista vazia. O motivo disso? Muito simples: no meio do seu treino pode chegar um corredor que mereça a raia que você está usando.



Felizmente, a ordem é muito fácil de lembrar. As faixas internas são reservadas para corredores de velocidade, geralmente 1 e 2 . Algumas pistas, aquelas com um tom mais profissional, podem até alocar uma terceira pista interna para isso. A menos que você queira fazer treinamento de velocidade, evite usar essas pistas. Você pode usar o 4, 5 e 6.

O que acontece então com o 7 e o 8? Existe uma regra tácita de que essas pistas são usadas para aquecimentos ou caminhadas. Lembre-se que os internos são para velocistas, os meios para treinos regulares e os externos para quem está se preparando para correr ou apenas quer caminhar.

2. Correr na mesma direção que os demais

Embora o atletismo seja simples, é importante diferenciar todas as regras para não atrapalhar os demais competidores.

Todos os corredores devem correr na mesma direção, o que é muito importante para evitar colisões com uns aos outros. A maioria das pistas escolhe um sentido anti-horário embora às vezes isso seja invertido para que os atletas possam variar seu treinamento. De qualquer forma, quando isso acontece, geralmente você encontrará um aviso, sinal ou indicador para alertá-lo da mudança.



Como na maioria das vezes você encontrará outros pilotos na pista, basta seguir a direção que eles continuar. Tenha em mente que as regras em uma pista de corrida também se aplicam aos pequenos, então tente ensinar isso e os outros para evitar colisões ou interrupções com outros corredores.

3. Não invada a pista de outra pessoa

Podemos dizer que esta é uma regra sagrada, que infelizmente alguns praticantes ignoram completamente. Não é incomum algumas pessoas que treinam em grupos se aglomerarem na fila para conversar ou fazer companhia. Isso atrapalha a rotina de outros corredores especialmente se as linhas divisórias das pistas não forem respeitadas

Isso não se aplica apenas aos grupos. Se você treinar sozinho, deve terminar na mesma pista que escolheu quando começou. Ao mesmo tempo, evita a ocupação de faixas vizinhas durante o trajeto. Isso pode custar um pouco durante as primeiras sessões, especialmente nas curvas. Não se preocupe, são necessárias apenas algumas sessões de treinamento para você aprender a se mover em uma única pista.

4. Nunca pare no meio da pista

Proteja todo o seu equipamento antes de começar para evitar parar e interromper o caminho de outros corredores na mesma pista. Verifique se seu relógio, monitor de frequência cardíaca, cadarços e outros estão em perfeitas condições, para evitar parar para modificar um detalhe que você negligenciou antes de começar. Se você sentir uma pequena distensão muscular, cãibra ou lesão, saia da pista com cautela.

Isso também se aplica se você distinguir outro corredor. Se encontrar um amigo, familiar ou colega, tente não parar no meio da pista para falar com ele. Melhor sair momentaneamente da pista durante o bate-papo, mesmo que não esteja lotado de corredores. Como dissemos, podem chegar no processo atletas que você interromperá com esta ação.

5. Não use fones de ouvido ou outros distratores

Em teoria o uso de fones de ouvido não é proibido na quadra, mas na prática é um distrator que impede você de estar ciente do que está acontecendo ao seu redor. Tenha em mente que o espaço de treino é muito limitado, não é uma floresta com caminhos largos ou uma rua da cidade com muito espaço para treinar. é comum encontrar corredores que levam suas sessões muito a sério. O uso de dispositivos de distração pode tornar esses atletas irritantes, pois as distrações estão na ordem do dia devido ao isolamento (invadir uma pista estrangeira ou não ouvir que um corredor está prestes a passar por você, por exemplo).

6. Avançar na forma correcta

Saber praticar atletismo implica também um grande sentido de responsabilidade individual e colectiva.

Quanto a este último, deve também ter em conta a forma como ultrapassa os outros corredores. Não existe uma regra universal para isso, mas geralmente é preferível passar à direita ao rodar no sentido anti-horário . Vale a pena perguntar a um corredor experiente qual é a forma que ele prefere naquela pista específica.

Como regras adicionais, na pista de atletismo sugerimos também que você use roupas adequadas, respeite os horários de uso, use calçados especiais para correr e planejar o que exatamente você fará quando começar a treinar. Se você levar tudo isso em consideração, estará preparado para sua primeira sessão.

Benefícios de correr na pista de atletismo

As regras para treinar na pista de atletismo não são nada complicadas e geralmente partem do bom senso. Para motivá-lo ainda mais a incluir regularmente esse tipo de superfície em sua rotina, aqui estão algumas maneiras pelas quais você se beneficiará:

  • O impacto nas articulações é menor: as faixas são feitas de poliuretano e tartan, o que dá é sua cor vermelha característica e sua superfície acolchoada. Isso gera menos impacto nos tornozelos e joelhos em contraste com o asfalto ou outras opções.
  • Permite explorar outros estilos: como velocidade de treinamento, potência ou distâncias exatas. Com isso você inclui variedade em seus treinos e evita a monotonia.
  • Você melhora sua técnica: como você aprende a correr longas distâncias sem se mover mais do que alguns centímetros para os lados, você equilibra melhor seu peso nas curvas , você assimila como aproveitar sua força nas saídas e o corpo se acostuma a correr em um palco 100% plano. corredores, ser capaz de graduar as distâncias precisas e outras variáveis ​​permitem que você se concentre o máximo possível em sua rotina. Você não tem distrações que possam condicionar os objetivos que espera alcançar.

Estes são os principais benefícios do treino em pista de corrida, aqueles que devem incentivá-lo a praticá-lo pelo menos uma vez por semana. Tenha em mente que na pista você pode experimentar muitas variações, de Fartlek a Interval Training (HIIT). É apenas uma questão de adaptar seus objetivos para melhorar na direção que você deseja.

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