Correr na pista é uma opção intimidante, mesmo para atletas experientes. Você pode ser um fã de correr com anos de experiência em treinamento em asfalto, montanhas ou outro terreno, mas nunca tentou correr em uma pista profissional até agora. Para evitar o desconforto de outros corredores, é muito importante que você conheça as regras de uma pista de atletismo.

Não estamos falando sobre as do Atletismo Mundial para competições profissionais. Referimo-nos a essas normas implícitas aos códigos de conduta que muitas vezes são tidos como certos entre aqueles que treinam neste tipo de cenário . Embora existam dezenas, hoje mostraremos as mais importantes que você deve considerar.

6 regras para se manter em mente em uma pista de atletismo

Correr em uma pista é muito diferente de correr em outra superfície, algo que você notará com os primeiros passos. Não só a distribuição do percurso, as distâncias e a técnica diferem de outros locais, mas também as regras que você deve aplicar para conviver com outros atletas que treinam ao mesmo tempo. Se você deseja iniciar a execução neste cenário, não pode deixar de aplicar as seguintes regras:

1. Escolha a faixa certa

Todas as regras que descrevemos nesta lista são importantes, mas talvez esta seja a mais superestimada entre os iniciantes. Existe uma ordem hierárquica entre as pistas das pistas, que você deve seguir mesmo que comece a treinar com a pista vazia. O motivo disso? Muito simples: no meio do seu treinamento pode chegar um corredor que merece a raia que você está usando.

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Felizmente, o pedido é muito fácil de lembrar. Faixas internas são reservadas para corredores de velocidade, geralmente 1 e 2 . Algumas pistas, aquelas com um tom mais profissional, podem até alocar um terço da faixa interna para isso. A menos que você queira fazer treinamento de velocidade, evite usar essas pistas. Você pode usar o 4, 5 e 6.

O que acontece então com o 7 e o 8? Existe uma regra tácita de que essas pistas são usadas para aquecimentos ou caminhadas. Lembre-se que os internos são para velocistas, meio para treinos regulares e os externos para quem está se preparando para correr ou apenas deseja caminhar.

2. Corrida na mesma direção que os outros

Embora o atletismo seja simples, é importante diferenciar todas as regras para evitar atrapalhar outros competidores.

Todos os corredores devem correr na mesma direção, uma regra muito importante para evitar colisões entre si. A maioria das pistas escolhe uma direção anti-horária embora às vezes isso seja invertido para que os atletas possam variar seu treinamento. Em qualquer caso, quando isso acontece, geralmente você encontrará um aviso, sinal ou indicador que o alerta sobre a mudança.

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Como na maioria das vezes você encontrará outros pilotos na pista, basta seguir a direção que eles seguem. Lembre-se de que as regras em uma pista de corrida também se aplicam aos mais pequenos, então tente ensinar isso e os outros para evitar colisões ou interrupções para outros corredores.

3. Não invada a pista de outra pessoa

Podemos dizer que esta é uma regra sagrada, que infelizmente alguns praticantes ignoram completamente. Não é incomum para algumas pessoas que treinam em grupos se aglomerarem na fila para bater um papo ou fazer companhia. Isso interrompe a rotina de outros corredores especialmente se as linhas divisórias da faixa não forem respeitadas

. Isso não se aplica apenas a grupos. Se você treina sozinho, deve terminar na mesma faixa que escolheu quando começou. Ao mesmo tempo, evita ocupar faixas vizinhas durante o trajeto. Isso pode custar um pouco durante as primeiras sessões, especialmente nas curvas. Não se preocupe, são necessárias apenas algumas sessões de treinamento para aprender a se mover em uma única pista.

4. Nunca pare no meio da pista

Proteja todo o seu equipamento antes de começar para evitar parar e interromper o caminho de outros corredores na mesma pista. Verifique se o relógio, o monitor de freqüência cardíaca, os cadarços e outros estão em perfeito estado, para evitar parar para modificar um detalhe que tenha esquecido antes de começar. Se você sentir uma pequena tensão muscular, cãibra ou lesão, saia da pista com cuidado.

Isso também se aplica se você distinguir outro corredor. Se você encontrar um amigo, familiar ou colega, tente não parar no meio da pista para falar com ele. Melhor deixar a pista momentaneamente durante o chat, mesmo que não esteja lotada de corredores. Como já dissemos, podem chegar no processo atletas que você interromperá com esta ação.

5. Não use fones de ouvido ou outros distratores

Em teoria o uso de fones de ouvido não é proibido na quadra, mas na prática é uma distração que o impede de ficar ciente do que está acontecendo ao seu redor. Lembre-se que o espaço de treino é muito limitado, não é uma floresta com caminhos largos ou uma rua da cidade com muito espaço para treinar.

As pistas de atletismo são locais utilizados para treinar com um toque mais profissional, de So it É comum encontrar corredores que levam suas sessões muito a sério. O uso de dispositivos de distração pode tornar esses atletas irritantes, pois as distrações estão na ordem do dia devido ao isolamento (invadir uma pista estrangeira ou não ouvir que um corredor está prestes a ultrapassá-lo, por exemplo).

6. Avançar na maneira correta

 As regras em uma pista de atletismo são para facilitar o jogo
Saber praticar o atletismo também implica um grande senso de responsabilidade individual e coletiva.

Em relação a este último, você também deve estar ciente de como você ultrapassa outros corredores. Não existe uma regra universal para isso, mas geralmente é preferível passar à direita ao rodar no sentido anti-horário . Vale a pena perguntar a um corredor experiente como ele prefere naquela pista específica.

Como regras adicionais, na pista de atletismo também sugerimos que você use roupas adequadas, respeite os horários de uso, use calçados especiais para correr e planejar o que exatamente você fará quando começar a treinar. Se você levar tudo isso em consideração, estará preparado para sua primeira sessão.

Benefícios de correr na pista de atletismo

As regras para o treinamento na pista de atletismo não são complicadas e geralmente começam com o bom senso. Para motivá-lo ainda mais a incluir regularmente esse tipo de superfície em sua rotina, aqui estão algumas maneiras em que você se beneficiará:

  • O impacto em suas articulações é menor: as faixas são feitas de poliuretano e tartan, o que dá tem sua cor vermelha característica e sua superfície acolchoada. Isso gera menos impacto nos tornozelos e joelhos em contraste com o asfalto ou outras opções.
  • Ele permite que você explore outros estilos: como velocidade de treinamento, potência ou distâncias exatas. Com isso, você inclui variedade em seus treinos e evita a monotonia.
  • Você melhora sua técnica: como você aprende a correr longas distâncias sem se mover mais do que alguns centímetros para os lados, você equilibra melhor seu peso nas curvas , você assimila como aproveitar sua força durante as saídas e o corpo se acostuma a correr em um palco 100% plano.
  • Você se concentra em seu treinamento: a ausência de fones de ouvido e outros dispositivos, tome cuidado para não interromper outros corredores, sendo capaz de graduar as distâncias precisas e outras variáveis ​​permitem que você se concentre tanto quanto possível em sua rotina. Você não tem distratores que podem condicionar os objetivos que você espera alcançar.

Estes são os principais benefícios do treinamento em uma pista de atletismo, aqueles que devem encorajá-lo a praticá-lo pelo menos uma vez por semana. Lembre-se de que na pista você pode experimentar muitas variações, de Fartlek a Interval Training (HIIT). É só uma questão de adaptar seus objetivos para melhorar na direção que você deseja.

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