O bebidas A mistura de certas frutas e vegetais pode ser usada como antioxidante, mas também como fonte de proteína. Descubra as melhores receitas para batidos saudáveis ​​e energéticos.

Última atualização: 10 de setembro de 2021

As proteínas são um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do corpo. São encontrados em vários alimentos de origem animal, como frango ou peixe, mas também em legumes e vegetais. Por esse motivo, os shakes de proteína atuam como um suplemento acessível ao completar uma dieta para perder peso.

Essas bebidas, ideais para o café da manhã ou entre as refeições, podem ser preparadas com ingredientes como espinafre, brócolis ou abacate. Além disso, quando combinados com frutas e sementes, contribuem para a ingestão de vários nutrientes que, de outra forma, seriam relegados. Existem shakes de proteína para diferentes fins, desde a eliminação de toxinas até o combate à fadiga.

Onde são encontradas as proteínas?

As proteínas são pequenas moléculas compostas por blocos de aminoácidos, necessários para a estrutura de todas as células do corpo. Estão presentes nos mais diversos alimentos de origem animal, como atum, frango, ovos e peixes. Eles também podem ser encontrados em opções baseadas em plantas.

Por exemplo, em leguminosas como lentilhas, feijão ou grão de bico. As nozes são outra fonte de proteína, sendo nozes, amêndoas e avelãs algumas das mais consumidas . Por outro lado, o espinafre e o brócolis também os contêm. Em menor grau, são encontrados em maçãs, bananas e abacates.

Funções e quantidades

A ingestão desses nutrientes é essencial para o bom funcionamento do corpo. É recomendado que eles integrem entre 12% e 15% da dieta .

De acordo com uma estatística do Instituto de Medicina dos Estados Unidos, é aconselhável consumir entre 0,8 e 2 gramas de proteína diariamente para cada quilograma de peso corporal. Isso significa que uma pessoa que pesa 70 quilos deve ingerir entre 56 e 140 gramas de proteína por dia.

Além de colaborar com a estrutura celular, as proteínas cumprem as seguintes funções vitais:

  • Regeneração: elas criam novos tecidos para a recomposição de feridas e queimaduras.
  • Sistema imunológico: algumas proteínas formam anticorpos para defesa.
  • Enzimático: acelera a velocidade das reações químicas.
  • Genética: integra DNA .
  • Líquidos: compõem a hemoglobina e outras moléculas do sangue.
As proteínas de origem animal são consideradas de alto valor biológico, porque têm todos os aminoácidos essenciais.


Shakes de proteína para perder peso [19659011] Existem muitas receitas de bebidas que contribuem para a redução de peso. Para perder peso, é necessário trabalho físico, mas deve ser acompanhado por uma dieta adequada .

Nesse sentido, shakes de proteína para perder peso são úteis como suplemento. Ao misturar frutas e vegetais, eles podem ser consumidos para satisfazer os desejos de doces sem recorrer ao açúcar ou para encorajar as crianças a integrá-los.

Por outro lado, graças às frutas são ingeridos outros nutrientes, como potássio, magnésio, zinco e cálcio. Esses smoothies são orientados para diferentes objetivos dietéticos, dependendo dos componentes que os compõem.

Em quase todos os casos, é possível adicionar sementes de girassol, abóbora, gergelim ou chia . Também nozes ou especiarias, que fornecem sabor e conteúdo nutricional.

1. Batidos de espinafre

Um dos ingredientes básicos para preparar batidos de proteína para perda de peso é o espinafre. Combiná-lo com meio pepino, maçã verde, gengibre e suco de limão resulta em uma bebida saudável, com o objetivo de eliminar as toxinas. Além disso, contribui para a redução dos níveis de colesterol.

É uma bebida ligeiramente amarga, por isso pode ser adoçada com adoçante ou mel. Outra variante do espinafre são as alcachofras. Misture quatro corações deste vegetal, adicione limão e chá verde.

2. Batido de banana

Para uma alternativa mais frutada, misture meia xícara de morango, banana, espinafre e um pouco de leite de amêndoa. Desta forma, um refrigerante rico em potássio é obtido projetado para promover energia e vitalidade. Se estiver procurando um preparado mais leve que contenha banana, use apenas essa fruta e leite desnatado.

3. Batido de beterraba

A beterraba é um vegetal amplamente utilizado no preparo de sucos, graças às suas propriedades benéficas para o corpo, como fibra e vitamina B. Para este smoothie, misture três colheres de sopa de sua polpa, meia pêra , um pedaço de abacate e reduza com água . O resultado é uma bebida revitalizante que combate a fadiga e melhora a constipação.

4. Smoothies de abacaxi

Outro produto reconhecido por seus benefícios é o abacaxi. É uma fruta recomendada para digestão e queima de gordura pois evita a retenção de líquidos

Além disso, é rica em potássio, ferro e sódio. Combine duas fatias com uma xícara de mirtilos e amoras e reduza com suco de limão e água. As frutas vermelhas têm uma função antioxidante.

Para uma variante que também contém abacaxi, pegue uma fatia e prepare-a com um pedaço de melão, meio pepino e morangos . É um shake de proteína muito mais frutado, com bastante água e função diurética.

5. Smoothie de brócolis

Um dos vegetais com maior teor de proteína é o brócolis. Além de ser pobre em gordura e calorias, fornece vitamina A, C, fibra, cálcio e ácido fólico . Embora pareça um produto disponível apenas para o almoço ou jantar, é possível integrá-lo em uma bebida.

Combine uma xícara de suas flores com metade dos morangos, um pedaço de abacaxi, mel e leite de amêndoa. Um smoothie ideal é obtido para consumir durante o café da manhã, graças à sua capacidade de desintoxicar o corpo.

O brócolis não precisa apenas fazer parte dos pratos. Pode ser uma bebida útil na perda de peso.

6. Smoothie de melão

Uma última alternativa para uma bebida frutada e de verão é obtida com uma mistura de melão sem casca nem sementes, meio limão e iogurte natural. O melão é constituído por 90% de água o que significa uma baixa ingestão calórica. Já o limão, rico em vitamina C, atua como antioxidante.



Conservar os nutrientes em batidos de proteína para perder peso

Se o objetivo desses batidos de proteína, além de obter uma bebida refrescante, é contribuir para uma alimentação saudável , recomenda-se prepará-los no liquidificador e não no liquidificador . Desta forma, as vitaminas encontradas na polpa e na pele são mais bem preservadas.

Por outro lado, embora sua contribuição protéica e nutricional seja extensa, isso não significa que substitua outras instâncias da dieta. É aconselhável comê-los no início do dia e não pular o almoço ou jantar.

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