Do diabetes ao câncer

"Nossos resultados podem levar à promoção de dietas com baixa carga ácida para a prevenção do diabetes", dizem Fagherazzi e Clavel-Chapelon. Além de prevenir o diabetes uma dieta mais alcalina do que ácida poderia evitar uma variedade de distúrbios, como osteoporose, infecções, cálculos renais e até mesmo desenvolvimento tumoral ] como consequência da acidez prolongada e inflamação.

Esta amplitude de benefícios é explicada porque o equilíbrio ácido-base é necessário para o bom estado e funcionamento das células em todos os tecidos e órgãos do corpo. De fato, sabe-se que o grau de acidez é determinante, em geral, para o equilíbrio dos organismos e dos ecossistemas naturais, uma vez que condiciona a fertilidade da terra, o desenvolvimento das plantas ou da vida. na água, como qualquer pessoa que cuida de um aquário ou uma piscina sabe

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O mapa do PH no corpo

A acidez ou alcalinidade é quantificada pelo valor de pH (potencial de hidrogênio), que se refere à concentração de íons de hidrogênio em uma solução aquosa.

A escala de pH varia de 0 a 14. Soluções com um pH menor que 7 são ácidas e alcalinas aquelas com um pH maior que 7. No corpo humano, o pH varia de uma área para outra. No interior do estômago há uma acidez extrema (pH de 1,35 a 3,5), a fim de favorecer a digestão.

No entanto, as paredes do estômago, para se proteger, têm um pH elevado ] (até 8). O pH da pele varia de 4 a 6,5, o que proporciona um manto ácido que atua como uma proteção contra fungos e bactérias. Na vagina, um pH de 4,7 mantém a flora em equilíbrio. “/>

O pH do sangue é uma constante que raramente é alterada significativamente. Em caso afirmativo, pode induzir estados de coma, por alcalose ou acidose. Um pH normal no sangue é considerado entre 7,35 e 7,45, isto é, levemente alcalino. Para mantê-lo dentro desses limites que tornam a vida viável, o corpo tem mecanismos que rapidamente corrigem qualquer desvio.

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Os efeitos da comida

É lógico pensar que os alimentos que ingerimos podem influenciar o grau de acidez do organismo. A partir dos estudos do Dr. Heinrich Lahmann e do químico Ragnar Berg, do início do século XX, sabe-se que as pessoas que consomem mais carne e peixe tendem a mostrar mais urina ácida . isto é mais alcalino naqueles que consomem mais alimentos vegetais crus . A urina é considerada um indicador dos esforços do corpo para purificar e equilibrar o ambiente interno. Os alimentos podem ser classificados como aqueles que aumentam a acidez ou alcalinidade na urina.

Alimentos acidificantes que devem ser consumidos com moderação são aqueles ricos em proteínas animais. Em contraste, uma dieta baseada em frutas e vegetais frescos e sazonal tende a alcalinizar a urina. Este tipo de dieta é, em princípio, aconselhável para todas as pessoas e especialmente para aqueles que apresentam sistematicamente um pH ácido na urina.

No entanto, pode haver casos excepcionais que devem ser tratados temporariamente com dietas menos alcalinizantes.
Ao escolher alimentos específicos, a classificação PRAL é útil dependendo da "capacidade de potencialmente acidificar a urina". Isto é feito a partir do conteúdo de cinco nutrientes (proteínas, fósforo, potássio, cálcio e magnésio) que modificam o pH e serve para estabelecer recomendações gerais.

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Mais frutas e vegetais frescos

Para atender a uma dieta alcalinizante ao longo do dia, é importante que haja uma forte presença de frutas e vegetais frescos e sazonais. Além disso, deve-se ter em mente que o cozimento da comida reduz o seu poder alcalinizante, por isso, é conveniente consumir frutas e vegetais crus diariamente junto com vegetais e tubérculos.

sopas de legumes com batata aipo, cenoura ou abóbora, bem como preparações cozinhadas. As frutas cítricas, apesar do sabor ácido, também são alcalinizantes uma vez digeridas. Na verdade, sucos cítricos caseiros acompanhados, se desejado, com aipo, maçã, pera, cenoura, uva ou cereja são recomendados.

Também pode ser importante estar ciente do tipo de solo onde eles cresceram, isto é, se eles vêm de culturas ecológicas ou de cultivos intensivos com fertilizantes e pesticidas que alteram o pH do solo. O cuidado com a agricultura está ligado aos cuidados de saúde, porque o tipo de solo e seu pH podem influenciar o conteúdo mineral e o equilíbrio da própria planta.

  • Mais frutas alcalinizantes (nesta ordem) : uva passa, figo seco, uva preta, banana, damasco, cereja, laranja, limão,
  • Mais vegetais alcalinizantes: espinafre, aipo, cenoura, abobrinha, batata, alface, berinjela, tomate, cebola,

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Cuidados com proteínas

A carne e o peixe são considerados acidificantes, principalmente devido à sua riqueza proteica. Seu consumo excessivo tem sido associado com maior acidificação na urina e uma sobrecarga dos mecanismos que atuam para regular o pH do sangue.

Neste grupo de alimentos, os mais acidificantes são frutos do mar e conservas de peixe. incluindo sardinhas em óleo, com 1316 pontos PRAL, em comparação com 7 para carne de porco magra ou 9 para frango, por exemplo

Como fontes de proteína ideais, são recomendadas em quantidades moderadas os legumes. Nozes e sementes são mais acidificantes, mas tendo em conta que eles são consumidos em pequenas quantidades podem ser considerados alimentos saudáveis ​​e recomendados por sua contribuição de ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas e minerais.

As amêndoas ] (PRAL 4.3) e porcas (6.8) estão mais próximas da neutralidade do que as outras porcas. Por via de regra, é conveniente escolher as apresentações sem sal e sem torrar. Os produtos lácteos em geral são acidificantes. especialmente o queijo curado (acima de 25).

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Um estilo de vida saudável

Por outro lado, uma série de recomendações pode ser seguida ao projetar menus diários que são alcalinizantes :

  • Abacates e óleos vegetais ] As primeiras pressões de frio estão em uma zona neutra e são fontes saudáveis ​​de ácidos graxos.
  • Beber de um a dois litros de água por dia. Uma grande parte das águas embaladas na Espanha são minerais naturais, muitos deles bicarbonatados sódicos ou misturados, que alcalinizam o pH da urina.
  • Reduzir ou evitar o consumo de cereais refinados conservas, doces, chocolate, refrigerantes , álcool e café
  • O consumo moderado de sal como o aumento do sódio no corpo aumenta a acidose com perda óssea e perda de massa muscular.
  • As infusões também são indicadas: chá verde, cola cavalo, dente de leão …
  • Mel e açúcar são preferíveis ao açúcar branco.

Além da dieta, existem alguns outros fatores que contribuem para a acidificação. Por exemplo, o estresse e o exercício físico extenuante . Para evitá-los, é importante dar importância ao repouso e relaxamento e realizar atividades ao ar livre regulares e exercícios de respiração profunda. Dietas depurativas sazonais também são recomendadas

É provável que mais detalhes sobre os efeitos da acidez e alcalinidade no corpo sejam conhecidos a médio prazo. Mas o que é atualmente conhecido já justifica a aposta em favor da comida natural e essencialmente vegetariana.

    
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