Para perder peso de forma saudável, é conveniente reduzir o consumo de hidratos de carbono. No entanto, isso pode se tornar um desafio, já que muitos alimentos presentes na dieta regular geralmente os contêm. Portanto, hoje nós trazemos-lhe alguns truques que ajudam a reduzir os carboidratos na dieta.

A ingestão de carboidratos é uma parte da nutrição que tem um tremendo impacto sobre o resto da saúde. Um consumo adequado destes depende de fatores como nossa energia, nosso peso e até mesmo os níveis de açúcar no sangue.

O que são carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes de grande consumo em casas e cuja função principal para fornecer imediatamente toda a energia necessária para o corpo para a resolução de tarefas físicas diárias. Eles são muito fáceis de encontrar em alimentos cotidianos, como pão, macarrão ou frutas.

Ao se exercitar vigorosamente, o corpo usa carboidratos para funcionar . Eles são a primeira fonte de energia na dieta e são considerados a base da pirâmide alimentar

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6 truques que ajudam a reduzir carboidratos

1. Substitua a farinha de trigo por farinhas de baixo carboidrato

Todo mundo sabe que a farinha de trigo que geralmente compramos é rica em carboidratos. O que nem todo mundo sabe é que existem alternativas para farinhas de baixo carboidrato que são igualmente versáteis para cozinhar e muito mais saudáveis.

Alguns dos substitutos da farinha de trigo tradicional são feitos com coco ou nogueira Estima-se que cada 100 g de noz-moscada contenha menos de 11 carboidratos. Se fosse farinha de coco, falaríamos de menos de 21 g de carboidratos, para que você possa ter uma idéia de quão positivo esse tipo de farelo pode ser para perder peso

. Peça enfeites de vegetais se comermos fora

Um enfeite com vegetais pode ajudar a reduzir o consumo de carboidratos sem eliminá-los completamente. Além disso, é uma alternativa de baixa caloria e rica em nutrientes.

A maioria dos restaurantes geralmente tem opções variadas de guarnições de vegetais em seus cardápios. Dependendo do prato que você pedir, é comum ser oferecido para acompanhá-lo com pão, batata, macarrão, arroz ou legumes. Tomar uma boa decisão a esse respeito é muito importante para reduzir os carboidratos à sua dieta.

  • Escolher os vegetais como guarnição pode fornecer fibras e quase nenhum carboidrato à comida.

3. Coma ovos e outros alimentos com baixo teor de carboidratos

Mesmo o café da manhã aparentemente saudável geralmente tem carboidratos. Na época de decidir um café da manhã com pouco carboidrato os ovos são uma escolha imbatível; cada um contém menos de 1 g de carboidratos, sem mencionar que representa uma fonte de proteína saudável, capaz de mantê-lo cheio por horas.

Idealmente, aprenda a preparar os ovos de forma saudável . Passá-las pelo pequeno azeite ou servi-las cozidas e acompanhadas de vegetais cozidos no vapor, são apenas algumas das múltiplas maneiras pelas quais elas podem ser preparadas.

Evite o consumo de bebidas açucaradas

Os sucos e refrigerantes açucarados que eles distribuem no mercado não fornecem um valor nutricional significativo e, em vez disso, contribuem com um grande número de calorias desnecessárias.

Ingeri-los gera uma reação de ansiedade no organismo que, quase sempre, leva a consumir mais fontes de carboidratos simples. Por outro lado, seu alto teor de açúcar afeta o funcionamento metabólico e, entre outras coisas, causa:

  • Aumento da resistência à insulina.
  • Tendência ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
  • Risco de sobrepeso e obesidade

5. Tente outros tipos de pão além do branco

 reduzir os carboidratos
Há muitos ingredientes que substituem as farinhas refinadas para desfrutar de um pão mais saudável e com pouco carboidrato.

Pão, tão comum na dieta diária de tantos países, é infelizmente um dos alimentos com mais carboidratos que existem. O pão branco, além disso, é uma das piores opções quando se trata de comer este alimento por causa de sua baixa ingestão de fibras e excesso de carboidratos que ele fornece.

O melhor que podemos fazer é procure outras fontes mais saudáveis ​​de grãos que não sejam trigo, como certos vegetais, sementes, nozes ou versões mais saudáveis ​​de pão como pão de trigo.

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] 6. Substitua o leite de vaca

O leite é nutritivo, mas não é recomendado se quisermos iniciar uma dieta com pouco carboidrato. Estima-se que para cada 240 ml de leite de vaca tradicional, o corpo absorve entre 12 e 13 gramas de carboidratos, portanto, é muito aconselhável procurar substitutos para o leite tradicional.

substitutos para o leite de vaca são leite de coco, amêndoa ou noz . A maioria desses produtos não contribui com mais de 2 gramas de carboidratos para cada serviço, o que representa uma redução significativa a longo prazo.

A redução de carboidratos em nossa dieta não precisa ser um evento dramático e desagradável. As pequenas dicas que damos aqui devem ajudar a fazer essa transição de maneira simples e saudável. Finalmente, vale a pena lembrar que o que estamos tentando fazer aqui é reduzir, não eliminar definitivamente carboidratos.

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