O organismo é um sistema complexo de equilíbrios. Desde o início do século XX, o medicamento naturopata argumenta que um desses equilíbrios é químico e se refere à acidez ou alcalinidade dos fluidos corporais, especialmente do sangue.

Uma dieta rica em alimentos vegetais favorece esse equilíbrio, enquanto carne e produtos lácteos dificultam, o que pode levar o organismo à acidez. Esta é uma questão importante, porque a acidez promove osteoporose ou alterações hormonais e metabólicas .

Os benefícios da dieta alcalina ou básica eles foram esquecidos e discutidos com frequência pela medicina, mas recentemente um extenso e rigoroso estudo do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População do INSERM em Paris (França), realizado com 66.000 mulheres por 14 anos, chamou a atenção mais uma vez

De acordo com os médicos Guy Fagherazzi e Françoise ClavelChapelon, uma dieta com excesso de produtos de origem animal (carne, ovos e produtos lácteos) pode causar uma carga ácida no organismo que reduz a sensibilidade a insulina, que pode levar ao diabetes tipo 2 .

A alimentação do tipo alcalinizante está relacionada a uma série de benefícios para a saúde.

Do diabetes ao câncer

"Nossos resultados podem levar à promoção de dietas com baixa carga ácida para a prevenção do diabetes", dizem Fagherazzi e Clavel-Chapelon. Além de prevenir o diabetes uma dieta mais alcalina do que ácida poderia evitar uma variedade de distúrbios, como osteoporose, infecções, cálculos renais e até mesmo desenvolvimento de tumores ] como consequência da acidez prolongada e inflamação.

Esta amplitude de benefícios é explicada porque o equilíbrio ácido-base é necessário para o bom estado e funcionamento das células em todos os tecidos e órgãos corporais. De fato, sabe-se que o grau de acidez é determinante, em geral, para o equilíbrio dos organismos e dos ecossistemas naturais, uma vez que condiciona a fertilidade da terra, o desenvolvimento das plantas ou a vida. na água, como qualquer pessoa que cuida de um aquário ou uma piscina sabe.

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O mapa do PH no corpo [19659012] A acidez ou alcalinidade é quantificada pelo valor de pH (potencial de hidrogênio), que se refere à concentração de íons de hidrogênio em uma solução aquosa.

A escala de pH varia de 0 a 14. Eles são Soluções ácidas com pH menor que 7 e alcalina aquelas com pH maior que 7. No corpo humano, o pH varia de uma área para outra. No interior do estômago há uma acidez extrema (pH de 1,35 a 3,5), a fim de favorecer a digestão.

No entanto, as paredes do estômago, para se proteger, têm um pH elevado ] (até 8). O pH da pele varia de 4 a 6,5, o que proporciona um manto ácido que atua como uma proteção contra fungos e bactérias. Na vagina, um pH de 4,7 mantém a flora em equilíbrio

O pH no sangue é uma constante que raramente é alterada de forma significativa. Em caso afirmativo, pode induzir estados de coma, por alcalose ou acidose. Um pH normal no sangue é considerado entre 7,35 e 7,45, isto é, levemente alcalino. Para mantê-lo dentro dos limites que tornam a vida viável, o corpo tem mecanismos que rapidamente corrigem qualquer desvio

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Os efeitos da comida

É lógico pensar que os alimentos que ingerimos podem influenciar o grau de acidez do organismo. Desde os estudos do Dr. Heinrich Lahmann e do químico Ragnar Berg, do início do século XX, sabe-se que as pessoas que consomem mais carne e peixe tendem a mostrar uma urina mais ácida . isto é mais alcalino naqueles que consomem mais alimentos vegetais crus . A urina é considerada um indicador dos esforços do corpo para purificar e equilibrar o ambiente interno. Os alimentos podem ser classificados como aqueles que aumentam a acidez ou alcalinidade na urina.

Alimentos acidificantes que devem ser consumidos com moderação são aqueles ricos em proteínas animais. Em contraste, uma dieta baseada em frutas e legumes frescos e sazonal tende a alcalinizar a urina. Este tipo de dieta é, em princípio, aconselhável para todas as pessoas e especialmente para aqueles que apresentam sistematicamente um pH ácido na urina.

No entanto, pode haver casos excepcionais que devem ser tratados temporariamente com dietas menos alcalinizantes.
Ao escolher alimentos específicos, a classificação PRAL é útil dependendo da "capacidade de potencialmente acidificar a urina". Isto é feito a partir do conteúdo de cinco nutrientes (proteínas, fósforo, potássio, cálcio e magnésio) que modificam o pH e serve para estabelecer recomendações gerais

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] Mais frutas e vegetais frescos

Para cuidar de uma dieta alcalinizante ao longo do dia, é importante que haja uma forte presença de frutas e vegetais frescos e sazonais. Além disso, deve-se ter em mente que o cozimento da comida reduz seu poder alcalinizante, por isso, é conveniente consumir frutas e vegetais crus diariamente junto com vegetais e tubérculos

. sopas de legumes com batata aipo, cenoura ou abóbora, bem como as preparações no vapor. As frutas cítricas, apesar do sabor ácido, também são alcalinizantes uma vez digeridas. Na verdade, sucos cítricos caseiros acompanhados, se desejado, com aipo, maçã, pera, cenoura, uva ou cereja são recomendados.

Também pode ser importante estar ciente do tipo de solo onde eles cresceram, isto é, se eles vêm de culturas ecológicas ou culturas intensivas com fertilizantes e pesticidas que alteram o pH do solo. O cuidado com a agricultura está ligado aos cuidados de saúde, porque o tipo de solo e seu pH podem influenciar o conteúdo mineral e o equilíbrio da própria planta.

  • Mais frutas alcalinizantes (nesta ordem) : uva passa, figo seco, uva preta, banana, damasco, cereja, laranja, limão,
  • Mais vegetais alcalinizantes: espinafre, aipo, cenoura, abobrinha, batata, alface, berinjela, tomate, cebola, brócolis e repolho em geral
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Cuidados com proteínas

Carne e peixe são considerados acidificantes, principalmente devido à sua riqueza em proteínas. Seu consumo excessivo tem sido associado com maior acidificação na urina e uma sobrecarga dos mecanismos que atuam para regular o pH do sangue.

Neste grupo de alimentos, os mais acidificantes são frutos do mar e conservas de peixe. incluindo sardinhas em óleo, com 1316 pontos PRAL, comparado a 7 para carne de porco magra ou 9 para frango, por exemplo

Como fontes ótimas de proteína, são recomendadas em quantidades moderadas os legumes. Nozes e sementes são mais acidificantes, mas levando em conta que eles são consumidos em pequenas quantidades podem ser considerados alimentos saudáveis ​​e recomendados por sua contribuição de ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas e minerais

As amêndoas ] (PRAL 4.3) e porcas (6.8) estão mais próximas da neutralidade do que as outras porcas. Por via de regra, é conveniente escolher as apresentações sem sal e sem torrar. produtos lácteos em geral são acidificantes. especialmente os queijos curados (acima de 25)

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Um estilo de vida saudável

Por outro lado, você pode seguir uma série de recomendações ao projetar menus diários que são alcalinizantes :

  • Abacates e óleos vegetais da primeira prensagem a frio estão em uma zona neutra e são fontes saudáveis ​​de ácidos graxos.
  • ] Beber um a dois litros de água por dia. Uma grande parte das águas embaladas na Espanha são minerais naturais, muitos deles bicarbonatados sódicos ou misturados, que alcalinizam o pH da urina.
  • Reduzir ou evitar o consumo de cereais refinados conservas, doces, chocolate, refrigerantes , álcool e café
  • Ingestão moderada de sal como o aumento de sódio no corpo aumenta a acidose com perda óssea e perda de massa muscular.
  • As infusões também são indicadas: chá verde, cola de açúcar, dente de leão …
  • Mel e açúcar são preferíveis ao açúcar branco.

Além da dieta, existem alguns outros fatores que contribuem para a acidificação. Por exemplo, o estresse e o exercício físico extenuante . Para evitá-los, é importante dar importância ao descanso e relaxamento e realizar regularmente atividades ao ar livre e exercícios de respiração profunda. Dietas depurativas sazonais também são recomendadas

É provável que mais detalhes sobre os efeitos da acidez e alcalinidade no corpo sejam conhecidos a médio prazo. Mas o que é atualmente conhecido já justifica a aposta em favor de alimentos naturais e essencialmente vegetarianos


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